8° Ano do Ensino Fundamental

Dia: 08/12/2020
História:
Avaliação de História dia 11/12/2020.
Conteúdo: Capítulo 13 - Industrialização, imperialismo e resistência.

Dia: 04/12/2020
História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios:
  • Caderno de atividades: páginas 97 a 104.

Dia: 27/11/2020
História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios:

  •  Livro de História: páginas 267 a 272.

Dia: 13/11/2020
História:
Avaliação de História dia 20/11/2020.
Conteúdo: Capítulo 12 - Abolição, imigração e indigenismo no Império.

Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios:

  • Caderno de atividades: páginas 88 a 96.


Dia 12/11/2020

Geografia

Continuação do trabalho


Dia: 10/11/2020

Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Laurea

Bom dia Alunos!

 

 

Habilidades e Competências:  ( EF06LP07PE) Identificar, em textos, períodos compostos por orações separadas por vírgula sem a utilização de conectivos, nomeando-os como períodos compostos por coordenação, percebendo os efeitos

Discursivos

(EF08LP13PE) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais, como também os decorrentes da multimodalidade

 

Carga Horária Prevista: 8 aulas

 

Tipo de Avaliação: Somativa

Dia: 06/11/2020
História:
Com o auxílio do livro de História resolva os exercícios:

  • Livro de História: páginas 243 a 249.


Dia 05/11/2020

Geografia

Continuação do trabalho páginas 277 á 282.



Dia: 28/10/2020
História:
Avaliação de História dia 30/10/2020.
Conteúdo: Capítulo 11 - Segundo Reinado: política, economia e guerra.


Dia: 27/10/2020

Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Laurea

Bom dia Alunos!

 

 

Habilidades e Competências: 

 

 

 

Carga Horária Prevista: 5 aulas

 

Tipo de Avaliação: Somativa

 

( EF06LP07PE) Identificar, em textos, períodos compostos por orações separadas por vírgula sem a utilização de conectivos, nomeando-os como períodos compostos por coordenação, percebendo os efeitos

Discursivos 


Dia: 23/10/2020
História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios:
  • Caderno de atividades: páginas 81 a 88.

Dia: 20/10/2020
Disciplina: LEM-Inglês
Teacher: Josiane Amorim
Atividades desenvolvidas durante a aula remota através do Google Sala de aula, página:121. Aula expositiva - Simple future(will).
(EF08LI14) Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer
previsões.

Dia: 07/10/2020
Disciplina: LEM-Inglês
Teacher: Josiane Amorim
Atividades desenvolvidas durante a aula remota através do Google Sala de aula, páginas:114,116 119 e 120.
EF08LI15) Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: LAUREA
DATA: 06-10-2020
Bom dia Alunos!
ATIVIDADES  POSTADAS  NO GOOGLE SALA DE AULA- ORTOGRAFIA-  VERBOS

Habilidades e Competências:  






.


(EF67LP32PE) Escrever palavras de acordo com as normas ortográficas em situações de uso.
(EF06LP04PE) Reconhecer e
analisar função discursiva e as flexões de  substantivos, adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo (afirmativo e negativo), em sequências injuntivas, descritivas e
narrativas.

Dia: 29/09/2020
Disciplina: LEM-Inglês
Teacher: Josiane Amorim
Atividades desenvolvidas durante a aula remota através do Google Sala de aula, páginas:112 e 113.
EF08LI15) Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.


Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: LAUREA
DATA: 29-09-2020
Bom dia Alunos!
ATIVIDADES  POSTADAS  NO GOOGLE SALA DE AULA- ORTOGRAFIA-  VERBOS

Habilidades e Competências:  






.


(EF67LP32PE) Escrever palavras de acordo com as normas ortográficas em situações de uso.
(EF06LP04PE) Reconhecer e
analisar a função discursiva e as flexões de  substantivos, adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo (afirmativo e negativo), em sequências injuntivas, descritivas e
narrativas.

Carga Horária Prevista: 10 aulas –


Tipo de Avaliação: Somativa - tem como objetivo alcançar através da média da somatória de trabalhos individuais, trabalhos em grupo, debates, provas e análise de atividades desenvolvidas no classrom, com o objetivo de montar uma nota conceitual pelo percentual de objetivos de aprendizado alcançado/desenvolvido/demonstrado pelo aluno

Dia: 29/09/2020
História:
Avaliação de História dia 02/10/2020.
Conteúdo: Capítulo 10 - Regências: a unidade ameaçada.

Dia: 25/09/2020
História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios:

  • Caderno de atividades: páginas 74 a 81.

Dia:22/09/2020
História:
Com o auxílio do livro de História resolva os exercícios:
  • Livro de História: páginas 189 a 198.
Dia: 15/09/2020
Disciplina: Redação
Professora : Daniele

Fazer as atividades das páginas 109 e 110: 4, 5 e 6
Dia: 15/09/2020
Disciplina: LEM-Inglês
Teacher: Josiane Amorim
Atividades desenvolvidas durante a aula remota através do Google Sala de aula, páginas:102,103 e 104.
(EF08LI15) Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos
para comparar qualidades e quantidades.

Dia: 11/09/2020
História:
Avaliação de História dia 17/09/2020.
Conteúdo: Capítulo 9 - O reinado de D. Pedro I: uma cidadania limitada.

Dia: 10/09/2020
Disciplina: LEM-Inglês
Teacher: Josiane Amorim
Atividades desenvolvidas durante a aula remota através do Google Sala de aula, páginas:101,102.
(EF08LI02) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
Dia 10/09/2020
Geografia
(EF08GE14)
(EF08GE15) 
Continuar respondendo as questões do caderno de atividades páginas 48 á 55.
Ler orientações no Google sala de aula.



Dia: 08/09/2020
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora : Laurea
Atividades postadas no Google Sala de aula
(EF08LP12PE) Reconhecer, em textos
lidos, orações subordinadas com conjunções de uso frequente, incorporando-as às suas próprias produções, compreendendo, inclusive, o valor semântico estabelecidos por
essas conjunções e articuladores.

Dia:04/09/2020
História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios:

  • Caderno de atividades: páginas 68 e 74.
Dia 03/09/2020
Geografia 
Responder as questões do caderno de atividades referente as páginas 48 á 55.

Dia: 02/09/2020
Disciplina: Ciências
Professora : Christiane

Atividades postadas no Google Sala de aula






Dia: 01/09/2020
Disciplina: Redação
Professora : Daniele

Atenção: Tem trabalho no classroom para ser entregue hoje!

Recuperação do 2° bimestre

* Entrar em contato com a secretaria para agendar 
*Matérias para estudo: 
A crônica
A crônica de humor
A crônica argumentativa

Dia: 01/09/2020
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora : Laurea


Atividades  postadas no Google Sala de aula

Dia: 01/09/2020
Disciplina: LEM-INGLÊS
Teacher: Josiane Amorim

Atividades desenvolvidas durante a aula remota através do Google Sala de aula.

Dia:28/08/2020
História:
Com o auxílio do livro de História resolva os exercícios:
  • Livro de História: páginas 167 a 171.
Dia 27/08/2020
Geografia 
Responder as atividades do livro páginas 168 á 171.


Dia: 26/08/2020

Disciplina: Ciências

Professora : Christiane
Boa Tarde!!!!!
Fazer os exercícios das páginas. 212 e 217.


Dia: 26/08/2020
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora : Laurea
Atividades  postadas no Google Sala de aula

LITERATURA - TAYS


DIA 21/08/20

                                                 “FOLCLORE BRASILEIRO” - 3º BIMESTRE

BOA TARDE MENINOS!

FAÇAM O TRABALHO NO CADERNO DE LITERATURA (COPIADO E ILUSTRADO).

BOM TRABALHO!



1º GRUPO
- O QUE É FOLCLORE?
- ORIGEM DO TERMO FOLCLORE
- HISTÓRIA DO FOLCLORE BRASILEIRO

2º GRUPO
- NARRATIVAS TRADICIONAIS
- COSTUMES TRADICIONAIS
- CRENÇAS E SUPERSTIÇÕES
- LINGUAGEM POPULAR

3º GRUPO
- CARACTERÍSTICAS DO FOLCLORE
- ORIGEM ANÔNIMA
- TRANSMISSÃO ORAL
- POPULARIZAÇÃO COLETIVA
- SURGIMENTO ESPONTÂNEO

4º GRUPO
- PERSONAGENS DO FOLCLORE
- CAVALEIRO SEM-CABEÇA
- GASHODOKURO
- IARA
- LENDA DA MANDIOCA


OBS: PROCURE SER BEM ORGANIZADO E ILUSTRE PARA FICAR INTERESSANTE SEU TRABALHO.


 Dia: 21/08/2020


História:
Avaliação de História dia 27/08/2020.
Conteúdo: Capítulo 8 - A chegada da família real e a emancipação política do Brasil.

Avaliação de recuperação de História do dia 24/08/2020 até o dia 26/08/2020.
Conteúdo: Capítulo 7 - Independências: Haiti e América Espanhola.

Dia 20/08/2020
Geografia
Responder as atividades das páginas 160 e 161


Dia: 19/08/2020
Disciplina: Matemática
Professora : Divania


Bom dia!! 
Avaliação de Matemática na sexta - feira  21/08/2020
 Unidade 3
Capítulo 7 
Quadriláteros, e áreas de polígonos .
Paginas : 130 á 148 .📔📒📕📖


Dia: 18/08/2020
Disciplina: LEM-INGLÊS
Teacher: Josiane Amorim



Atividades desenvolvidas durante a aula remota através do Google Sala de aula.


Dia: 18/08/2020
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora : Laurea
Atividades  postadas no Google Sala de aula
Dia: 18/08/2020
História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios:
  • Caderno de atividades: páginas 59 a 67.
Dia: 14/08/2020
História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios:
  • Livro de História: páginas 149 a 153.


Dia 13/08/2020
Geografia
Responder as atividades do livro páginas 142 á 144



Dia: 11/08/2020
Disciplina: LEM-Inglês
Teacher: Josiane

Aula expositiva - Unit 6, durante a aula remota através do Google Sala de aula.

Dia: 11/08/2020
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora : Laurea
Atividades  postadas no Google Sala de aula
______________________________________


Dia: 11/08/2020
Disciplina: Matemática
Professora : Divania 
Conforme combinamos em sala no dia 07/08 ,


Resolva as pagina 142 , 144, 146 e 148
ENTREGAR DIA 11/08 até as 7:00

_____________________________________
 Dia: 07/08/2020


História:
Avaliação Bimestral de História dia 11/08/2020.
Conteúdo: Capítulo 7 - Independências: Haiti e América Espanhola.

Dia 06/08/2020
Geografia 
Habilidades BNCC:   (EF08GE13)
                                                  (EF08GE14)
                                                  (EF08GE15)
                                                  (EF08GE16)
                                                  (EF08GE17)
                                                  (EF08GE18)
                                                  (EF08GE19)
Responder as atividades do livro referente as páginas 135 á 139.

Obs: Nem todas a páginas tem atividade pq estão preenchidas com mapas, imagens e textos. 


Dia 04/08/20
Disciplina: Redação
Professora: Daniele 



Olá alumores!
Segue a atividade da semana:
*Fazer a atividade disponível em anexo no classroom.
Podem imprimir, resolver e colar no caderno; ou fazer o quadro no caderno e responder.
* Tirem foto e postem (verificar se está legível e visível).
* Fiquem atentos ao prazo de envio.


Dia: 03/08/2020


História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios:
  •  Caderno de atividades: páginas 52 a 58.
AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS!!!
 Dia: 31/07/2020
Matéria: * A atmosfera e os fenômenos atmosféricos.
* Tempo e Clima.
* Os diversos tipos de clima.
* Interferência humana no clima.
* As mudanças climáticas.
* Consequências das mudanças climáticas.
* O que podemos fazer.

Páginas: 164 até 179.

Dia: 28/07/2020




História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios:
  •  Livro de História: páginas 134 a 137.
Dia: 27/07/2020
Disciplina: LEM-Inglês
Avaliação Semanal no Google Sala de Aula
Dia: 29/07/2020
Matéria: Unidade 5- Grau dos adjetivos
Bons estudos! 

Dia 16/07/2020
Geografia
Responder as atividades da 2ª Avaliação Unidade 3 e 4 referente as páginas 271 á 276 do livro didático.


Dia: 15/07/2020
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA

Professora : LAUREA 
Atividades postadas no Google Sala  de aula

Dia: 13/07/2020
Disciplina: Matemática
Professora : Divania 
Conforme combinamos em sala no dia 13/07 ,
 Resolva as atividades das página : 98 exercicio 15   pagina:102 exercico 32 
  • - postar a resolução no classroom até o dia 14/07 as 7:00.
____________________________
Disciplina: Matemática
09/07/2020
Nossa avaliação será no dia 10/07/2020 , no  3º horário
Durante o período da avaliação, estarei online com vocês, caso alguma dúvida possa surgir.

Matéria: variáveis,  frequência, média  aritmética,  mediana e moda.
Estudar: Unidades 2 Capitulo 4 .
Estudem através das atividades que já realizamos e corrigimos. 
E qualquer dúvida é só me procurar no google sala de aula.
Prof. Divania 
___________________________________

Dia 09/07/2020
Geografia
 COPIAR e RESPONDER  as questões do caderno de atividades referentes as páginas 43 á 45. 
Obs: Não é necessário copiar texto ou desenhar imagens e mapas quando houver na questão. 


Dia: 08/07/2020



História:
Avaliação de História dia 14/07/2020.
Conteúdo: Capítulo 6 - A formação dos Estados Unidos.

Dia: 07/07/2020
Disciplina: Redação
Professora: Daniele

Olá alumores!
Já encontra-se disponível as atividades da semana no classroom:

- Páginas 73 e 74


Dia: 07-07-2020
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Laurea



Atividades no Google sala de aula
Avaliação no Google sala de aula  dia 08-07-2020
Matéria: Interpretação de texto e  conjunções coordenativas e subordinativas

Dia: 06/07/2020
Disciplina: LEM-INGLÊS
Teacher: Josiane Amorim
PAGE. 80(2)
PAGE: 84(1)

PAGE: 85(3)

Dia: 06/07/2020
Disciplina: Matemática
Professora : Divania 
Conforme combinamos em sala no dia 06/07 ,
 Resolva as atividades das páginas :  81. 
  • - postar a resolução no classroom até o dia 07/07 as 7:00.

Dia: 03/07/2020
História:
Com o auxílio do livro de História resolva os exercícios.
·         Caderno de Atividades: páginas 44 a 52.

Dia: 02-07
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Laurea

Atividades no classrom

Dia/02/07/2020
Geografia
Copiar e responder as questões do CADERNO DE ATIVIDADES referente as páginas 38 á 42. 

Obs: Postar essas atividades no Classroom 




Dia: 01/07/2020
Disciplina: Matemática
Professora : Divania 
Conforme combinamos em sala no dia 30/06 ,
 termine as atividades da pagina : 76,77,78 
  • - postar a resolução no classrom até o dia 03/07 as 7:00.
______________________________________
Dia: 30/06/2020
Disciplina: LEM- Inglês 
Teacher: Josiane Amorim
Atividades - Livro didático 
Page: 78 
Let´s read (Text 1) - Pages:88, 89 and 90.

Bons estudos!
Favor postar as atividades no Google Sala de aula.

Dia: 30/06/2020
Disciplina: Redação
Professora: Daniele


Olá alumores!
Atividade disponível no Classroom: 
- Postar foto das atividades corrigidas (Páginas 66 e 67 - 5 C ao 8); 
- Fazer as atividades em anexo no caderno: Só responder. Não esquecer de colocar data, identificar as questões e pular linha de uma atividade para outra.
Dia 29/06/20
Literatura - Tays


Boa tarde meninos!

Segue abaixo um link para você baixar e ler o Livro: "A serra dos dois meninos" de Fraga Lima.
Na próxima semana, faremos o trabalho Avaliativo desse livro.

Um abraço!

Obs: É somente para ler até o dia 03/07/20.








DIA 
29/06/2020
 MATEMÁTICA

Professora: Divania
 Resolva os exercícios livro didático pagina 83.
⇒Envie o exercício para o Google sala de aula virtual até o dia 03/07/2020 às 7:00. 

__________________
Dia: 26/06/2020

História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios:
  •  Livro de História: páginas 116 a 120.


Dia 25/06/2020
Geografia
Responder as atividades do livro páginas 130 á 133, depois postar no Google salada de aula.




Dia: 24/06/2020
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA
Professora : Láurea
24-06-2020- Resolver página  112
25-06-2020- Resolver páginas  114  e   115

Dia: 23/06
Disciplina: Redação
Professora: Daniele


Olá Alumores! A atividade a seguir já está disponível no Classroom:
- Fazer no caderno a páginas 67.
- Colocar data, identificar a página, numerar as atividades e pular linha de uma questão para outra.
- Postar a foto (visível) dentro do prazo de entrega.


DIA 22/06/2020
 MATEMÁTICA

Professora: Divania
 Resolva os exercícios livro didático pagina 73.
⇒Envie o exercício para o Google sala de aula virtual até o dia 23/06/2020 às 7:00. 
lembrando que essa atividade foi passada a vocês na sexta - feira em sala de aula.
 Estou postando aqui somente para lembrar.   

:22/06/2020
Disciplina: LEM-INGLÊS
AVALIAÇÃO SEMANAL ATRAVÉS DO GOOGLE SALA DE AULA DIA 24/06/2020.
BONS ESTUDOS!

DIA 21/06/2020/MATEMÁTICA

Professora: Divania

Nossa avaliação será dia 22/06/2020 as 8:50 as 9:30
Roteiro de estudo:
* Localização e coordenadas  -  pag : 104 à 113.
* Plano cartesiano pag: 124 á 127
você deverá marcar uma única alternativa
você terá 40 minutos para fazer a avaliação. 
 Faça os cálculos em uma folha e me envie.(Em anexo junto com a prova).
Bons estudos!

______________________________________________________________________________


Dia: 18/06/2020


História:
Avaliação de História dia 19/06/2020.
Conteúdo: Capítulo 5 - Rebeliões na América portuguesa.
18/06/2020
Geografia
Em seu caderno desenhe o mapa dos Estados Unidos da população hispânica. Depois, explique em forma de texto o porque dessa concentração na devida região. 


17/06/2020
CIÊNCIAS

  • Queridos alunos, realize todas as atividades no caderno.
  • Lembre-se: anote a data.
  • Respondam no caderno os exercícios das páginas 105.
  • Bons estudos!

Dia: 16/06/2020
Discilpina: LEM-Inglês
Teacher: Josiane
Correção das atividades.

Dia: 16/06
Disciplina: Redação
Professora: Daniele
Olá alumores!
Atividade da semana:
- Página 66 - n° 4 ao 6
- Fazer no caderno, tirar foto e postar no classroom
- Verificar se a letra está legível
- Pular linha de uma questão para outra
*Fiquem atentos ao prazo!*


Dia: 15/06/2020
Disciplina: Língua Portuguesa

Professora : Láurea




  • Avaliação amanhã- 16\06- no Classrom-
  • Matéria -Aposto e Vocativo
DIA 10/06/2020
 MATEMÁTICA

Professora: Divania

Boa noite! 
Enviarei a nota do bimestre de todos vocês no Gmail.
Segue abaixo roteiro de estudo  para os alunos de recuperação :
 *Ângulos  pag: 26 a 41
*poligonos , diagonais , soma de ângulo internos e externo
 de um polígono convexo: pag: 42 a 65. 
*Teremos um trabalho e uma prova.
      -  trabalho ,valor: 30 por cento de 20

       - prova, valor: 70 por cento de 20 
Estude!!!
_________________________________________________________________________________
Dia: 09/06
Disciplina: Redação
Professora: Daniele

Olá alumores!
 A atividade da semana:
-Leitura: páginas 63 e 64
- Atividades: páginas 64 e 65 números 1 ao 3.
- Responder no caderno
- Colocar data, página e numerar
- Tirar foto e postar no classroom.
- Atenção para o prazo de envio: 
Não serão aceitas atividades com atraso!


Dia: 09-06-2020
Matéria: Língua Portuguesa


Prof.: Láurea
Correção de atividades.Resolver páginas  100 e 101- livro didático.

DIA 08/06/2020
 MATEMÁTICA

Professora: Divania
 Resolva os exercícios livro didático pagina 112 e 113.
⇒Envie o exercício para o Google sala de aula virtual até o dia 09/06/2020 às 7:00. 
_____________________________
Dia: 08/06/2020
Discilpina: LEM-Inglês
Teacher: Josiane 
Atividades - Livro didático 
Page: 70(5 and 6) 
Let´s read - pages: 71 and 72.
Page: 74(1) 
Page: 183(1)
ATENÇÃO
AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS
SEGUNDA - FEIRA 08/06/2020
REPRODUÇÃO, SEXO E SEXUALIDADE SÃO A MESMA COISA?
PÁGINAS 78 ATÉ 94.


Dia: 05/06/2020
História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios.
Exercícios: 
  •  Caderno de Atividades: páginas 36 a 43.
04/06/2020
Geografia
Atividades no Google Sala de Aula para ser respondida, atenção a data de envio.


03/06/2020
CIÊNCIAS:

  • Queridos alunos, realize todas as atividades no caderno.
  • Lembre-se: anote a data.
  • Respondam no caderno os exercícios das páginas 82, 87, 93 e 94.
  • Bons estudos!
 Dia: 02/06
Disciplina: Redação
Professora: Daniele

Olá alumores! 
- Atividades do livro:
Página 56 até a 62.
- Fazer no caderno: colocar a data inicialmente, identificar as páginas, pular linhas de uma questão para outra.
- Tirar foto e postar no classroom.
- Verificar se está legível.
- Cuidado para não perder o prazo de envio!



DIA 02/06/2020
 MATEMÁTICA

Professora: Divania
Atividades do livro didático , página : 110 ,111
OBS: Resolver os exercícios e enviar para o Google sala de aula virtual até o dia 04/06/2020 às 18:00
Dia 01/06/20
Literatura - Tays
Bom dia meninos!
Vou deixar postados(Google sala de aula) o material de apoio sobre o conteúdo que vamos estudar na próxima aula. Gêneros Textuais: "Romance/Novelas"

↪Copiem no caderno de Literatura, para facilitar os estudos de vocês.

                                                       Um abraço!



Dia: 29/05/2020
História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios.
Exercícios: 
  •  Livro de História: páginas 100 a 106.


DIA 27/05/2020
 MATEMÁTICA

Professora: Divania


Bom dia!
nossa avaliação será dia 29/05/2020 as 8:50 as 9:30
Roteiro de estudo:
* Polígonos -  pag : 42 à 45
* Ângulos externos e internos pag: 46 à 49 e 63 à 65
você deverá marcar uma única alternativa
você terá 40 minutos para fazer a avaliação. 
 Faça os cálculos em uma folha e me envie.(Em anexo junto com a prova).
Bons estudos!

______________________________________________________________________________

Dia: 26/05
Disciplina: Redação
Professora: Daniele

Olá alumores! Prontos para a atividade dessa semana?
- Escolher uma das propostas das páginas 51 a 54 e fazer (identificando qual foi escolhida);
- Ler as instruções da página 55;
- A atividade deve ser feita na ferramenta NOVO DOCUMENTO, encontrada no Classroom;
- Valor: 1,0 para o 2° bimestre;
- Fiquem atentos ao prazo de envio.

DIA 25/05/2020
 MATEMÁTICA

Professora: Divania
Atividades do livro didático , página : 105 ,106
OBS: Resolver os exercícios e enviar para o Google sala de aula virtual até o dia 26/05/2020 às 7:00


Dia 21/05/2020
Geografia
Copiar e responder (exceto texto de enunciado) as 

atividades páginas 96 á 99.


Dia: 19/05 / 2020
Língua Portuguesa- Laurea
Atividades postadas no Classroom


Dia 19/05/20
Literatura - Tays

   Boa tarde meninos!
A nossa avaliação está marcada para sexta-feira.
Dia 22/05/20 no segundo horário.
Conteúdo: Texto Dramático
Valor: 5,0 pontos
Estudem! Um abraço.




DIA 18/05/2020
 MATEMÁTICA

Professora: Divania



Dia: 19/05
Disciplina: Redação
Professora: Daniele

- Leitura das páginas 46 e 47
- Atividades 1 e 2 - páginas 47 e 48
- Tirar foto e postar no classroom (não esqueçam de conferir se a imagem está visível)
- Fiquem atentos ao prazo para enviar


DIA 18/05/2020
 MATEMÁTICA

Professora: Divania
Atividades  do livro didático  , página  :  63  e 64 . 
Favor terminar as atividades e enviar 
 OBS:  Resolver os exercícios e enviar para o Google sala de aula virtual até o dia 19/04/2020 às 7:00
________________________________________

Dia 14/05/2020
História:
Avaliação dia 15/05/2020.
Conteúdo: Revolução Francesa e a Era Napolêonica. 
OBS: A avaliação será realizada no Google sala de aula. 
Dia: 12/05
Disciplina: Ciências
Professora: Christiane


Trabalho avaliativo postado no Google sala de aula, vai ser liberado as 14 horas do dia 13/05 tendo tempo para entregar até as 16 horas do dia 13/05.


Dia 12/05/2020
História:
Atividades avaliativas postadas no Google sala de aula.
OBS: Resolver os exercícios e enviar para o Google sala de aula.

Data: 12/05/2020
Disciplina: Redação
Professora: Daniele
Olá alumores! 
A tarefa de hoje será estudar para nossa avaliação, revisando todas as atividades que fizemos e corrigimos.
Matéria: Regras de jogo e Campanha comunitária


DIA 11/05/2020
 MATEMÁTICA

Professora: Divania
Atividades  do livro didático  , página  : 44   e 45 
 OBS:  Resolver os exercícios e enviar para o Google sala de aula virtual até o dia 12/04/2020 às 7:00

 Qualquer dúvida  estou a disposição .


AVALIAÇÕES BIMESTRAL - CIÊNCIAS
Professora: Christiane Elias Bassoto Borges

- Iremos fazer um teste no Classroom .
Matéria: Sistema digestório, respiratório, cardiovascular.
- Dia 13/05/2020
- inicio  às  10:40, termino 11: 10, terá  um acréscimo de 10 min ( horário limite para envio da prova 11: 20).  



Dia: 08/05/2020
Matemática

*Ângulos interno e externo de um triângulo

  Estudar  refazendo as Atividades do livro didático / caderno.


  -  Iremos fazer um teste no Classroom .  
  -   Dia 11/05/2020 
  - inicio  às  10:30  , termino 11: 10 ,  terá  um acréscimo de 10 min ( horário limite para envio da         prova 11: 20).         

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia: 08/05/2020


História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios.
Exercícios:

  • Caderno de Atividades: páginas 31, 32, 33, 34 e 35.

Dia:07/05/2020
Geografia
Adriano

ATENÇÃO
Esse período de 07/05/2020 á 14/05/2020, será destinado aos alunos que possuem atividades em atraso. Aproveitem para finalizar e enviar.  
Obs: Deixarei recado individual no Google Sala de Aula para os que possuem pendências. 

"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo"
(Paulo Freire)



Dia: 06/05
Disciplina: Ciências
Professora: Christiane

·       Bom dia!
·       Copiar ou imprimir e responder.
·       Atenção todas as atividades tem que estar no caderno e com a data referente a cada atividade.
·       Bons estudos!
1) Quando um indivíduo está resfriado, ele:
a) sente melhor o sabor dos alimentos.
b) sente melhor o cheiro das coisas.
c) não sente bem nem o cheiro nem o sabor dos alimentos.
d) sente bem melhor o cheiro e o sabor simultaneamente.

2) Os cinco sentidos são:
a) água, luz, calor, frio e chuva.
b) visão, audição, tato, paladar e olfato.
c) pizza, sorvete, cachorro quente, frutas e balas.
d) pés, mãos, braços, pernas e pescoço.

3) Tudo o que sentimos e percebemos é controlado e interpretado por um conjunto de órgãos, que ficam dentro da cabeça: o encéfalo, juntamente com a medula e os nervos. Relacione o sentido ao órgão responsável por sua percepção:
a) orelhas.
b) língua.
c) pele.
d) olhos.
e) nariz.

(    ) tato.
(    ) paladar.
(    ) visão.
(    ) olfato.
(    ) audição.

4) (Unisa-SP) A cóclea é um órgão sensitivo responsável por:
a) audição.
b) visão.
c) tato.
d) olfato.

5) (UFC-CE) No homem, os canais semicirculares, órgãos responsáveis pela manutenção do equilíbrio, estão localizados na
a) orelha interna.
b) orelha média.
c) na medula.
d) orelha externa.

6) Observe o esquema:

O trajeto que as vibrações sonoras percorrem até serem transformadas em impulsos nervosos, é:

a) 6, 5, 1, 4 e 7.

b) 7, 2, 5 e 6.

c) 1, 2, 3, 5 e 6.

d) 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.


7) Apesar de apresentar estruturas que lhes conferem proteção natural, os olhos necessitam de muitos cuidados, pois são delicados e estão expostos a muitos perigos. São cuidados com os olhos que devemos ter, apenas em:
a) Estudar ou trabalhar em locais mal iluminados, ou com excesso de luminosidade, dar preferência a leitura a luz direta do sol.
b) Usar óculos ou mesmo óculos escuros e lentes sem orientação médica.
c) Assistir televisão mantendo uma distância mínima de 1,5 m da tela.
d) Aproximar bem o livro ou revista dos olhos mantendo uma distância de 5 a 10 centímetros do rosto.

8) A pele é o órgão do tato. Na pele existe tipos de receptores sensoriais. Essas estruturas contêm fibras nervosas que se organizam formando corpúsculos sensoriais. Esses corpúsculos são sensíveis a determinados estímulos do ambientais. A dor é percebida por:
a) Terminações nervosas livres.
b) Corpúsculo de Paccini.
c)  Corpúsculo de Meissner.
d) Corpúsculo de Krause.

9) Vestíbulo, canais semicirculares e cóclea pertencem a:
a) orelha externa.
b) orelha média.
c) orelha interna.
d) orelha média e a interna.

10) Quando olhamos um objeto a imagem se forma:
a) na retina.
b) na esclerótica.
c) no nervo óptico.
d) conjuntiva.

8) Os olhos são formados por materiais muito delicados. Por isso precisam de proteção. As cavidades ósseas onde estão alojados constituem sua principal estrutura de proteção. Mas existem também outros elementos de proteção. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando os meios de proteção dos olhos da 1ª com as funções listadas na 2ª.

1) pálpebras.
2) cílios.
3) sobrancelhas.
4) glândulas lacrimais.

(      ) produz um líquido chamado lágrima, este lubrifica e limpa o globo ocular.
(      )  estão presos a pálpebras e protegem os olhos contra poeira.
(      ) contribuem para evitar a entrada de objetos estranhos nos olhos.
(      ) formam uma espécie de barreira contra, por exemplo, o suor que escorre da testa.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

a) 4, 2, 1, 3
b) 2, 3, 4, 1
c) 2, 4, 3, 1
d) 4, 2, 3, 1

Dia: 05/05
Disciplina: Redação
Professora: Daniele

Fazer a atividade disponível no Google sala de aula.
Fiquem atentos ao prazo de envio.

Dia: 04/05/2020
Matemática
*Estudar através do livro didático :

-Classificação de triângulos quanto a medida dos ângulos e dos lados. 

-Ângulos interno e externo de um triângulo

* Estudar  refazendo as Atividades do livro didático / caderno.

  -  Iremos fazer um teste no Classroom .  


Dia: 04/05/2020
História:

Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios.
Exercícios: 
  • Livro de História: páginas 78, 79, 80 e 81. 
30/04/2020
Geografia
Responder as atividades do livro didático páginas 71 á 82.
Atenção quanto ao prazo de envio. 





29|04|2020
Ciências
8º ano
·         Bom dia, meus queridos alunos(as)!
·         Copiar (imprimir) e responder.
·         Bons estudos!

1) Observe as recomendações a seguir:
I) Comer alimentos variados.
II) Preferir alimentos fritos em vez de cozidos ou ao forno.
III) Tomar suplementos de vitaminas sem orientação médica.
IV) substituir, na sobremesa, doces por frutas.
Quais as recomendações são importante para a saúde.
a) I e III, apenas 
b) III e IV, apenas 
c) I e IV, apenas
d) II, III e IV, apenas

2) Procure no caça-palavras abaixo as palavras que estão em destaque no texto.
A pirâmide alimentar é uma representação gráfica que serve de base na orientação de uma dieta equilibrada. Nossas refeições ao longo do dia devem incluir alimentos que forneçam ao organismo carboidratos e lipídios, que garantem o suprimento de energia; proteínas, necessárias ao desenvolvimento e à manutenção de nosso corpo e, também, vitaminas e sais minerais, que o conservam em bom funcionamento.
3) Qual é a composição nutritiva básica da refeição a baixo?

a) Proteínas
b) Vitaminas e sais minerais.
c) Carboidratos.
d) Lipídios.

4) Os alimentos que consumimos diariamente são classifi cados quanto à sua origem em:
a) animal, industrializado e mineral.
b) animal, vegetal e industrializado.
c) animal, vegetal mineral e industrializado.
d) animal, vegetal e mineral.

5) Quando comemos em acesso alimentos ricos em gorduras e alimentos industrializados podemos adquirir:
a) saúde
b) doenças
c) uma boa forma İ sica
d) uma vida saudável.

6) Para termos uma vida saudável precisamos ter hábitos alimentares saudáveis e balanceados. Uma alimentação balanceada deve conter:
a) frutas, cereais (inclusive integrais), verduras, legumes, carnes e leite.
b) carnes, verduras.
c) legumes e cereais.
d) leite e frutas.

7) O bócio e o raquitismo são carências nutricionais causadas pela ingestão de ciente dos seguintes nutrientes:
a) Ferro e vitamina A.
b) Cálcio e vitamina K.
c) Iodo e vitamina B.
d) Iodo e vitamina D.

8) Considerando-se que 02 fatias de pão de forma integral tem o peso de 50 g e fornece aproximadamente 110 Kcal, assinale a alternativa correspondente ao valor calórico total de 6 fatias:
a) 300 Kcal.
b) 350 Kcal.
c) 330 Kcal.
d) 280 Kcal.

9) Escolha a alternativa que indique um dos sintomas característico da de ciência de vitamina A:
a) Diarreia.
b) Anorexia.
c) Anemia.
d) Xeroftalmia.

10) Considere as informações abaixo:
I. Nome da doença: cisticercose.
II. Auto-infecção: ingestão de ovos de sua própria tênia, levados à boca por mãos contaminadas.
III. Medida de controle: garantir higiene pessoal dos manipuladores de alimentos; impedir acesso dos suínos às fezes humanas, dentre outras. Essas informações são atribuídas ao parasita
a) Taenia solium.
b) Taenia saginata.
c) Giardia intestinalis.
d) Entamoeba histolystica.







Dia : 28/04/2020
                          Matéria: Língua Portuguesa 
Correções das atividades postadas no Classroom 


Dia: 28/04
Disciplina:Redação
Professora: Daniele

Fazer no caderno e postar a foto das atividades resolvidas no Google sala de aula:
Páginas 37 e 38 - números: 4 a 8
* Não esqueçam de deixar o caderno organizado com data, letra legível e "pular" linhas de uma questão para outra.    

DIA 27/04/2020
MATEMÁTICA:
*Copiar e responder no caderno as atividades GOOGLE SALA DE AULA
* Enviar  até o dia  29/04/2020 .
Professora:  Divania
Qualquer dúvida  estou a disposição

Dia: 24/04/2020
História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios.
Exercícios: 
  • Livro de história: páginas 75, 76, e 77.


23/04/20
Literatura



Gênero: “Texto Dramático”
Proposta: Leia atentamente o poema de Carlos Drummond de Andrade e siga as orientações abaixo. 
Quadrilha 
João amava Teresa,
que amava Raimundo, que amava Maria,
que amava Joaquim, que amava Lili,
que não amava ninguém.

João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.

Proposta de Redação

    1) Com base na leitura do poema “Quadrilha”, escrito por Carlos Drummond de Andrade, considere a seguinte situação: João, após 15 anos, volta dos Estados Unidos e encontra Tereza e Maria no aniversário de casamento de Lili e J. Pinto Fernandes.


      2) Crie uma cena para um texto dramático (peça de teatro) retratando como seria o reencontro desses amigos. Utilize todas as características desse gênero textual já estudadas durante as aulas. Proponha um desfecho surpreendente.


      3) Procure explorar a situação com humor e leveza, considerando as informações contidas no poema. Usando no mínimo 30, máximo 25 linhas. Atribua um título ao seu texto, seja criativo e bom trabalho! 
-------------------------------------------------------------


23/04/2020
Geografia
Responder a atividades do CADERNO DE ATIVIDADES unidade 2 das páginas 14 á 25, mim enviar no Google Sala de Aula até 29/04.
Obs: Para os alunos que não possuem este caderno de atividades, podem esta pedindo fotos das mesmas no grupo de sala. 






22|04|2020
Ciências
·  Bom dia, meus queridos alunos(as)!Tudo bem com vocês? Espero que sim!
·  Bons estudos!
Responder os exercícios das páginas 61, 64 e 65.


 Dia: 20/04/2020
Disciplina: Matemática
Professora: Divania
Conteúdo:Classificação dos triângulos..
Livro didático: página : 120 e 121 exercícios 10 ao 20.
OBS:  Resolver os exercícios e enviar para o Google sala de aula virtual até o dia 22/04/2020.
fazer os desenhos  de todos os triângulos. 


20/04/2020
Língua Portuguesa 
Fazer correções das atividades postadas no Classroom!

Dia 17/04/2020
História: 
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios.

Exercícios:
Caderno de Atividades: páginas 26, 27, 28, 29 e 30.

OBS: Enviar os exercícios resolvidos e o texto do dia 27/03/2020 para o Google sala de aula virtual até o dia 24/04/2020.


Atividades Para o Dia: 17/04/2020
Disciplina: Matemática
Professora: Divania
 Copiar e responder no caderno.

·         Tirar foto do dever pronto e posta.

1)leiam a página 84, 85, 90 e  resolva as atividades da pagina 91
Qualquer dúvida estou a disposição 
lembrando que 
Triângulos: Definições e Propriedades - Matemática EnemPin em Matemática - Carlos Fagundes
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

16/04/2020
Geografia 
Atenção
As atividades do dia 09/04 referente a Unidade 2 das páginas 39 á 69, peço a todos que postem no Google Sala de Aula. 
( Colocarei la todas as informações necessárias e estarei a disposição de todos).

No fim do livro tem uma avaliação referente a unidade 1 e 2. Peço que realizem a mesma e postem no Google sala de Aula. Obs; está escrito no livro na seguinte maneira  ( 1º Avaliação - Unidade 1 e 2). Essa avaliação deve ser respondido no próprio livro a LÁPIS.


  • O que é posta uma atividade ou avaliação no Google Sala de Aula professor?É tirar foto legível das atividades ou avaliação e carregar essa imagem ou anexa essa imagem, que pode ser feita através do telefone ou computador e enviar.

15|04|2020
Ciências
·         Bom dia, meus queridos alunos (as)!Tudo bem com vocês? Espero que sim!
·         Copiar e responder no caderno.
·         Tirar foto do dever pronto e postar no Google sala de aula.
·         Se organizem, pois essa semana estará fazendo uma aula online, onde vocês irão tirar suas duvidas e aprender um pouco mais.
·         Bons estudos!

1) Quais desses hábitos contribuem para uma vida saudável?

a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.

2) Da lista de órgãos a seguir, qual deles não faz parte do sistema digestório?
a) Dentes,
b) Pulmão,
c) Estômago,
d) Intestino,

3) Qual dos alimentos abaixo possui uma grande quantidade de nutrientes que atuam como construtores no nosso organismo?
a) Mel                               
b) Carne                           
c) Arroz                                 
d) Batata-frita

4) O que pode acontecer conosco quando se ingere mais calorias que o necessário?
a) Anemia                        
b) Anorexia                       
c) Obesidade                            
d) Perda de peso

5) Quem disse que nossas crianças não se exercitam?
A charge ironiza um dos problemas enfrentados pela sociedade atual, ou seja, trata da:

a) obesidade, causada pelo excesso de comidas calóricas e a falta de atividade física.

b) desnutrição infantil, causada pela substituição de frutas e legumes por doces.

c) falta de escolas, que faz com que as pessoas compreendam mal as informações sobre os hábitos

corretos de alimentação.

d) prática em excesso de exercícios físicos na infância, o que acaba provocando lesões musculares e

obesidade.


6) A respeito dos métodos de conservação de alimentos ilustrados nas figuras abaixo, assinale a opção correta:

a)  A figura 1 apresenta alimentos conservados em condições aeróbicas.

b) Na figura 4, a conservação do alimento ocorre pela adição de açúcar, o que gera uma alta atividade de água.

c)  O método ilustrado pela figura 2 cria um ambiente com alta umidade para inibir o crescimento microbiano.

d)  A figura 3 representa um dos métodos mais antigos de conservação de alimentos através da adição de sal ao produto.


7) Um Agente de Preparo de Alimentos, lotado na Escola Municipal Albert Sabin, recebeu achocolatados em embalagem “tetra pak”. Sem abrir a embalagem, observou sua conservação e aspecto, leu as informações nela contidas e solicitou à direção da escola que devolvesse ao fornecedor toda a mercadoria, pois estava imprópria para consumo. Um dos possíveis motivos para esse Agente tomar essa decisão foi:
a) quantidade excessiva de conservante.
b) marca de qualidade discutível.
c) cor inadequada do conteúdo.
d) data de validade vencida.

8) Sobre a técnica de conservação de alimentos isolamento, é correto afirmar:
a) É uma técnica que consiste em manter o alimento na embalagem a vácuo, de onde se retira o ar.
b) É uma técnica que consiste em salgar carnes de boi, porco e peixe e colocá-las para secar ao sol.
c) É comumente utilizada na conservação de peixes, carnes e linguiças, pois envolve secagem usando fumaça.
d) É uma técnica que utiliza o cozimento do alimento, pois a fervura mata os microrganismos contidos no alimento.

9) Associe os alimentos aos métodos de conservação correspondentes.
( 1 ) Geladeira                                    ( 2 ) Congelador                                 ( 3 ) Despensa (temperatura ambiente)

(  ) maçã.
(  ) alface.
(  ) banana.
(  ) carne de boi congelada.
(  ) farinha.
(  ) milho enlatado.
(  ) leite “de caixinha” aberto.
(  ) leite “de caixinha” fechado.
(  ) ovos.

10) De acordo com as indicações das quantidades de porções de cada tipo de alimento da pirâmide alimentar brasileira, podemos afirmar que:
I) é saudável ingerir maior quantidade de carboidratos do que de lipídios.
II) no consumo diário, os alimentos ricos em proteínas carnes, ovos, peixes etc. devem ser evitados.
III) as hortaliças, das quais devem se consumidas de 4 a 5 porções diárias, são fontes de vitaminas;
IV) as leguminosas, que no prato do brasileiro comumente são representados pelo feijão, devem se consumidos regularmente.
As afirmativas que completam corretamente o texto são:
a) I, II, III.
b) I, III, IV.
c) I, II, IV.
d) II, III, IV.


15/04/2020 
ATENÇÃO 8º ANO
CÓDIGO PARA ACESSO A SALA VIRTUAL DO GOOGLE SALA DE AULA 
GEOGRAFIA 
CÓDIGO: 74agtis
Professor: Adriano





Atenção, Senhores/Responsáveis e alunos.

Boa tarde!

Conforme já informado pelas redes sociais, já temos uma turma no app Google Sala de aula, o  código da disciplina de LEM-Inglês é: 2q2b4vx. Caso necessitem meu e-mail: josiane30barboza@gmail.com




Obrigada, Atenciosamente:
Josiane.

14/04/2020
LEM- Inglês 
Teacher: Josiane Amorim


Queridos alunos, realize as atividades no caderno.
"Bons estudos, fique em casa!"

Exercises: 

Page: 42 (number 1)
Page: 44 (numbers: 1, 2 and 3)


Dia: 14/04/20

Disciplina: Língua  Portuguesa


Professora: Láurea

Matéria: Diferença entre  Adjunto  Adnominal e Complemento  Nominal.(pág.64)
Assistam o vídeo abaixo  para revisar  a  matéria.

https://www.youtube.com/watch?v=tn2LgYf8WAY

Após relembrar a matéria  pela vídeo  aula  ,  copiar  e resolver páginas  64,66  e 67
O.E-  Responder  páginas  68  e  69

Dia: 14/04/20

Disciplina: Redação

Professora: Daniele

Olá alumores! Espero que estejam todos bem e se cuidando!
Hoje tenho várias coisas para falar com vocês, então vamos por partes:

1°: O trabalho avaliativo que passei sobre a pandemia deve ser enviado para meu e-mail: danimasimo2@gmail.com

2°: Já temos uma turma no app Google Sala de aula. O código para ser inserido e terem acesso às minhas atividades será enviado hoje à tarde no grupo de whats de cada turma. Caso não tenham acesso ao mesmo, me envie um e-mail que informo.

3° A Atividade proposta no dia 07/04 está lançada no app Google Sala de aula e deverá ser enviada por foto. 

4° A atividade para esta semana:
*Proposta da página 26
ATENÇÃO: fazer a proposta para o jogo: BINGO 
Essa atividade está lançada no app Google Sala de aula e deverá ser realizada digitada através do recurso NOVO DOCUMENTO.Sejam criativos e não deixem de usar pontuação e acentuação.


DIA 13/04/2020 MATEMÁTICA
Copiar e responder no caderno
Professora; Divania
LEIAM AS PAGINAS DO LIVRO .
                                                        Qualquer dúvida  estou a disposição 
1)Em cada par de triângulos esboçado a seguir, marcas iguais indicam elementos
 congruentes.


O único par de triângulos congruentes é o par apresentado em
2)Na figura os triângulos ABC e MNP são congruentes, e as marcas iguais correspondem 
aos elementos congruentes dos dois triângulos.
As três afirmativas a seguir se referem aos elementos desses triângulos. Classifique cada uma
 delas como verdadeira (V) ou falsa (F).
(  )  A medida do ângulo C é igual à medida do ângulo P.
(  )  Os perímetros dos dois triângulos são iguais.
(  )  A medida do lado AC é igual à medida do lado PN.
A seqüência correta dessa classificação é
A)F, V, V.
B)V, F, V.
C)V, V, F.
D)V, F, F.

   7)RACIOCINIO LOGICO 
 Na saída da escola, há um grupo de 10 alunos do 7º ano e um grupo de 8 alunos do 8º ano. 
Cada aluno do 7º ano se despede de cada aluno do 8º ano. Os meninos se despedem com
 um pequeno toque de mãos e as meninas se despedem com um toque de faces. Meninos e
 meninas não se tocam ao se despedir. Uma professora que assistia à despedida contou 15 
toques de mãos e 21 de faces.
Considerando o número de meninas e meninos, que a professora assistiu a despedida, 
qual afirmativa está correta?
A)O número de meninas do 7º ano é 7.
B)O número de meninas do 8º ano é 5.
C)O número de meninos do 7º ano é 5.
D)O número de meninos do 8º ano é 3.



09/04/2020
Geografia 
Professor: Adriano Nunes
Hoje iremos iniciar a unidade 2 que corresponde as paginas 38 á 65
Peço a todos que assistam as vídeos aulas abaixo e em seguida resolvam as atividades propostas abaixo dos videos.
Obs. Usar o livro quando estiver assistindo as aulas.

























Copiar e responder as atividades das seguintes páginas: 39 á 69
Exceto questões das páginas: número 1 da página 43

FIM!


08/04/2020
CIÊNCIAS:
Trabalho para fazer no caderno
  • Queridos alunos, realize todas as atividades no caderno.
  • Lembre-se anote a data.
  • Copiar e responda no caderno.
  • Foi criada uma plataforma para podermos interagir, vocês tem que criar um Gmail e entrar no Google sala de aula (classroom) e inserir esse código mh77ccz.
  • As atividades também vão ser postadas no blog.
  • Bons estudos!









Resumir os três  vídeos separadamente e resolver os exercícios das páginas 43, 47, 50, 56 e 59.


Dia 08/04/20
Literatura
Professora: Tays Bicalho


👀 Boa tarde meninos! Que Deus esteja abençoando todos vocês!

- Vamos terminar um conteúdo sobre "Gênero Dramático". Assista ao vídeo explicativo sobre o assunto em pauta e resolva as questões abaixo. 


1) Caracterize o texto dramatúrgico.

2) Pesquise um texto jornalístico e um texto literário e identifique a diferença entre eles, justificando sua resposta.

3) Diante das características  do gênero Dramático, crie um texto dramatúrgico (teatral) incluindo suas características. (Mínimo de 25 linhas)

👉 Façam as atividades em seu caderno de Literatura com datas. Excelentes estudos para vocês. Um forte abraço!




























 DIA 07/04/2020 Matemática
Copiar e responder no caderno
Professora; Divania

1) A respeito das propriedades dos ângulos alternos internos e externos, assinale a alternativa correta:
a) Ângulos alternos internos são adjacentes.
b) Ângulos alternos internos são suplementares.
c) Ângulos adjacentes são congruentes.
d) Ângulos alternos externos são suplementares.
e) Ângulos alternos externos são congruentes.

2) Qual o valor de dois ângulos colaterais expressos por 5x+10º e x-10º ?


3) Uma reta transversal corta duas retas paralelas formando ângulos correspondentes cujas medidas são expressas por (5x – 48º) e  (3x + 12º). A medida de cada ângulo formado é igual a:




4)Se dois ângulos opostos pelo vértice medem 105º e , então a medida de x é


5) Classifique as sentenças a seguir como (V) verdadeiras ou (F) falsas:
 a) Os ângulos correspondentes são suplementares.       (   )
 b) Os ângulos alternos internos são congruentes.           (   )
 c) Os ângulos alternos externos são complementares.   (   )
d) Os ângulos colaterais internos são congruentes.         (   )
 e) Os ângulos colaterais externos são suplementares.   (   )


6)RESOLVA :
 a) Num triângulo, um dos ângulos mede 27° e o outro mede 64°. O terceiro ângulo

interno mede:







b) Os ângulos de um triângulo medem 3x, 4x e 5x. O menor desses ângulos mede:







c) Num triângulo, um ângulo mede o dobro do outro e o terceiro, 30°. O maior deles mede:




Dia : 07/04/20
Redação
Professora: Daniele

Olá alumores!
Hoje termina a atividade passada anteriormente (sobre a pandemia). Assim sendo, retornaremos às atividades iniciadas no livro.
Leitura: Página 23
Atividades: Páginas 24, 25 (o n°6 termina na 26)
Responder no caderno
Não esqueçam de colocarem a data, identificarem a página da atividade e "pular" linha de uma questão para outra. ;)


07/04/2020
Língua Portuguesa 
Responder páginas 56 e 57. Estudo do texto páginas 62 a 63

07/04/2020
LEM- Inglês 
Queridos alunos, copie e responda todas as atividades no caderno. 

Bons estudos!  

EXERCISES - SIMPLE PAST 

1- Complete these sentences. Use the verbs below. (Complete as frases. Use  os verbos abaixo.)
clean - die - enjoy - end - happen - live - open - play - rain - repair - start - stay - want - watch
1. Yesterday evening I _________________ TV.
2. I only ______________ my teeth four times last week.
3. Bruce _____________ his mountain bike yesterday evening.
4. The concert last night ___________at 7.30 and ____________at 10 o'clock.
5. The accident ____________ last Sunday afternoon.
6. When I was a child, I _____________ to be a lawyer.
7. Mozart ____________________from 1756 to 1791.
8. We ______________ our holiday last week.
9. Today the weather is nice, but yesterday it ___________________________.
10. It was hot in the room, so I __________________ the window.
11. The weather was good yesterday afternoon, so we ____________________tennis.
12. William Shakespeare ______________________in 1616.

2- Passe as frases do exercício anterior para as formas negativa e interrogativa:

"Stay Home!" 
Saudades!


DIA 02/04/2020 GEOGRAFIA
Copiar e responder no caderno
Professor Adriano
Usar primeira unidade do livro
 Leia o trecho abaixo e correspondem as questões 1 e 2.
               A política mundial do século XIX e meados do século XX foi caracterizada pela existência de várias potências mundiais, ou seja, estados que se destacavam no mundo devido principalmente ao poder político, econômico e militar.
              Devido á existência de vários polos de poder, dizemos que nesse período prevaleceu uma ordem mundial multipolar.

1.       Estado;
A.      (     ) Instituição que exerce controle sobre um território, com governo e leis próprios, que organiza e comanda variados aspectos da vida em sociedade.
B.      (     ) Instituição que exerce controle sobre um território municipal, com governo e leis próprios, que organiza e comanda variados aspectos da vida em sociedade.
C.      (     )  Instituição que exerce controle sobre um território, com governo e leis próprios, que não organiza e nem comanda variados aspectos da vida em sociedade.
D.      (     ) Estamos falando de estado territorial.  

2.       Ordem mundial.
A.      (     ) Equilíbrio político, econômico, diplomático e militar temporário entre estados.  
B.      (     )  Equilíbrio político, econômico, diplomático e militar temporário entre Estados. 
C.      (     ) Equilíbrio militar, político e diplomático.
D.       (     ) Equilíbrio econômico entre as nações.  

3.       Imperialismo
        I.Ocorreu no século XIX e também XX
        I I. Caracterizada pela expansão territorial.
        I I I.Também caracterizada pela cultura, economia e recursos naturais.
A.      (      ) I
B.      (      ) I e I I I
C.      (     )  I I
D.      (     ) I, I I e I I I.

4.       Os países centrais que são por exemplo, Alemanha, Itália e entre outros, tem um grande poder econômico. Cite a base econômica desses países.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.       Os países periféricos apresentam economias baseadas na exportação de produtos primários (matérias-primas e produtos agropecuários). Cite exemplos de países periféricos.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6.       Por quais países eram formada a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Atividades para o dia  01/04/2020
Disciplina: Ciências
Professora: Christiane
Copiar e resolver no caderno.

1) O pâncreas e o fígado são glândulas anexas do sistema digestório humano. Entre as funções do fígado, destaca-se a capacidade de produção de uma substância que atua emulsificando gorduras. Essa substância recebe o nome de:
a) tripsina.
b) pepsina.
c) bile.
d) amilase.
e) lipase pancreática.

2) Considere as estruturas:
A – ânus
B - boca
ESÔ - esôfago
EST - estômago
F - faringe
ID - intestino delgado
IG - intestino grosso
A ordem percorrida pelo bolo alimentar é:

a) B - ESÔ - F - EST - IG - ID - A.
b) B - ESÔ - F - ID - IG - EST - A.
c) B - EST - ESÔ - F - ID - IG - A
d) B - F - ESÔ - EST - ID - IG - A.

3) A sequência das estruturas do sistema respiratório pulmonar é:
a) cavidades nasais - laringe - esôfago - brônquios - traqueia - alvéolos - sangue
b) cavidades nasais - faringe - laringe - traqueia - brônquios - bronquíolos - alvéolos
c) cavidades nasais - laringe - faringe - traqueia - brônquios - esófago - sangue
d) cavidades nasais - faringe - esôfago - traqueia - brônquios - laringe - bronquíolos

4) Examine as afirmativas abaixo, relativas à respiração humana:
I. Ela é responsável pela absorção de oxigênio (O2) e liberação de gás carbônico (CO2).
II. O feto humano respira através de brânquias enquanto está na bolsa amniótica e, a partir do oitavo mês, as brânquias se transformam em pulmões.
III. O sangue se utiliza dos glóbulos brancos para transportar o oxigênio, pois estes aumentam bastante à capacidade do sangue de transportar gases.
IV. O ar penetra pelo nariz e passa pela faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos, onde se dá a troca dos gases.
Estão corretas somente as afirmativas:
A) I e II
B) II e III
C) I e IV
D) I, III e IV

5) Com relação à pequena circulação humana, podemos afirmar que:
a) o sangue arterial sai do átrio direito, vai aos pulmões e volta para o átrio esquerdo, saindo para todo corpo, pela aorta.
b) o sangue venoso sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar, vai aos pulmões e volta arterializado para o átrio esquerdo, pelas veias pulmonares, passando para o ventrículo esquerdo e saindo pela aorta para todo o corpo.
c) o sangue arterial sai do ventrículo direito, vai aos pulmões pela aorta, volta arterializado para o átrio esquerdo e daí, passando para o ventrículo esquerdo, vai para todo o corpo pela artéria pulmonar.
d) o sangue venoso sai do ventrículo direito pela veia pulmonar, vai aos pulmões e volta arterializado pelas artérias pulmonares para o átrio esquerdo, passando para o ventrículo esquerdo, saindo pela aorta para todo o corpo.

6) Ao observarmos a circulação humana, quando comparamos artérias e veias, podemos afirmar que:
a) veias conduzem sempre sangue carbonado, assim como as artérias sempre possuem sangue oxigenado.
b) veias levam sangue do coração para os tecidos, e as artérias trazem sangue dos tecidos para o coração.
c) artérias e veias apresentam grande número de válvulas que impedem o retorno do sangue ao coração.
d) a pressão do sangue nas veias é mais baixa que nas artérias. .

7) Quais os órgãos constituído o sistema urinário?
a) rins, ureteres, bexiga e uretra.
b) rins, vias urinárias e pele.
c) rins, ureteres e uretra.
d) rins, bexiga e ureteres.

8) É função do sistema urinário:
a) Produzir ureia a ácido úrico.
b) Filtrar o sangue e produzir urina.
c) Produzir suor e libertá-lo para o exterior.
d) Produzir fezes e retirar a água em excesso das mesmas.

9) Associe corretamente os dados das duas colunas:
a) útero                    (    ) órgão muscular e oco.
b) ovário                  (    ) canal que liga o útero ao exterior.
c) vulva                   (    ) tubo que une os ovários ao útero.
d) tuba uterina         (    ) órgãos ovais que produzem óvulos.
e) vagina                  (    ) parte externa do sistema reprodutor feminino.

10) São partes do aparelho reprodutor masculino somente:
a) saco escrotal, uretra, útero.
b) canal deferente, ovário, vagina.
c) próstata, pênis, saco escrotal.
d) uretra, tuba uterina, útero.



Dia: 30/03/2020
Arte:
Faça uma pesquisa ( biografia) sobre a vida do artista Romero Brito ( no caderno).

Dia: 30/03/2020

Matemática :
1) PROBLEMAS:

a)A cidade de Quixajuba tem 3 000 habitantes. O número de habitantes que não possuem celulares é o mesmo dos que possuem dois celulares cada um, e todos os outros possuem um celular cada um. Quantos celulares os habitantes de Quixajuba possuem no total?
A) 1 500 
B) 2 250
C) 3 000
D) 4 500
E) 6 000

b) Uma festa de casamento será realizada em um salão que comporta no máximo 200 pessoas. O organizador sabe que, se distribuir 8 convidados por mesa, uma mesa ficará com apenas um convidado. O mesmo irá ocorrer se ele distribuir 6 ou 7 convidados por mesa. Se ele distribuir 9 convidados por mesa, uma mesa fi cará com menos do que 9 pessoas. Quantas pessoas fi carão nessa mesa?
A) 2
B) 3
C) 4
D) 6
E) 7
2)(FCC) Na figura abaixo tem-se r//su são transversais. O valor de x + y é:
Reta r e s paralelas e interceptadas por retas t e u transversais
Reta r e s paralelas e interceptadas por retas t e u transversais
3) Na imagem a seguir, as retas ur e s são paralelas e cortadas por uma reta t transversal. Determine o valor dos ângulos y.
Retas u, r e s paralelas e interceptadas por uma reta t transversal
Dia: 27/03/2020
Matemática :
 Exercícios  9 ao 11
8 ano - Exercícios - Ângulos
Dia: 27/03/2020
História:
Assista ao vídeo e responda à pergunta.


1)  Com os conhecimentos adquiridos ao assistir o vídeo, elabore um texto sobre a Revolução Industrial na Inglaterra contendo os pontos positivos e negativos.

26/03/2020
                                                                     GEOGRAFIA
Bom dia!

Copiar e responder as atividades no CADERNO do ( CADERNO DE ATIVIDADES) referente a UNIDADE 1 que corresponde as páginas 6 á 13 do CADERNO DE ATIVIDADES. O aluno irá utilizar o livro didático para responder as mesmas que se referem toda unidade 1 do livro. 


Atividades para o dia 25/03/2020
Disciplina: Ciências
Professora: Christiane

 Olá meninos (as)!Tudo bem com vocês? Espero que sim!

      Segue  abaixo as atividades dessa semana, faça com capricho e coloque data em todas as atividades! Saudade  de vocês!!!!

copiar e resolver as atividades.

1) Os vírus que causam _____________ entram pelo nariz e se instalam nas células da cavidade nasal e da faringe, causando sua inflamação. Os sintomas, que incluem nariz entupido ou escorrendo, tosse e mal-estar, iniciam-se, em geral, 1 ou 2 dias após o contágio. É necessário cerca de 1 semana para que o doente se restabeleça. Não há remédio que cure apenas alivia os sintomas. A doença abaixo que completa corretamente o traço é:
A) tuberculose.                B) pneumonia.                              C) resfriado.                           D) gripe.


2) As pregas vocais estão situadas:

A) na garganta.                B) na traqueia.                    C) na laringe.                          D) nos brônquios.



3) Na inspiração, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. Ao se contrair, o diafragma _______________ e a cavidade torácica ______________ de volume. Os termos que completam corretamente as lacunas na frase são:

A) sobe e diminui.                  B) desce e aumenta.        C) sobe e aumenta.             D) desce e diminui.



4) Durante uma aula de Ciências sobre respiração, a professora ditou um texto introdutório. Como um grupo de colegas conversava enquanto ela ditava, o texto de João Vitor, um dos alunos, ficou incompleto: “Depois que o ar chega aos alvéolos pulmonares, o gás ____I__ sai dos alvéolos e vai para o sangue, enquanto o gás ___II___ sai do sangue e passa para os alvéolos. Este processo é chamado _____III____. Começa, então, uma importante viagem. Para chegar até as células, o gás é transportado por uma proteína, chamada hemoglobina. Lá chegando, o gás passa para a célula ocorrerá a respiração celular.” Para completar o texto corretamente, I, II e III devem ser substituídos, respectivamente, por :
A) carbônico, oxigênio, carboidrato.                                        B) nitrogênio, trocas gasosas, oxigênio.
C) oxigênio, carbônico, hematose.                                                    D) oxigênio, glicose, energia.


5) A sequência das estruturas do sistema respiratório pulmonar é: 

A) cavidades nasais - laringe - esôfago - brônquios - traqueia - alvéolos - sangue

B) cavidades nasais - faringe - laringe - traqueia - brônquios - bronquíolos - alvéolos

C) cavidades nasais - laringe - faringe - traquéia - brônquios - esôfago - sangue

D) cavidades nasais - faringe - esôfago - traquéia - brônquios - laringe - bronquíolos



6) Como se designa a saída do ar dos pulmões? 
A) respiração.                         B) inspiração.                         C) ventilação.                      D) expiração.



7) Nos alvéolos pulmonares ocorrem:
A) a filtragem e a umidificação do ar, com retenção das impurezas.                                 
B) as trocas gasosas. 
C) a umidificação do ar e a expulsão do muco. 
D) a absorção de gases e a eliminação dos resíduos da digestão.



8) Os os seres humanos, como todos os mamíferos,

A) são placentários.                                                   B) possuem marsúpio.                                              

C) apresentam diafragma.                                          D) têm desenvolvimento interno.

9) Os pulmões são órgãos esponjosos, formados por milhões de alvéolos pulmonares, que são os locais onde ocorre o processo de hematose. Esse órgão é revestido por uma membrana que recebe o nome de:

a) diafragma.                          b) pericárdio.                          c) peritôneo.                           d) pleura.

10) Sabemos que o ato de respirar é composto pelos movimentos de inspiração e de expiração, que coordenam a entrada e a saída de ar das vias respiratórias. Marque a alternativa que indica corretamente o que acontece com os músculos intercostais e com o diafragma no momento da inspiração.
a) Músculos intercostais contraem-se e o diafragma relaxa.             
b) Músculos intercostais relaxam e o diafragma contrai.
c) Músculos intercostais e o diafragma relaxam.                                           
d) Músculos intercostais e o diafragma contraem.

11) O sistema urinário também pode ser atacado por germes, que provocam nefrite infecção:
A) nos rins.                             B) na uretra.                       C) na bexiga.                        D) nos ureteres.

12) Canal que conduz a urina da bexiga ao meio externo:
A) ureter.                                B) uretra.                                C) colédoco.                           D) vagina.

13) A principal função do sistema urinário humano é remover:
A) todo o excedente de água do organismo.              
B) os restos de alimentos não aproveitados pelo sistema digestório.
C) os gases produzidos pela respiração celular.        
D) do organismo as substâncias tóxicas resultantes das atividades celulares.



Atividades para o dia 24/03/2020
Disciplina: Redação
Professora: Daniele

                                 Oi alumores! Espero que estejam todos bem e em casa.
Para não ficarmos sem atividades e sobrecarregados quando voltarmos às nossas aulas, vou atender o pedido de vocês: Nossa 2° avaliação, com o valor de 5,0 pontos será feita em casa!
Muito bom, não é mesmo?
Vou explicar direitinho para que todos possam fazer da melhor maneira possível.
Primeiro, gostaria de lembrar que eu LEIO tudo o que vocês escrevem e que NINGUÉM PENSA IGUAL.
Segundo, a avaliação será realizada em 5 partes: a cada semana uma nova.
O que deve ser feito: Falar sobre o momento que estamos vivendo: A pandemia do Coronavírus e seus impactos.
A primeira parte será referente a essa semana que já passou e começamos a ficar sem aula, do dia 18/03 a 24/03.
Inicialmente deve-se fazer um resumo em que conste o que é, quais proporções foram alcançadas, que medidas tiveram que ser tomadas. ATENÇÃO: tudo isso de acordo com o seu conhecimento, sua perspectiva. Nada de dados copiados da internet.
Depois desse resumo, deve-se fazer um relato de como foi sua 1° semana de quarentena (pode colocar suas impressões, medos, desejos, sentimentos).
Mínimo de 30 linhas.

As outras partes serão das semanas seguintes. Nessas, os dias devem ser escritos separadamente. Mínimo de 5 linhas para cada um. 

Enviarei um vídeo explicativo e o arquivo no formato word (é só abrir e começar a digitar) para um aluno de cada turma enviar no grupo de whats da turma. Qualquer dúvida, chame no Instagram @bloguessora.



Atividades Para o Dia: 24/03/2020
Diciplina: Língua Portuguesa
Professora: Láurea


Bom dia, meus queridos alunos(as)!Tudo bem com vocês? Espero que sim!Desejo uma quarentena de muita fé e pensamento positivo que tudo dará certo,pois nosso PAI está  cuidando de todos nós e essa prova irá passar e  nós tiraremos a nota máxima!



          Segue  abaixo as atividades dessa semana, faça com atenção e capricho! Saudade  de vocês!!!!


    • Responder no Caderno do Futuro: página 04 a09.
    • O.E responder no Caderno do  Futuro : página 09
    ATENÇÃO: Não esqueça de colocar as  datas em  cada atividade


    Atividades Para Toda a Semana - 23/03/20 à 27/03/20
    Disciplina: LITERATURA
    Professora: TAYS BICALHO


    • Ler ao livro "Mônica" de Mauricio de Souza. Fazer o fichamento no caderno de Literatura, copiar e resolver as questões.

    OBS: Leia todo o livro e escolha apenas uma história para fazer o fichamento.

    • Questões:
    1. Aluno(a) 
    2. Turma
    3. Nome da obra
    4. Editora/Edição
    5. Número de páginas
    6. Ano de publicação
    7. Gênero Literário
    8. Tema(assunto)
    9. Breve biografia do autor: (Nome completo, onde nasceu, profissão, principais obras, primeira obra publicada)
    • Caso não encontre no livro, faça uma pesquisa na internet.
    11. Como e quando se inicia a história?
    12. Quem são as personagens da obra?
    13. Cite alguns personagens secundários relevantes da história, caso tenha.
    14. Como é o cenário da história?
    15. Em qual período aconteceram os fatos?(século, ano, mês, dia, entre outros)
    16. Resumo da História. (Deve conter início, meio e fim)
    17. Faça uma ilustração  do que mais gostou e te chamou atenção na história.

    Mensagens de Motivação/Motivacionais
    • AS ATIVIDADES DEVERÃO SER COPIADAS E RESPONDIDAS NO CADERNO DE LITERATURA.


    Que nesses dias vocês curtam bastante suas famílias e que Deus nos abençoe!!!! Abraço.





    LEM- Inglês 
    Teacher: Josiane Amorim


    Atividades de revisão 

    Resolver no caderno as atividades do livro didático páginas 144 e 145.

    Resolver no caderno as atividades do livro didático páginas 180 (números 3 e 4).