14/09/2020 - SEGUNDA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR : MATEMÁTICA / HISTÓRIA
MATEMÁTICA: ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS DECIMAIS
HABILIDADES:
ATIVIDADES:
1) RESOLVER AS PÁGINAS 112 A 115
2) RESOLVA OS PROBLEMAS:
A) MARTA LEVOU SUA FILHA PARA COMPRAR O MATERIAL ESCOLAR. ELA COMPROU UM CADERNO POR R$ 18,35, E UM LÁPIS COM BORRACHA POR R$ 2,80, E UMA MOCHILA POR R$ 59,90 E UM ESTOJO POR R$9,90.
* QUAL O VALOR GASTO PARA COMPRAR ESTES MATERIAIS?
* MARTA PAGOU COM UMA NOTA DE R$ 100,00. QUANTO SOBROU?
B) LÍVIA TINHA NO BANCO R$ 234,67, ELA PAGOU UMA DIVIDA DE R$ 45,00. QUANTO SOBROU PARA ELA?
HISTÓRIA: O FIM DA REPÚBLICA
HABILIDADES:
(EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
1) LER E RESOLVER AS PÁGINAS 273 A 276
2) PESQUISE DADOS IMPORTANTES DA VIDA DE GETÚLIO VARGAS E ANOTE EM SEU CADERNO:
3) ESCREVA ALGUMAS MUDANÇAS APROVADA NA CONSTITUIÇÃO DE 1934.
4) ENTREVISTE UM HOMEM E UMA MULHER E ESCREVA A OPINIÃO DE CADA UM SOBRE A MULHER NA POLÍTICA.
15/09/2020 - TERÇA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA / REDAÇÃO
LÍNGUA PORTUGUESA
HABILIDADES:
EF15LP18 : RELACIONAR TEXTOS COM ILUSTRAÇÃO E
OUTROS RECURSOS GRÁFICOS
ATIVIDADES
1) COPIAR A EXPLICAÇÃO DE MITO DA PÁGINA 58
2) RESPONDER NO CADERNO A PÁGINA 59
3) ATIVIDADES DO LIVRO PÁGINA 60 A 65
REDAÇÃO
1) PESQUISAR 2 PERSONAGENS DA MITOLOGIA GREGA E ESCREVA SOBRE ELE.
16/09/2020 - QUARTA -FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS/ARTES
;
(EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.
(EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
1) ATIVIDADES DO LIVRO PÁGINAS 228 A 232
ARTES: O TEATRO GREGO
1) ATIVIDADES DO LIVRO PÁGINAS 85 A 89
2) PREPAREM OS MATERIAIS DAS PÁGINAS 88 E 89, VAMOS REALIZAR EM SALA.
17/09/2020 - QUINTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR; GEOGRAFIA / LÍNGUA PORTUGUESA
GEOGRAFIA:
(EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.
ATIVIDADES/; FORMAÇÃO VEGETAIS DO BRASIL
1) ATIVIDADES DO LIVRO PÁGINAS 317 A 323
LÍNGUA PORTUGUESA /;
ATIVIDADES: INTERJEIÇÃO
INTERJEIÇÃO SÃO PALAVRAS QUE EXPRESSAM EMOÇÕES E SENTIMENTOS.
1) ATIVIDADES DO LIVRO PÁGINAS 66 A 69.
18/09/2020 - SEXTA -FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA /
MATEMÁTICA: MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS DECIMAIS
HABILIDADES:
ATIVIDADES:
1) ATIVIDADES DAS PÁGINAS 117 A 126.
UM LINDO FINAL DE SEMANA.....
QUE SEMANA LINDA, VAMOS APENAS AGRADECER...
08/09/2020 - TERÇA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR : LÍNGUA PORTUGUESA/ REDAÇÃO
TÓPICO:
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
HABILIDADES
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões
desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto,
identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou
pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos,
demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai
ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do
texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de
produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem
como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria
obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas
antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses
realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor,
informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que
circulam em meios impressos ou digitais.
ATIVIDADES
1) ATIVIDADES DAS PÁGINAS 44 A 50
REDAÇÃO
MEDIANTE OS DOIS TEXTOS LIDOS SOBRE A ÚLTIMA CHANCE, PRODUZA UM TEXTO
TEATRAL OBSERVANDO CADA DETALHE. ( SERÁ AVALIADO )
09/09/2020 - QUARTA- FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS / ARTES
TÓPICO:
ELETRICIDADE
HABILIDADES:
COMPETÊNCIA
2 Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer
à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a
análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas,
elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
ATIVIDADES.
1) FAÇA UMA PESQUISA DA 'DESCOBERTA DA ELETRICIDADE', ANOTE OS DADOS
MAIS IMPORTANTES PARA APRESENTAÇÃO EM AULA.
2) RESOLVA AS ATIVIDADES DO LIVRO DAS PÁGINAS 220 A 225
ARTES
VOCÊ DEVERÁ CONFECCIONAR UMA CAIXA DE ARTES ONDE SERÃO GUARDADOS TODOS OS MATERIAIS REALIZADOS NA AULA DE ARTES, QUE SERÃO APRESENTADOS NO FINAL DO BIMESTRE,
1) ATIVIDADES DAS PÁGINAS 77 A 84
2) FAZER O INSTRUMENTO DA PÁGINA 84.
10/09/2020 - QUINTA -FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA / LÍNGUA PORTUGUESA
TÓPICO:
CLIMAS
HABILIDADES:
1) QUAIS SÃO OS CLIMAS QUE ATUAM NO TERRITÓRIO BRASILEIRO.
2) OBSERVE O MAPA DA PÁGINA 312 E RESPONDA QUAL TIPO DE CLIMA DO NOSSO ESTADO.
3) FAÇA UMA PESQUISA E ESCREVA SOBRE CADA TIPO DE CLIMA.
4) ATIVIDADES DAS PÁGINAS 312 A 316;
LÍNGUA PORTUGUESA: O USO DO HÁ/A
TÓPICO:
O USO DO HÁ/A
HABILIDADES
(EF05LP01) Grafar palavras utilizando regras de
correspondência fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras
de uso frequente com correspondências irregulares.
(EF05LP02) Identificar o caráter polissêmico
das palavras (uma mesma palavra com diferentes significados, de acordo com o
contexto de uso), comparando o significado de determinados termos utilizados
nas áreas científicas com esses mesmos termos utilizados na linguagem usual.
(EF35LP21) Ler e compreender, de forma
autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive
aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
COPIAR NO CADERNO;
# A PALAVRA A INDICA TEMPO FUTURO QUANDO EMPREGADA APÓS A PALAVRA DAQUI.
# A PALAVRA HÁ INDICA TEMPO PASSADO E QUASE SEMPRE PODE SER SUBSTITUÍDO POR FAZ.
1) COMPLETE COM HÁ OU A.
A) DAQUI ______TRÊS ANOS ATINGIREI _______MAIORIDADE.
B)_________ SEIS SEMANAS QUE NÃO VEJO CAROL.
C) ESTOU TE ESPERANDO _______ HORAS.
D) O SINO SOARÁ DAQUI ________ CINCO MINUTOS.
E) CHEGOU _________ CERCA DE DUAS SEMANAS.
F) NÃO NOS VEMOS ________ ALGUNS ANOS.
G) NAQUELE LUGAR, _________ UMA VILA COM CASAS BEM ANTIGAS.
2) ATIVIDADES DAS PÁGINAS 51 A 53.
11/09/2020 - SEXTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
TÓPICO:
DIVISÃO
HABILIDADES:
EF05MA08: Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão
com números naturais envolvendo números racionais cuja representação decimal é
finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero),
utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e
algoritmos.
1) RESOLVER AS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 112 A 115.
BOM FINAL DE SEMANA..... AMO VOCÊS..
GRATIDÃO POR MAIS UMA SEMANA.
31/08/2020
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA E HISTÓRIA
MATEMÁTICA:
MULTIPLICAÇÃO
HABILIDADES:
MATEMÁTICA:
1) RESOLVER AS ATIVIDADES DO LIVRO PÁGINAS 101 A 106
2) ARME E EFETUE
A) 6.432 X 26 = G) 2.690 X 236 =
B) 8.574 X 38 = H) 1.352 X 145=
C) 4.286 X 47= I) 5.864 X 29=
D) 3.942 X 92 = J) 9.176 X 67=
E) 2.689 X 65 = K) 3.512 X 248=
F) 1.725 X 84 = L) 7.491 X 375=
HISTÓRIA
TÓPICO:
CONQUISTA DA CIDADANIA
HABILIDADES:
(EF05HI05) Associar o
conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades,
compreendendo-o como conquista histórica.
1) COPIAR NO CADERNO O ESQUEMA DA PÁGINA 261 .
01/09/2020 TERÇA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO
ATIVIDADES:
LÍNGUA PORTUGUESA:
TÓPICO:
PALAVRAS PRIMITIVA E DERIVADAS
HABILIDADES:
1) COPIAR O ESQUEMA DA PÁGINA 31
2) LER E RESPONDER A INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DAS PÁGINAS 32 A 40
REDAÇÃO
1) LER AS ORIENTAÇÕES DAS PÁGINAS 29 E 30 E FAÇA A SUA REPORTAGEM, NÃO ESQUEÇAM DE ILUSTRAR.
02/09/2020 - QUARTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS E ARTES
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
TÓPICO:
OS MATERIAIS DO COTIDIANO
HABILIDADES:
(EF05CI01)
Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos
materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a
forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza,
elasticidade etc.), entre outras.
1) COPIAR O ESQUEMA DA PÁGINA 211
2) RESPONDER AS PERGUNTAS DA PÁGINA 213
3) PESQUISAR O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS ABAIXO:
- DENSIDADE
- SOLUBILIDADE
- ELASTICIDADE
- CONDUTIBILIDADE TÉRMICA
- PROPRIEDADE MAGNÉTICA
1) ATIVIDADES DAS PÁGINAS 61 A 67
2) CONFECCIONAR O INSTRUMENTO DA PÁGINA 68 ( SERÁ AVALIADO).
03/08/2020 - QUINTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA E LÍNGUA PORTUGUESA
ATIVIDADES DE GEOGRAFIA
TÓPICO:
FORMAÇÕES VEGETAIS
HABILIDADES:
COMPETÊNCIA 1 Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
1) REALIZAR A ENTREVISTA DA PÁGINA 308 ( NO CADERNO)
2) COPIAR O ESQUEMA DA PÁGINA 309.
ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA:
TÓPICO:
USO DO MAU/MAL
HABILIDADES
(EF05LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.
(EF05LP02) Identificar o caráter polissêmico
das palavras (uma mesma palavra com diferentes significados, de acordo com o
contexto de uso), comparando o significado de determinados termos utilizados
nas áreas científicas com esses mesmos termos utilizados na linguagem usual.
(EF35LP21) Ler e compreender, de forma
autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive
aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
O USO DO MAL/MAU
A PALAVRA MAU ATRIBUI UMA CARACTERÍSTICA NEGATIVA A UM SUBSTANTIVO, ELA É O ANTÔNIMO DE BOM.
A PALAVRA MAL INDICA QUE A AÇÃO VERBAL OCORRE DE MODO RUIM, IRREGULAR OU IMPERFEITO.
04/09/2020 - SEXTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR : MATEMÁTICA
ATIVIDADES
TÓPICO:
CONHECENDO O MILÉSIMO
HABILIDADES:
EF05MA02 - Ler, escrever e ordenar números racionais na forma
decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração
decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta
numérica.
1) RESOLVER AS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 107 A 111
UM ÓTIMO FIM DE SEMANA
MAIS UMA SEMANA SE INICIA E TEMOS QUE TER UM CORAÇÃO GRATO.
24/08/2020 - SEGUNDA -FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
TÓPICO: NÚMEROS
DECIMAIS
HABILIDADES;
EF05MA02 - Ler,
escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das
principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como
recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA05)
Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e
decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.
ATIVIDADES
NÚMEROS DECIMAIS;
Números decimais são numerais que se usa uma vírgula, indicando que o algarismo a seguir pertence à ordem casas decimais.
UMA CASA APÓS A VÍRGULA LEMOS DÉCIMOS.
DUAS CASAS APÓS A VÍRGULA LEMOS CENTÉSIMOS.
TRÊS CASAS APÓS A VÍRGULA LEMOS MILÉSIMOS.
EXEMPLO: 1,8 = UM INTEIRO E OITO DÉCIMOS
O NÚMERO ANTES DA VÍRGULA É A PARTE INTEIRA.
1) RESPONDER AS PERGUNTAS DA PÁGINA 93
2) ATIVIDADES DAS PÁGINAS 94 A 97
TÓPICO:
REPORTAGEM
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será
produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem
escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a
circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto);
a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios
impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção
do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
(EF05LP24) Planejar e produzir texto sobre tema de interesse,
organizando resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou
digitais, incluindo imagens e gráficos ou tabelas, considerando a situação
comunicativa e o tema/assunto do texto.
26/08/2020 -QUARTA -FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR : CIÊNCIAS/ARTES
TÓPICO:
AMBIENTE
HABILIDADES:
ATIVIDADES
1) LEIA AS PÁGINAS 202 A 204 E RESPONDA AS PERGUNTAS EM SEU CADERNO;
A) EM QUE ANO E LOCAL O BRASIL SOFREU UMA DAS MAIORES TRAGÉDIAS AMBIENTAIS?
B) ESCREVA COM SUAS PALAVRAS O QUE ACONTECEU?
C) POR QUE AS ATIVIDADES INDUSTRIAIS SÃO IMPORTANTES PARA O SER HUMANO?
D) QUAL ATIVIDADE É USADA PARA EXTRAIR PRODUTOS DO MEIO AMBIENTE?
E) POR QUE AS ATIVIDADES INDUSTRIAIS PODEM PREJUDICAR O AMBIENTE?
F) ESCREVA EXEMPLOS DE POLUENTES.
G) ESCREVA EXEMPLOS DE MATERIAIS QUE PODEM SER REUTILIZADOS.
27/08/2020 - QUINTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR : GEOGRAFIA
TÓPICO:
CIDADE
HABILIDADES:
ATIVIDADES-
1) RESOLVER AS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 299 A 302
2) FAÇA UMA PESQUISA COM 3 ADULTOS E ESCREVA EM SEU CADERNO JUNTAMENTE COM OS NOMES DOS ENTREVISTADOS.
A) QUAL A IMPORTÂNCIA DO RIO DOCE EM NOSSA CIDADE?
B) COMO VOCÊ REAGIU QUANDO FICOU SABENDO DO MAR DE LAMA QUE AFETOU O NOSSO RIO?
28/08/2020 - SEXTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR - HISTÓRIA
TÓPICO:
O BRASIL REPUBLICANO
HABILIDADES:
(EF05HI02) Identificar os
mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia
de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.
ATIVIDADES
1) RESOLVER AS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 258 A 260
2) COPIAR O ESQUEMA NO CADERNO
BOM FINAL DE SEMANA.
QUE BOM JÁ ESTAMOS NO TERCEIRO BIMESTRE, QUE VOCÊ POSSA SEMPRE FOCAR NOS ESTUDOS E FAZER O MELHOR.
17/08/ 2020 - SEGUNDA- FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA ( MÓDULO 2 )
TÓPICOS:
FRAÇÕES EQUIVALENTES
HABILIDADES:
(EF05MA04) Identificar frações equivalentes.
ATIVIDADES
1) RESOLVER AS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 160 A 169
18/08/2020 - TERÇA- FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA / REDAÇÃO
TÓPICO:
INTERPRETAÇÃO.
HABILIDADES:
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos
(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos
literários lidos pelo professor.
(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou
escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.
ATIVIDADES:
1) RESOLVER AS PÁGINAS 17 A 19
REDAÇÃO: COPIAR NO CADERNO O TEXTO E AS PERGUNTAS
A borboleta e a tartaruga
TÓPICO: AGRICULTURA SUSTENTÁVEL
HABILIDADES:
(EF05CI02)
Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar
o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na
geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos
ecossistemas regionais (ou locais).
(EF05CI04)
Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades
cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses
recursos.
TÓPICO: RIOS NA PAISAGEM.
HABILIDADES:
(EF05GE08) Analisar transformações de paisagens nas cidades,
comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite
de épocas diferentes
TÓPICO: O BRASIL REPUBLICANO
HABILIDADES:
(EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder
político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de
ordenação social.
OBRIGADA SENHOR POR MAIS UMA SEMANA..
10/08/2020 - SEGUNDA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
TÓPICO
: FRAÇÕES
HABILIDADES:
11/08/2020 - TERÇA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA/REDAÇÃO
TÓPICO:
USO DO DICIONÁRIO
HABILIDADES:
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida
sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações
irregulares fonema-grafema.
ATIVIDADES MÓDULO 3
1) PROCURAR NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DA PALAVRA RACISTA E COPIAR NO CADERNO.
2) LER E INTERPRETAR O TEXTO E RESOLVER AS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 10 A 14.
3) COPIAR O PARÁGRAFO QUE MAIS GOSTOU E EXPLICAR O MOTIVO DA ESCOLHA.
4) QUANTOS PARÁGRAFOS TEM OS 2 TEXTOS.
REDAÇÃO.
PRODUZIR UM TEXTO COM O TEMA: COMO ESTÁ MINHA VIDA DE ESTUDANTE EM MEIO A PANDEMIA.
NÃO ESQUEÇA DO TÍTULO E COERÊNCIA.
12/08/2020 - QUARTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS / ARTES
TÓPICO:
RECURSOS NATURAIS
HABILIDADES
(EF05CI02)
Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para
explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no
clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no
equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
(EF05CI04)
Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades
cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses
recursos.
1) RESPONDER AS PERGUNTAS A, B, C DA PÁGINA 191.
2) RESOLVER AS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 192 A 197.
3) RECORTAR FIGURAS DE PRODUTOS FEITOS A PARTIR DE PETRÓLEO, IREMOS PRECISAR PARA AULA. ( NÃO COLAR NO CADERNO)
13/08/2020 - QUINTA- FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
TÓPICO:
HIDROGRAFIA
HABILIDADES:
(EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia
utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das
populações.
(EF05GE10) Reconhecer e
comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos
cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras
etc.).
ATIVIDADES MÓDULO 3
1) RESPONDER NO CADERNO AS PERGUNTAS DA PÁGINA 291, 292, 293 .
2) RESOLVER NO LIVRO A PÁGINA 295 .
14/08/2020 - SEXTA- FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR - HISTÓRIA
TÓPICO:
GOLPE DE ESTADO
HABILIDADES:
ATIVIDADES MÓDULO 3
1) LER OS TEXTOS DAS PÁGINAS 248 A 250
2) RESPONDER NO CADERNO AS PERGUNTAS DAS PÁGINAS 247 A 250.
AGRADECEMOS A DEUS POR MAIS UMA SEMANA QUE SE INICIA.
03/08/2020 - SEGUNDA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
TÓPICO: FRAÇÃO
HABILIDADES:
EF05MA03 - Identificar e representar frações (menores e maiores que a
unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um
todo, utilizando a reta numérica como recurso.
ATIVIDADES: FRAÇÃO
FRAÇÃO É O ATO PELO QUAL DIVIDE, SE PARTE ALGO, PARCELA DE UM TODO.
1) ATIVIDADES DAS PÁGINAS 144 A 150.
2) ESTUDAR AS PÁGINAS 123, 140 E 141 PARA AVALIAÇÃO ORAL.
04/08/2020 - TERÇA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA/ REDAÇÃO
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando
compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF05LP04) Diferenciar, na leitura de textos,
vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos e reconhecer, na leitura de textos, o
efeito de sentido que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses.
ATIVIDADES: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
O gato e os camundongos
O outro camundongo, por sua parte, disse ao gato:
─ Fique pendurado aí o tempo que quiser, mas eu é que não vou chegar perto. Você não é esperto o bastante para nós.
a) um gato.
b) uns gatos.
c) uns camundongos.
d) uns gatos e o camundongo.
e) um gato e os camundongos.
b) cachorros.
c) ratos.
d) patos.
e) cobras.
a) preguiçoso.
b) veloz.
c) lento.
d) cuidadoso.
e) alegre.
a) para se manter bem perto.
b) para se manter longe.
c) para se manter feliz.
d) para se manter parado.
e) para se manter triste.
b) pelo menos um dos camundongos não conseguiu fugir do gato.
c) os camundongos prenderam o gato.
d) o gato não conseguiu enganar os camundongos.
e) o gato no fim da história conseguiu pegar os camundongos.
TÓPICO: RECURSO
RENOVÁVEL
HABILIDADES:
(EF05CI04) Identificar
os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para
discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.
TÓPICO: PROBLEMAS
AMBIENTAIS
HABILIDADES:
(EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que
ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes,
destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive
tecnológicas) para esses problemas.
·
Lixo: um produto que foi descartado e que não tem valor nenhum. O lixo
que pode ser reaproveitado de alguma forma é chamado de resíduo sólido. O lixo
que não pode ser aproveitado é chamado de rejeito.
·
Poluição: poluição é definida por alterações indesejáveis nas
propriedades físicas, químicas e/ou biológicas do meio ambiente, trazendo danos
e desequilíbrios à natureza e ao desenvolvimento de populações naturais e humanas
1) PESQUISE SOBRE A
COLETA DE LIXO EM SUA CIDADE.
2) QUAL O NOME DA
EMPRESA QUE FAZ A COLETA DE LIXO.
3) O QUE É COLETA
SELETIVA.
4) ESTUDAR AS
PÁGINAS 299,313, 321 E 329 PARA AVALIAÇÃO ORAL.
HABILIDADES:
(EF05HI02)
Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à
compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.,
- O DIA, ANO DA FUNDAÇÃO
- NOMES QUE NOSSA CIDADE JÁ TEVE
- NOMES DOS PREFEITOS
- PONTOS TURÍSTICOS.
- QUANTOS BAIRROS E DISTRITOS
27/7 - SEGUNDA -FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR : MATEMÁTICA
TÓPICO
: SITUAÇÃO PROBLEMAS
HABILIDADES:
(EF05MA07)
Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com
números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando
estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.
EF05MA08: Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais envolvendo números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
ATIVIDADES;
1) RESOLVER AS PÁGINAS 136 A 139
2) COPIAR O ESQUEMA DA PÁGINA 140 E 141.
3) EFETUE:
A) 46. 315 + 1.735 = B) 8.743 + 236 + 14= C) 6.482 + 2.963 =
D) 3.598 - 1.786 = E) 13.756 - 11.935 = F) 7.963 - 4.875=
G) 9.352 X 27 = H) 7.463 X 45 = I) 5.241 X 83 =
J) 570 : 21 = K) 1.258 : 57 = L) 4.144 : 148 =
4) RESOLVA OS PROBLEMAS:
A) PATY GANHOU DE SUA MÃE R$ 635,00 E DE SEU PAI R$285. SABENDO QUE ELA DEVE SEU TIO R$ 148,00. SE ELA PAGAR O QUE DEVE, QUANTO IRÁ SOBRAR?
B) NO DIA DO MEU ANIVERSÁRIO FORAM FEITOS 4.632 DOCINHOS. FORAM CONSUMIDOS 765. QUANTOS DOCINHOS SOBRARAM?
C) CARLOS QUER DISTRIBUIR 291 SELOS ENTRE 3 AMIGOS. QUANTOS CADA UM IRÁ RECEBER?
28/ 07/ 2020 - TERÇA - FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA/ REDAÇÃO
TÓPICO
: VERBO
HABILIDADES:
(EF05LP05) Identificar a expressão de presente, passado e futuro
em tempos verbais do modo indicativo.
ATIVIDADES.
PRETÉRITO PERFEITO: QUANDO O VERBO INDICA UMA AÇÃO PONTUAL, MOMENTÂNEA, OCORRIDA NO PASSADO.
PRETÉRITO IMPERFEITO: QUANDO O VERBO INDICA UMA AÇÃO FREQUENTE, QUE OCORREU MAIS DE UMA VEZ.
1) RESOLVER AS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 66 A 70.
2) COPIAR O VERBO TOMAR DA PÁGINA 67 NOS TEMPOS : PRESENTE/ PRETÉRITO PERFEITO/ PRETÉRITO IMPERFEITO.
REDAÇÃO
1) RESOLVER AS ATIVIDADES DAS PAGINAS 71 A 74.
29/07/2020 - QUARTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS/ ARTES
HABILIDADES:
(EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.
ATIVIDADES.
RECURSOS NATURAIS
FAZER UMA PESQUISA E ESCREVER NO CADERNO:
PESQUISAR SOBRE RECURSOS NATURAIS.
- DEFINIÇÃO
- EXEMPLOS DE RECURSOS NATURAIS:
- BIOLÓGICOS, HÍDRICOS, MINERAIS, ENERGÉTICOS
- ESCREVA SOBRE OS RECURSOS NATURAIS DE ORIGEM ANIMAL E VEGETAL
- QUAIS TIPOS DE RECURSOS NATURAIS
ACESSE O LINK PARA A SUA PESQUISA:
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/recursos-naturais.htm
ARTES:
OBSERVE A GRAVURA DA PÁGINA 29 E RESPONDA:
A) O QUE AS PESSOAS APRESENTADAS ESTÃO FAZENDO?
B) COMO ESTÃO VESTIDAS?
C) ELAS REPRESENTAM QUAL ÉPOCA: ATUAL OU PASSADA.
30/07/2020 - QUINTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR : GEOGRAFIA
TÓPICO
: CLIMA
HABILIDADES:
(EF05GE11) Identificar e descrever problemas
ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias
poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções
(inclusive tecnológicas) para esses problemas.
ATIVIDADES:
CLIMA
PESQUISAR SOBRE:
- O QUE É CLIMA
- O BRASIL POSSUI CINCO DIFERENTES CLIMAS, ESCREVA SOBRE CADA UM.
- QUAL É O CLIMA DO NOSSO ESTADO.
31/07/2020- SEXTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
TÓPICO:
PRIMEIRA REPÚBLICA
HABILIDADES:
(EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder
político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de
ordenação social.,
(EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo
ATIVIDADES
REPÚBLICA
PESQUISAR SOBRE A 1ª REPÚBLICA
ANOTAR OS NOMES DOS PRESIDENTES E O ANO.
O QUE ERA A POLITICA CAFÉ COM LEITE
O QUE ERA O VOTO DE CABRESTO
UM LINDO FINAL DE SEMANA CHEIO DE LUZ PARA VOCÊ.
17/07/2020 - SEXTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR : HISTÓRIA
TÓPICO : PERÍODO REGENCIAL
HABILIDADES:
ATIVIDADES.
1) LER E RESOLVER AS PÁGINAS 279 A 284
2) COPIAR O ESQUEMA DA PÁGINA 285.
BOM FINAL DE SEMANA.
16/07/2020 - QUINTA - FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR : GEOGRAFIA / ARTES
TÓPICO;
RELEVO
HABILIDADES:
(EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.).
(EF05GE11)
Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e
da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico
etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.
ATIVIDADES: COPIAR NO CADERNO
15/07/ 2020 - QUARTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR : CIÊNCIAS
HABILIDADES:
(EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na
produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros. Sobre esta
aula: Esta aula apresenta uma proposta de atividade para compreender a ação
de microrganismo na produção de alimentos.
ATIVIDADES.
PESQUISAR E COPIAR NO CADERNO
1) DEFINA.
A) MICRO-ORGANISMO
B) VÍRUS
C) BACTÉRIA
D) FUNGOS
2) QUAIS DOENÇAS CAUSADAS POR CADA UM CITADO ( B, C, D)
3) QUAIS SÃO AS CARATERÍSTICAS DO VÍRUS, BACTÉRIAS E FUNGOS.
4) REPRESENTE CADA UM EM FORMA DE DESENHO.
14/07/2020-TERÇA -FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA/ REDAÇÃO
HABILIDADES.
EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em
campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a
comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo
para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se
destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai
ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do
texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de
produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem
como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria
obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas
antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses
realizadas.
(EF05LP01) Grafar palavras utilizando regras de
correspondência fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras
de uso frequente com correspondências irregulares.
ATIVIDADES
1) RESOLVER AS PÁGINAS 60 A 64
REDAÇÃO
PESQUISAR SOBRE UMA REPORTAGEM DA ATUALIDADE E ESCREVER EM SEU CADERNO, ILUSTRANDO-A OU COM GRAVURA.
13/07/2020 -SEGUNDA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
HABILIDADES:
ATIVIDADES:
1) DEFINA NO CADERNO:
A) ÂNGULO
B) ÂNGULO RETO
C) ÂNGULO AGUDO
D) ÂNGULO OBTUSO
2) ATIVIDADES DAS PÁGINAS 133 A 135
10/07/2020 -SEXTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
HABILIDADES:
(EF05HI01)
IDENTIFICAR OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS CULTURAS E DOS POVOS, RELACIONANDO-OS
COM ESPAÇO GEOGRÁFICO OCUPADO.
( EF05HI03) ANALISAR O PAPEL DAS CULTURAS E DAS RELIGIÕES NA COMPOSIÇÃO DOSPOVOS ÍNDIGENAS
ATIVIDADES;
COPIAR E RESPONDER NO CADERNO OS TEXTOS E PERGUNTAS
Escravidão
TÓPICO:
UNIDADE DE FEDERAÇÃO
HBILIDADES:
(EF05GE01) DSCREVER E ANALISAR DINÂMICAS POPULACIONAIS NA UNIDADE FEDERATIVA EM QUE VIVE, ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE MIGRAÇÕES E CONDIÇÕES DE INFRAESTRUTURA
ATIVIDADE:
VAMOS CONHECER SOBRE A NOSSA CAPITAL. FAÇA UMA PEQUISA E RESPONDA AS PERGUNTAS:
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS
HABILIDADES
:
COMPETÊNCIAS:
2.Pensamento Científico, Crítico e Criativo — Exercitar a curiosidade intelectual e
recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas.
Objetivo: Investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.
Objetivo: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.
ATIVIDADES:
1) VOCÊ DEVERÁ COPIAR EM SEU CADERNO O QUE É MEMÓRIA DE CURTO PRAZO E MEMÓRIA DE LONGO PRAZO ( PÁGINAS 208 E 209 )
2) SIGA AS ORIENTAÇÕES PARA O JOGO MEMORÁVEL DAS PÁGINAS 208 E 209
3) CADA UM DEVE DEVE DESTACAR SUAS CARTAS NO MATERIAL COMPLEMENTAR DAS PÁGINAS 23 E 25 POIS IREMOS UTILIZA-LAS EM AULA.
07/07/2020 -TERÇA -FEIRA
HABILIDADES:
(EF05LP01) Grafar palavras
utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares, contextuais e
morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.
(EF05LP05) Identificar a expressão de presente, passado e futuro
em tempos verbais do modo indicativo.
(EF05LP09) Ler e compreender,
com autonomia, textos instrucional de regras de jogo, dentre outros gêneros do
campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a
situação comunicativa e a finalidade do texto.
ATIVIDADES;
1) RESOLVER AS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 50 A 53
2) COPIAR O ESQUEMA NO CADERNO O ESQUEMA DAS PÁGINAS 56 E 57
REDAÇÃO;
SIGA AS DICAS DAS PÁGINAS 54 E 55 PARA PRODUÇÃO DO SEU TEXTO QUE DEVERÁ SER ESCRITO EM SEU CADERNO.
USE A CRIATIVIDADE.
06/07/2020 - SEGUNDA FEIRA
HABILIDADES:
EF05MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos,
considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de
desenho ou tecnologias digitais.
ATIVIDADES NO CADERNO: RETAS,SEMIRRETAS, SEGMENTO DE RETA, RETA PARALELAS E CONCORRENTES
Horizontal
Inclinada
Duas ou mais retas podem ter as seguintes posições:
Concorrentes
Retas concorrentes possuem um ponto em comum, pois elas se cruzam.
As retas paralelas não possuem ponto em comum.
O segmento de reta é limitado por dois pontos da reta. Observe:
A semirreta possui origem, mas é ilimitada no outro sentido, isso é, possui início, mas não tem fim.
03/07/2020- SEXTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
HABILIDADES:
(EF05HI01) Identificar os processos de formação das
culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
(EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na
composição identitária dos povos antigos.
ATIVIDADES:
1) PESQUISAR E ESCREVER NO CADERNO SOBRE FESTA COUNTRY, TIPOS DE VESTIMENTAS, COMIDAS ETC.
2) FAZER UM VÍDEO COM VOCÊ EXECUTANDO SUA RECEITA.
3) TIRAR UMA FOTO JUNTO COM A SUA COMIDA TÍPICA ESCOLHIDA.
4) O VÍDEO E A FOTO DEVEM SER POSTADO NO GRUPO.
E VAMOS CURTIR MUITO.
02/07/2020-QUINTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
TÓPICO:
CONQUISTAS DAS MULHERES
HABILIDADES:
COMPETENCIA:
2.Pensamento Científico, Crítico e Criativo — Exercitar a curiosidade intelectual e
recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas.
Objetivo: Investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.
7.Argumentação — Argumentar com base em fatos, dados e
informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de
vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e
global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros
e do planeta.
Objetivo: Formular, negociar e defender ideias, pontos
de vista e decisões comuns com base em direitos humanos, consciência
socioambiental, consumo responsável e ética.
ATIVIDADES:
1) PESQUISAR 10 NOMES DE PAÍSES QUE TENHAM MULHERES QUE LIDERAM. FAÇAM UM QUADRO COMO O EXEMPLO
NOME DA MULHER PAÍS CARGO QUE OCUPA
2) FAZER A ENTREVISTA DA PÁGINA 333.
3) RESOLVER A PÁGINA 334.
01/07/2020 -QUARTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS
TÓPICO:
A ÁGUA
HABILIDADES:
( EF05CI04) IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS USOS DA ÁGUA E DE OUTROS MATERIAIS NAS ATIVIDADES COTIDIANAS PARA DISCUTIR E PROPOR FORMAAS SUSTENTÁVEIS DE UTILIZAÇÃO DESSES RECURSOS
30/06/2020 -TERÇA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA / REDAÇÃO
HABILIDADES:
( EFO5LP07) IDENTIFICAR, EM TEXTOS, O USO DE
CONJUNÇÕES E A RELAÇÃO QUE ESTABELECEM ENTRE PARTES DO TEXTO: ADIÇÃO, OPOSIÇÃO,
TEMPO, CAUSA, CONDIÇÃO, FINALIDADE.
ATIVIDADES; LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
1) LER E RESOLVER AS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 44 A 48
REDAÇÃO NO CADERNO
1) COPIAR O TEXTO DA PÁGINA 49 .
2) COPIAR E RESPONDER AS PERGUNTAS DA PÁGINA 49
29/06/2020--SEGUNDA-FEIRA
TÓPICO: EXPRESSÃO NUMÉRICA
Habilidade da BNCC
Analisar
o papel dos sinais de associação (parênteses) na resolução de expressões
aritméticas simples, relacionando a ordem de resolução das operações na
expressão.
ATIVIDADES NO CADERNO
EXPRESSÕES NUMÉRICAS
EM EXPRESSÕES NUMÉRICAS SEM PARÊNTESES COM MULTIPLICAÇÕES, DIVISÕES, ADIÇÕES E SUBTRAÇÕES, RESOLVEMOS PRIMEIRO AS MULTIPLICAÇÕES OU DIVISÕES NA ORDEM EM QUE APARECEM. DEPOIS, RESOLVEMOS AS ADIÇÕES E AS SUBTRAÇÕES NA ORDEM EM QUE APARECEM.
QUANDO APARECEM PARÊNTESES, EFETUAMOS PRIMEIRO AS OPERAÇÕES QUE ESTÃO DENTRO DELES
1) RESOLVA AS EXPRESSÕES.
26/06/2020-SEXTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
TÓPICO: PERÍODO REGENCIAL
HABILIDADES:
ATIVIDADES
1) LER AS PÁGINAS 271 A 274
2) COPIE E RESPONDA EM SEU CADERNO:
A) QUAL FOI O MOTIVO QUE LEVOU D.JOÃO A RETORNAR A PORTUGAL E EM QUE ANO?
B) QUEM D. JOÃO DEIXOU NO BRASIL E QUAL A FINALIDADE?
C) EM QUE DIA E ANO A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL ACONTECEU?
D) EXPLIQUE O QUE É MONARQUIA?
E) FAÇA UMA PESQUISA DE QUANTOS E QUAIS OS GOVERNOS PASSARAM NO BRASIL E QUAL É O ATUAL?
F) QUEM ASSUMIU O GOVERNO NO BRASIL ENTRE 1822 E 1831 E COMO FICOU CONHECIDO ESSE PERÍODO?
G) QUAL FOI A PRIMEIRA MEDIDA ADOTADA POR ESSE GOVERNO?
H) O QUE É AUTORITARISMO?
I) O QUE FOI O PERÍODO REGENCIAL?
J) O PERÍODO REGENCIAL FOI MARCADO POR QUAL FATO?
UM LINDO E ABENÇOADO FINAL DE SEMANA !!!!!!
25/06/2020-QUINTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA -
TÓPICO:
PROBLEMAS AMBIENTAIS.
Habilidade (s) da Base: (EF05GE11)
Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e
da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico
etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.
LEIA AS MANCHETES ABAIXO E DEPOIS RESPONDA:
Deslizamentos após chuva matam 11 pessoas na BA .
Alagamentos, desabamentos de imóveis e deslizamentos de terra mataram 11 pessoas na cidade. Seis das vítimas foram soterradas após o desabamento de um imóvel. Foram contabilizadas 21 vítimas, incluindo os 11 óbitos. (Texto adaptado pelo autor para fins didáticos.)
Deslizamento de terra deixa pessoas soterradas.
Um deslizamento de terra deixou um grupo de pessoas soterrado. Não há informações sobre o número total de vítimas. (Texto adaptado pelo autor para fins didáticos.)
Desabamentos após chuvas deixam mortos em Salvador.
Doze pessoas morreram após dois deslizamentos de terra atingirem imóveis em Salvador na segunda-feira, dia 27. Na manhã do dia 28, os Bombeiros encontraram mais um corpo. (Texto adaptado pelo autor para fins didáticos
1) QUE NÚMEROS SÃO APRESENTADOS NOS TEXTOS?
2) QUANTAS PESSOAS MORRERAM CONSIDERANDO O TOTAL DE VÍTIMAS?
3) DO TOTAL DE VÍTIMAS, QUANTAS FORAM SOTERRADAS APÓS O DESABAMENTO DO IMÓVEL?
4) ESCREVA O NOME DE UM ESTADO E SUA CAPITAL.
5) QUAL PROFISSÃO CITADA NA MANCHETE?
6) PESQUISE NO DICIONÁRIO OS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS:
A) ALAGAMENTO B) DESLIZAMENTO C) DESABAMENTO
7) RECORTE UMA MANCHETE E COLE EM SEU CADERNO.
24/06/2020-QUARTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
TÓPICO:
SISTEMA NERVOSO
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF05CI06)
Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.
ATIVIDADES
VAMOS REVER OS CONTEÚDOS ESTUDADOS NOS CAPÍTULOS 4, 5 E 6 E RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO:
1) PODEMOS SUPRIR A FALTA DE ÁGUA EM NOSSO CORPO BEBENDO ÁGUA, COMO VOCÊ ACHA QUE O ORGANISMO ELIMINA O EXCESSO DE ÁGUA?
2) ESCREVA QUAIS SÃO OS ÓRGÃOS QUE COMPÕEM O SISTEMA URINÁRIO;
3) O QUE SÃO CÁLCULOS RENAIS?
4) MARQUE X NA OPÇÃO CORRETA. A ESTRUTURA DO SISTEMA URINÁRIO QUE FILTRA O SANGUE E FORMA A URINA É:
( ) URETER ( ) RIM ( ) URETRA ( ) BEXIGA
5) O QUE SÃO ATIVIDADES VOLUNTÁRIAS E INVOLUNTÁRIAS?
6) COMO É FORMADA A ESTRUTURA DO SISTEMA NERVOSO?
7) EXPLIQUE O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA NERVOSO.
8) ESCREVA AS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS FEMININO E MASCULINO .
9) QUAIS OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA?
10) PESQUISE, ILUSTRE SOBRE O CICLO DA ÁGUA.
BOM ESTUDO.
23/06/2020-TERÇA -FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR : LÍNGUA PORTUGUESA/REDAÇÃO
TÓPICO: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA GEOGRÁFICA
HABILIDADES:
(EF35LP11) Ouvir gravações, canções, textos falados em
diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais,
urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como
características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes
culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos.
ATIVIDADES
CADERNO
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA GEOGRÁFICA
SÃO OS DIFERENTES USOS DE ALGUMAS PALAVRAS E EXPRESSÕES DA NOSSA LÍNGUA CONFORME A REGIÃO.
OS SOTAQUES REVELAM UM POUCO DA RIQUEZA E DA DIVERSIDADE DA NOSSA LÍNGUA, POR ISSO FALAR DIFERENTE NÃO É FALAR ERRADO.
1) PESQUISE 5 EXEMPLOS DE PALAVRAS QUE CONSISTE VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS E ESCREVA EM SEU CADERNO. NÃO ESQUEÇA DE ESCREVER DE QUAL REGIÃO PERTENCE.
2) RESOLVER AS PÁGINAS 40 A 43
REDAÇÃO
OBSERVE A TIRINHA ABAIXO E PRODUZA UM TEXTO, NÃO ESQUECENDO DOS PARÁGRAFOS, PONTUAÇÕES, LETRA MAIÚSCULAS E ESCRITA CORRETA. O TEXTO DEVE CONTER DE 15 A 20 LINHAS.
PROJETO AMIGOS DO LIVRO - 22/06/2020
HOJE COMEÇA O NOSSO PROJETO DE LEITURA COM A FINALIDADE DE APRIMORAR O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA , ELEVAR O GOSTO PELA LEITURA, AMPLIAR O VOCABULÁRIO, PRODUÇÃO DE TEXTO.
VAMOS VIAJAR EM UMA LINDA AVENTURA NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO.
O LIVRO SERÁ POSTADO NO GRUPO.
22/02/2020-SEGUNDA -FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
TÓPICO:
DIVISÃO
HABILIDADES:
ATIVIDADES - DIVISÃO COM NÚMEROS NATURAIS
1) RESOLVER AS PÁGINAS 112 A 117
CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA UMA EXPLICAÇÃO SOBRE DIVISÃO
https://www.youtube.com/watch?v=-CVQK0Ir8iU
HOJE COMEÇA NOSSO PROJETO DE LEITURA, FIQUEM ATENTOS E BOA LEITURA.
19/06/2020-SEXTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
TÓPICO:
A CORTE PORTUGUESA NO BRASIL
HABILIDADES
ATIVIDADES: O BRASIL NO SÉCULO XIX
1) LER E RESOLVER A PÁGINAS 264 A 270
2) APRESENTAÇÃO DO TRABALHO SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.
DESEJO UM LINDO FINAL DE SEMANA
18/06/2020-QUINTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
TÓPICO:
IDADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
HABILIDADES/.
ATIVIDADES
CADERNO:
GRUPOS DE IDADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
O BRASIL É UM PAÍS POPULOSO, OU SEJA, POSSUI UMA POPULAÇÃO BASTANTE NUMEROSA. MAS SERÁ QUE EXISTEM MAIS CRIANÇAS E JOVENS DO QUE ADULTOS E IDOSOS EM NOSSO PAÍS?
1) FAÇA UMA PESQUISA SOBRE ESSE ASSUNTO E ESCREVA EM SEU CADERNO.
2) FAÇA O GRÁFICO DA PÁGINA 324 COM A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO POR FAIXA ETÁRIA.
3) QUAIS SÃO AS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO; ( PÁGINA 325 )
A) CRIANÇAS E JOVENS
B) ADULTOS
C) IDOSOS
4) LER E RESOLVER AS PÁGINAS 324 A 328
1) COPIAR NO CADERNO O TEXTO E RESPONDER AS PERGUNTAS.
CIÊNCIAS – 17/06/2020 – QUARTA -FEIRA
HABILIDADES:
(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana
16//06/2020 -TERÇA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA/ REDAÇÃO
HABILIDADES:
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos
linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de
concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação,
ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto,
quando for o caso.
(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de
referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e
demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal
(pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa,
oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.
(EF35LP09)
Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as
normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
(EF05LP24) Planejar e produzir texto sobre tema de interesse,
organizando resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou
digitais, incluindo imagens e gráficos ou tabelas, considerando a situação
comunicativa e o tema/assunto do texto.
ATIVIDADES;
1) LER E RESOLVER AS PÁGINAS 36 A 39
REDAÇÃO
1) ESCREVER A BIOGRAFIA DE VINÍCIUS DE MORAES ( FATOS MARCANTES)
2) PESQUISAR, ESCOLHER E ESCREVER NO CADERNO UM POEMA DE VINÍCIUS DE
MORAES.
3) DEPOIS ILUSTRAR O POEMA QUE ESCOLHEU.
15/06/2020 -SEGUNDA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR : MATEMÁTICA
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.
(EF05MA10)
Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre
dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um
desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.
(EFO5MA11)
Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma
igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.
Analisar
o papel dos sinais de associação (parênteses) na resolução de expressões
aritméticas simples, relacionando a ordem de resolução das operações na
expressão.
ATIVIDADES: EXPRESSÕES NUMÉRICAS
OBSERVAÇÕES:
- QUANDO EM UMA EXPRESSÃO APARECEM MULTIPLICAÇÕES E ADIÇÕES, PRIMEIRO EFETUAMOS A MULTIPLICAÇÕES E DEPOIS AS ADIÇÕES.
- QUANDO EM UMA EXPRESSÃO APARECEM PARÊNTESES, PRIMEIRO EFETUAMOS AS OPERAÇÕES QUE ESTÃO DENTRO DOS PARÊNTESES .
BOM DESCANSO....10/06/2020
10/06/2020 - QUARTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS
TÓPICO: A ÁGUA E
AS ATIVIDADES HUMANAS:
HABILIDADES:
(EF05CI02)
Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para
explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no
clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no
equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
(EF05CI04)
Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades
cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses
recursos.
ATIVIDADES
1) LER E RESOLVER AS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 230 A 237
09/06/2020
COMPONENTE CURRICULAR; LÍNGUA PORTUGUESA/REDAÇÃO
HABILIDADES
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões
desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto,
identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou
pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos,
demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai
ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do
texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de
produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem
como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria
obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas
antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses
realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor,
informações de
interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que
circulam em meios impressos ou digitais
ATIVIDADES:
1) LER E RESPONDER AS PÁGINAS 24 A 30
REDAÇÃO
1) ATIVIDADES DAS PÁGINAS 31 E 32 PRODUÇÃO DE TEXTO DEVERÁ SER FEITA NO CADERNO COM CAPRICHO.
08/06/2020 -SEGUNDA-FEIRA
HABILIDADES;
EF05MA08: Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão
com números naturais envolvendo números racionais cuja representação decimal é
finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero),
utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e
algoritmos.
(EF05MA09) - Resolver e elaborar problemas simples de contagem
envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de
agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os
elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.
(EF05MA10)
Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre
dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um
desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.
(EFO5MA11) Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença
matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é
desconhecido.
ATIVIDADES
1) RESOLVER AS ATIVIDADES DO LIVRO PÁGINAS 102 A 106
2) ARME E EFETUE:
A) 2.456 X 34 = H) 4.325 : 24 =
B) 6.986 X 47= I) 9.364 : 23 =
C) 5.987 X 85 = J) 2.534 : 145 =
D) 9.634 X 93 = K) 4967 : 32 =
E) 7.923 X 69 = L) 2.762 : 22 =
F) 3.976 X 39 = M) 3.725 : 37 =
G) 2.976 X 38 = N) 5.580 : 154 =
3) RESOLVA:
A) ( 325 + 276 ) + 13 =
B) 678 + ( 289 - 34 ) =
C) (1.567 - 345 ) + 148 =
D) 965 + ( 367 - 28 ) =
4) ESCREVA POR EXTENSO:
A) 12.876
B) 567
C) 1.897.345
D) 5.924.567
E) 897
BOA SEMANA, TE AMO.
05/06/2020 -SEXTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
HABILIDADES:
(EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
ATIVIDADES:
1) LER E RESOLVER AS PÁGINAS 257 A 260
2) FAZER O ESQUEMA DA PÁGINA 261 NO CADERNO
3) FAÇA UMA PESQUISA PARA PRÓXIMA AULA SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL:
- A PESQUISA DEVE SER MANUSCRITA NO CADERNO
- ESCREVER SOBRE A HISTÓRIA, CAUSA, E A CHEGADA DA FAMÍLIA REAL
04/06/2020 -QUINTA -FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
ATIVIDADES
1) ESTUDAR AS PÁGINAS 317,331 E 345 DO MÓDULO 1
2) LER E RESPONDER AS PÁGINAS 319 E 320 DO MÓDULO 2
3) FAZER O ESQUEMA DA PÁGINA 321 NO CADERNO
4) RESOLVER O NÚMERO 5 DA PÁGINA 320 NO CADERNO.
AMO VOCÊS!!!!!!!
03/06/2020 -QUARTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS
HABILIDADES;
(EF05CI02)
Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para
explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no
clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no
equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
(EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros
materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis
de utilização desses recursos.
ATIVIDADES
1) ESTUDAR AS PÁGINAS 211,227 E 238 DO MÓDULO 1
2) LER E RESOLVER AS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 220 A 224 ( MÓDULO 2)
3) RESPONDA NO CADERNO.
A) QUAIS OS ESTADOS DA ÁGUA E ESCREVA SOBRE CADA UM.
B) ESCREVA SOBRE O CICLO HIDROLÓGICO EXPLICANDO;
- VAPORIZAÇÃO
- CONDENSAÇÃO
- PRECIPITAÇÃO
- INFILTRAÇÃO
' ESTUDE UM POUCO A CADA DIA '
02/06/2020-TERÇA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
HABILIDADES:
(EF15LP03) Localizar
informações explícitas em textos.
ATIVIDADES DE REVISÃO - RESOLVER NO CADERNO
1) DEFINA:
A) NOTÍCIA
B) VERBETE DE ENCICLOPÉDIA
2) SEPARE AS SÍLABAS E CLASSIFIQUE QUANTO A SÍLABA TÔNICA.
A) DINOSSAURO
B) NINGUÉM
C) SÉCULO
D) ESCAVAÇÃO
E) ANIMAL
F) NÚMERO
G) GUARANÁ
3) COMPLETE AS FRASES A SEGUIR EMPREGANDO POR QUE,POR QUÊ, PORQUE, PORQUÊ.
A) -________________COMEMOS QUANDO ESTAMOS COM FOME?
B)A PROFESSORA NOS CHAMOU_______________?
C) O CHURRASCO ATRASOU ________________ CHOVEU MUITO.
D) PEDRO NÃO SABIA O ______________ DA FESTA.
4) CONJUGUE O VERBO AMAR NO PRESENTE DO INDICATIVO.
5) ATIVIDADES DAS PÁGINAS 19 E 20
6) RESOLVER O NÚMERO 3 DA PÁGINA 20 NO CADERNO.
BOM ESTUDO.
01/06/2020-SEGUNDA FEIRA
EF05MA08: Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais envolvendo números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
MULTIPLICAÇÃO POR 10, 100 E 1.000
Quando multiplicamos um número por 10, basta acrescentarmos à direita do número um zero. Ex: 45 x 10 = 450
Quando multiplicamos um número por 100, basta acrescentarmos à direita do número dois zeros. Ex: 24 x 100 = 2400
Quando multiplicamos um número por 1000, basta acrescentarmos à direita do número três zeros. Ex: 67 x 1.000 = 67 000
RESOLVA EM SEU CADERNO:
1) FAÇA AS CONTAS:
a) 25 x 10= b) 37 x 10 = c) 345 x 10 = d) 178 x 10 =
e) 89 x 100 = f) 96 x 100 = g) 876 x 100 = h) 12 x 100=
i) 3 x 1.000= j) 62 x 1.000 k) 28 x 1.000 l) 21 x 1.000 =
2) ENCONTRE, EM CADA OPERAÇÃO, QUEM ESTÁ FALTANDO.
A) 423 - _________ = 16
B) 387 + __________ = 500
C) 1980 : ________ = 660
D) 741 x 65 = _________
3. RESOLVA AS CONTAS E MARQUE A RESPOSTA CERTA.
a) 234 X 58 = ( ) 13.257 ( ) 31.572 ( ) 13.572
b) 8720 : 20 = ( ) 436 ( ) 463 ( ) 364
c) 9910 – 6930 = ( ) 2980 ( ) 2908 ( ) 2890
d) 1122 + 5566 = ( ) 8866 ( ) 8686 ( ) 6688
4) RESOLVER AS PÁGINAS 97 A 101
29/05/2020 – SEXTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR; HISTÓRIA
TÓPICO:
O TRABALHO NAS MINAS
HABILIDADES:
ATIVIDADES
1) LER E RESOLVER AS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 254 E 255
2) FAZER A ENTREVISTA DA PÁGINA 256 NO CADERNO COM PERGUNTAS E RESPOSTAS.
28/05/2020 – QUINTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
TÓPICO: A POPULAÇAO BRASILEIRA
HABILIDADES.
(EF05GE01) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na
Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e
condições de infraestrutura.
(EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e
analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu
crescimento.
ATIVIDADES:
COPIAR NO CADERNO:
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
VAMOS PESQUISAR: CENSO DEMOGRÁFICO
27/05/2020 – QUARTA -FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS
TÓPICO:
HORMÔNIOS E GLÂNDULAS
HABILIDADES
ATIVIDADES
1) LER E RESOLVER AS PÁGINAS 214 A 216
2) ACESSE O LINK ABAIXO E ESCREVA EM SEU CADERNO OS TIPOS DE DIABETES EXPLICANDO CADA UM:
https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/tipos-de-diabetes
26/05/2020 –TERÇA-FEIRA
TÓPICO:
ESTRATÉGIA DE FALA E ESCUTA
HABILIDADES:
COMPETÊNCIAS
GERAIS 2: Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos
das diferentes áreas.
COMPETÊNCIAS
GERAIS 5: Compreender, utilizar e criar
tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva.
ATIVIDADES
1) RESOLVER AS PÁGINAS 86 A 90 MÓDULO 1
2) RESOLVER AS PÁGINAS 10 A 15 MÓDULO 2
REDAÇÃO
OBSERVE A TIRINHA ABAIXO E ESCREVA UM TEXTO SOBRE ELA.
NÃO ESQUEÇA DOS PARÁGRAFOS, PONTUAÇÃO, LETRAS MAIÚSCULAS NO INÍCIO DAS FRASES.
ESCOLHA UM TÍTULO BEM LEGAL. ESCREVA CONTANDO O QUE CALVIN PODERIA TER FEITO PARA DEIXAR SEU PAI MUITO BRAVO.
PEÇA PARA A MAMÃE OU PAPAI PARA LEREM O SEU TEXTO
USEM A IMAGINAÇÃO.
25/05/
TÓPICO:
VISTAS
HABILIDADES:
(EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas planificações
(prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus
atributos.
MAIS UMA SEMANA SE INICIA, DESEJO A VOCÊS SABEDORIA.
1) LER E RESOLVER AS PÁGINAS 173 A 176 ( MÓDULO 1 )
2) RESOLVER AS PÁGINAS 181 A 188 MAIS ATIVIDADES ( MÓDULO 1)
FAÇAM CO ATENÇÃO E DEDICAÇÃO.
22/ 05/2020 -SEXTA-FEIRA
TÓPICO: A MINERAÇÃO NO BRASIL
HABILIDADES:
( EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do
poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras
formas de ordenação social.,
(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito
à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos
EF05HI06 Comparar o
uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar
os significados sociais. Políticos e culturais.
TÓPICO: CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
HABILIDADES:
COMPETÊNCIA 2: EXERCITAR A CURIOSIDADE INTELECTUAL, NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO, PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
COMPETÊNCIA 4 : EXPRESSAR-SE POR MEIO DE DIFERENTES LINGUAGENS BUSCANDO O ENTENDIMENTO ENTRE O EMISSOR E O RECEPTOR DA MENSAGEM
- O TRABALHO DEVERÁ SER MANUSCRITO NO CADERNO
- DEVE CONTER: INTRODUÇÃO, TAXA DE CRESCIMENTO E TAXA DE MORTALIDADE, OCUPAÇÃO POPULACIONAL DE CADA REGIÃO, IDH
- ACESSE O LINK PARA REALIZAR O SEU TRABALHO
TÓPICO:
SISTEMA NERVOSO
HABILIDADES:
TÓPICO:
SINAIS DE PONTUAÇÃO
HABILIDADES:
(
EF15LP11) : RECONHECER CARACTERÍSTICAS DA CONVERSAÇÃO ESPONTÃNEA PRESENCIAL,
RESPEITANDO OS TURNOS DE FALA, SELECIONANDO E UTILIZANDO, DURANTE A CONVERSAÇÃO,
FORMAS DE TRATAMENTO ADEQUADAS, DE ACORDO COM A SITUAÇÃO E A POSIÇÕES DO
INTERLOCUTOR.
(
EF05LP04) DIFERENCIAR, NA LEITURA DE TEXTOS, VÍRGULA,PONTO E VÍRGULA,
DOIS-PONTOS E RECONHECER, NA LEITURA DE TEXTOS, O EFEITO DE SENTIDO QUE DECORRE
DO USO DE RETICENCIAS, ASPAS, PARÊNTESES.
TÓPICO:FIGURAS
GEOMÉTRICAS ESPACIAIS
(EF05MA16)
ASSOCIAR FIGURAS ESPACIAIS AS SUAS PLANIFICAÇÕES( PRISMAS, PIRÂMIDES CILINDROS
E CONES) E ANALISAR, NOMEAR E COMPARAR SEUS ATRIBUTOS.
TÓPICO:
A ESCRAVIZAÇÃO INDÍGENA
HABILIDADES:
(
EF05HI10) INVENTARIAR OS PATRIMÔNIOS MATERIAIS E IMATERIAIS DA HUMANIDADE E
ANALISAR MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS DESSES PATRIMÔNIOS AO LONGO DO TEMPO.
TÓPICO: O POVO BRASILEIRO
HABILIDADES:
( EF05GE01) DESCREVER E ANLISAR DINÂMICAS POPULACIONAIS NA UNIDADE
DA FEDERAÇÃO EM QUE VIVE, ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE MIGRAÇÕES E CONDIÇÕES DE
INFRAESTRUTURA.
ATIVIDADES
O POVO BRASILEIRO - CAPÍTULO 4 - MÓDULO 2
1) Ler e resolver as páginas 292 a 298
2) Faça a entrevista da página 298 no caderno, as perguntas devem ser copiadas para depois responder.
3) Faça o esquema da página 299 no caderno.
4) Faça em seu caderno um pequeno texto que descreva a importância da cultura brasileira para a sua família.
13/05/2020-QUARTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS
TÓPICO: SISTEMA URINÁRIO
HABILIDADES:
ATIVIDADES
1) Atividades das páginas 240 a 244 Módulo 1
2) Atividades das páginas 190 a 196 Módulo 2 ( Sistema Urinário )
" BOM ESTUDO"
12/05/2020-TERÇA -FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA/ REDAÇÃO
TÓPICO:
MODOS VERBAIS
HABILIDADES:
(
EF05LP05) IDENTIFICAR A EXPRESSÃO DE PRSENTE, PASSADO E FUTURO EM TEMPOS
VERBAIS DO MODO INDICATIVO.
(EF05LP06) FLEXIONAR, ADEQUADAMENTE, NA ESCRITA E NA ORALIDADE,OS VERBOS EM CONCORDÃNCIA COM PRONOMES PESSOAIS/NOMES SUJEITOS DA ORAÇÃO
ATIVIDADES
ESCREVA NO CADERNO
MODO VERBAIS
11/05/2020 -SEGUNDA-FEIRA
MAIS UMA SEMANA SE INICIA E VAMOS SEMPRE FOCAR NOS ESTUDOS.
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
TÓPICO: OPERAÇÃO INVERSA
HABILIDADES:
(EF05MA07) RESOLVER E
ELABORAR PROBLEMAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS
RACIONAIS, CUJA REPRSENTAÇÃO DECIMAL, SEJA FINITA, USANDO ESTRATÉGIAS DIVERSAS,
COMO CÁLCULO POR ESTIMATIVA CÁLCULO MENTAL E ALGORITMOS
ATIVIDADES
1) Ler e resolver as páginas 142 a 150
UM DIA ABENÇOADO.
08/05/2020 - SEXTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
TÓPICO: AS GRANDES NAVEGAÇÃOES
HABILIDADES:
ATIVIDADES
1) Ler e responder as atividades das páginas 268 a 280
Responda em seu caderno:
1) Como era a vida dos marinheiros nas Grandes Navegações?
2) O que era o Tratado de Tordesilhas?
3) Como viviam os povos africanos? ( página 270)
4) Defina:
a) História
b) Sujeito histórico
c) Fonte histórica
d) Tempo da natureza
e) Tempo histórico
5) Escreva como você imagina que foi o encontro entre os portugueses e os indígenas.
07/05/2020-QUINTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
TÓPICO: BRASIL CRESCIMENTO URBANO E ORGANIZAÇÃO TERRITORIAL
HABILIDADES:
(EF05GE03): IDETIFICAR AS FORMAS E FUNÇÕES DAS CIDADES E ANALISAR AS
MUDANÇAS SOCIAIS, CONÔMICAS E AMBIENTAIS
PROVOCADAS PELO SEU CRECIMENTO.
(EFO5GEO4) RECONHECER AS CARACTERÍSTICAS DA CIDADE E ANALISAR AS
INTERAÇÕES ENTRE A CIDADE E O CAMPO E
ENTRE CIDADES NA REDE URBANA.:
BRASIL CRESCIMENTO URBANO E ORGANIZAÇÃO TERRITORIAL
ATIVIDADES
1) Ler as páginas 341 a 343.
2) Fazer o esquema no caderno da página 345.
3) Resolver as atividades das páginas 344, 347 a 350.
06/05/2020- QUARTA -FEIRA
TÓPICO: SISTEMA CARDIOVASCULAR
HABILIDADES:
EF05CIO6 : IDENTIFICAR E LOCALIZAR OS COMPONENTES DO SISTEMA
CARDIOVASCULAR.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
1) Resolva as atividades das páginas 228 a 238
2) Qual é a função do sistema cardiovascular?
3) Quais são os componentes do sistema cardiovascular?
4) Escreva os tipos de papeis desse sistema.
5) Faça a correspondência;
( 1 ) Artéria ( ) são ramificações dos vasos sanguíneos .
( 2 ) Veias ( ) são fragmentos de células.
( 3 ) Capilares ( ) são células presentes em maior quantidade no sangue.
( 4 ) Leucócitos ( ) são vasos sanguíneos com parede espessa.
( 5 ) Hemácias ( ) são vasos sanguíneos com parede mais fina que as das artérias.
( 6 ) Plaquetas ( ) são células relacionadas as defesas do organismo.
6) Como funciona o coração?
7) Faça no seu caderno o esquema da página 238.
' VOCÊ É MUITO ESPECIAL '
05/05/2020- TERÇA FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA/REDAÇÃO
TÓPICO:
LEITURAS
HABILIDADES:
EF15LP03: LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS
EM TEXTOS
EF15LP16 : RECONHECER QUE OS TEXTOS LITERÁRIOS FAZEM PARTE DO MUNDO DO IMAGINÁRIO E APRESENTAM UMA DIMENSÃO LÚDICA, DE ENCANTAMENTO, VALORIZANDO-OS, EM SUA DIVERSIDADE CULTURAL, COMO PATRIÔNIO ASTÍSTICO DA HUMANIDADE
ATIVIDADES
1) Leitura das páginas 46 e 47
2) Resolver as atividades das páginas 48 a 52
REDAÇÃO
Redigir um texto com o título: MEU HERÓI
O texto deve conter: início, meio e fim
Observar a pontuação, parágrafo, acentuação e letras maiúsculas.
' LEIA SEMPRE, POIS A LEITURA TE FAZ CRESCER NO CONHECIMENTO'
04/05/2020 -SEGUNDA -FEIRA
TÓPICO:PROPRIEDADE DA ADIÇÃO
COMUTATIVA: A ORDEM DAS PARCELAS NÃO ALTERA A SOMA:
Ex: 5 + 3 = 8 ou 3 + 5= 8
ASSOCIATIVA: EM UMA ADIÇÃO DE TRÊS OU MAIS PARCELAS, A ASSOCIAÇÃO DAS PARCELAS DE MANEIRAS DIFERENTES NÃO ALTERAM A SOMA.
Ex: ( 20 + 5 ) + 3 = 28 ou 20 + ( 5 + 3 ) = 28
ELEMENTO NEUTRO: EM UMA ADIÇÃO DE DUAS PARCELAS EM QUE UMA DELAS É IGUAL A ZERO, A SOMA É IGUAL A OUTRA PARCELA:
Ex: 82 + 0 = 82 ou 0 + 82 = 82
ATIVIDADES:
1) Efetue usando a propriedade comutativa:
A) 768 +430=
B) 430 + 768=
C) 1.436 + 278=
D) 278+ 1.436=
E) 7.563 + 2.836=
F) 2.836 + 7.563=
2)Resolva as contas pela propriedade associativa.
A) ( 136+13) + 43=
B) 136+ (13+43)=
C) 765+(260+85)=
E) (765+260)+85
F) 1.715+(25+30)
G) (1.715+25)+30
3) Resolva pela propriedade do elemento neutro.
A) 0+375=
B) 583 +0=
C) 1.815 +0=
D)0+913=
E) 2.375 +0 =
4) Resolva as atividades do livro páginas 129 a 133.
30/04/2020 -QUINTA-FEIRA
Componente Curricular : Ciências
TÓPICO: SISTEMA RESPIRATÓRIO
1) Ler e resolver as atividades das páginas 219 a 226.
2) Fazer um esquema no caderno. ( exemplo na página 227)
3) Mediante o que estamos enfrentando, pandemia, escreva um texto sobre os cuidados com o sistema respiratório.
TE AMO A CADA DIA.
29/04/2020- QUARTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
CAPÍTULO 3: O BRASIL E O MUNDO
ATIVIDADES:
1) Leiam os textos e resolvam as atividades das páginas 334 a 340.
COPIAR AS PERGUNTAS E RESPONDER EM SEU CADERNO:
1) Quantos e quais são os continentes?
2) O Brasil está localizado em qual continente?
3) Observando a linha do Equador, podemos dizer que a maior parte do Brasil está localizado em qual Hemisfério?
4) Como pode ser dividido o continente Americano?
5) Defina: Pontos Extremos
6) Como é composta a divisão política do Brasil?
7) Escreva os nomes dos estados juntamente com suas capitais.
TE AMO
28/04/2020 -TERÇA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
HABILIDADES:EF05LP05: IDENTIFICAR A EEXPRESSÃO DE PRESENTE, PASSADO, FUTURO EM TEMPOS VERBAIS DO MODO IDICATIVO.
ATIVIDADES : VERBO
1) Resolver as atividades do livro, páginas 41 a 45.
2) Defina VERBO
3) Escreva ao lado: ação, fenômeno ou estado.
a) Ventava muito ________________________
b) Ela era alegre _______________________
c) Choveu demais ______________________
d) A menina está triste __________________
e) Paula estava contente __________________
4) Escreva as frases abaixo passando para o futuro:
a) Estamos brincando em casa.
b) Liz comprou um carro novo.
c) O passeio ao cinema foi muito legal.
d) O pintor terminou a pintura no domingo.
e) Marcelo brincou de amarelinha.
"TE AMO A CADA DIA"
27/04/ 2020- SEGUNDA -FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
HABILIDADES: EF05MA07: EFETUAR ADIÇÕES E SUBTRAÇÃO USANDO O ALGORÍTMO. RECONHECER OS TERMOS.
ATIVIDADES: ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
1) LEIA AS PÁGINAS 122 E 123
2) RESOLVA AS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 124 A 128
3) ARME E EFETUE EM SEU CADERNO
A) 5.649 + 278 = B) 4.736 + 934 = C) 3.957 + 6.756=
D) 1.463 + 8.532 = E) 7.382 + 12 + 2 = F) 8.691 + 468 =
G) 7.243 - 2.436 = H) 6.562 - 4.642 = I) 5.324 - 138 =
J) 4.251 - 466 = K) 3.618 - 2.417 = L) 1.832 - 765=
24/04/20 -SEXTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
TÓPICO: AS GRANDES NAVEGAÇÕES
Mais uma semana vencida, devemos sempre ter um coração agradecido.
Componente Curricular: História
AS GRANDES NAVEGAÇÕES
ATIVIDADES
1) Ler as páginas 264 a 266
2) Escreva com suas palavras em seu caderno o que você entendeu sobre cada tópico:
- As grandes navegações
- A importância das especiarias
- As tecnologias de navegação
- A sociedade ibérica no século XV
4) Escreva os tipos de especiarias para o comércio.
5) Escreva os exemplos de tecnologia usado nas navegações.
6) Quem eram os povos ibéricos?
7) Defina monarquia.
8) Resolva as atividades da página 267.
BOM FINAL DE SEMANA, NÃO ESQUEÇAM... EU AMO VOCÊS!!!!!!!
23/04/2020 - QUINTA-FEIRA
MEUS AMORES, FICO ORGULHOSA DE VER O DESEMPENHO DE VOCÊS, CONTINUEM ASSIM.
Componente Curricular: Geografia
ATIVIDADES
1) Leia as páginas 324 a 326, 328 e 329
2) Resolva as atividades da página 330
3) Responda em seu caderno, você deverá copiar e responder:
a) As linhas imaginárias foram criadas para localizar os diferentes lugares na superfície terrestre. Faça uma pesquisa sobre cada uma.
b) As linhas imaginárias dividem a Terra em dois hemisférios. Quais são eles?
c) Escreva a função de obter imagens de um satélite na transformação da natureza.
22/04/2020 -QUARTA-FEIRA
HABILIDADES: :EF35LP05 : CONHECER AS CARACTERÍSTICAS, A FUNÇÃO SOCIAL
E A ESFERA DE CIRCULAÇÃO DOS GÊNEROS
AUTOBIOGRAFIA
AUTOBIOGRAFIA
A autobiografia apresenta fatos ou acontecimentos importantes da vida da pessoa que vivenciou , ou seja a História da sua vida.
1) Leia os textos das páginas 34 a 38
2) Responda as questões das páginas 39 e 40.
Componente curricular: Redação
Agora que você já sabe o que é autobiografia, deverá escrever a sua história, contendo:
Introdução: Poderá se indentificar com seu nome, ano em que nasceu, cidade etc...
Meio: Escrever fatos marcantes que aconteceram em sua vida com as datas dos acontecimentos.
Fim: Poderá fazer uma conclusão de tudo.
"LEMBRE-SE NOSSA HISTÓRIA É ALGO QUE MARCA A NOSSA VIDA"
20/04/2020 - SEGUNDA –FEIRA
TÓPICO:
NUMERAÇÃO ROMANA
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
NÚMEROS ROMANOS
1) Atividades das páginas 114 a 117
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
ATIVIDADES - HISTÓRIA
1) Ler as páginas 258 a 260 : Cuidando dos Patrimônios
2) Responda:
a) Em sua opinião, qual é a importância de preservar os patrimônios?
b) Faça uma pesquisa sobre patrimônios materiais e imateriais.
c) Pesquise quais são os patrimônios da sua cidade e escolha um e escreva sobre ele: ( se possível cole uma gravura ou desenhe)
ATIVIDADES - ARTES
Observe a letra da canção AQUARELA do compositor Toquinho.
Numa folha qualquer
Eu desenho um Sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão
E me dou uma luva
E se faço chover, com dois riscos
Tenho um guarda chuva
Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota a voar no céu
Vai voando, contornando
A imensa curva norte-sul
Vou com ela viajando
Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Branco navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul
Entre as nuvens vem surgindo
Um lindo avião rosa e
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar
Basta imaginar e ele está partindo
Sereno e lindo
E se a gente quiser
Ele vai pousar
Numa folha qualquer
Eu desenho um navio de partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida
De uma América a outra
Consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo
Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente a esperar
Pela gente o futuro está
E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda nossa vida
E Depois convida
A rir ou chorar
Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela que um dia enfim
Descolorirá
Numa folha qualquer
Eu desenho um Sol amarelo
Que descolorirá
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
Que descolorirá
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo
Que descolorirá
Que descolorirá
1) Copiar a letra no caderno e representar cada estrofe com um desenho:
" DESEJO A VOCÊS UM MARAVILHOSO FINAL DE SEMANA"
16/04/2020 - GEOGRAFIA- QUINTA FEIRA-
TÓPICO:
AS REPRESENTAÇÕES DA TERRA
ATIVIDADES:
1) Ler e resolver as páginas 320 á 323 do livro didático.
TÍTULO: OS SATÉLITES
DATA DA ENTREGA: 23/04
MANUSCRITO NO CADERNO COM GRAVURA OU DESENHO.
Escreva a definição de satélite artificial e natural.
Pesquisar sobre o primeiro satélite artificial, em sua pesquisa deve conter:
- Nome do satélite
- Ano de lançamento
- País
- Motivo
- Missão científica e destino
15/04/2020 - CIÊNCIAS- QUARTA -FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS
TÓPICO: SISTEMA RESPIRATÓRIO
MAIS UM DIA E RECEBA O MEU ABRAÇO.
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Mediante os textos das páginas 214 a 217 responda as questões abaixo.
1) Qual é a importância da atmosfera?
2) Qual é a importância do gás oxigênio para os seres humanos?
3) Como é composto o gás oxigênio?
4) Defina:
a) Inspiração
b) Expiração
5) Qual é o caminho percorrido pelo alimento até chegar ao estômago?
6) Qual é o caminho percorrido pelo ar inspirado até chegar aos pulmões?
7) Por que engasgamos?
8) Nesse período de pandemia, a recomendação foi usar máscara. Explique com suas palavras o motivo dessa precaução.
9) Resolva a página 218 do livro.
10) Observe a imagem abaixo e escreva um texto sobre os cuidados com o nosso sistema respiratório, podendo ressaltar a atual situação que estamos vivendo. ( 15 linhas)
" Sempre reserve um tempo para uma boa leitura"
14/04/2020 - LÍNGUA PORTUGUESA- TERÇA -FEIRA
TÓPICO: VERBETE DE ENCICLÓPEDIA
Queridos alunos, não esqueçam de estudar todos os dias e caprichar no caderno.
Hoje vamos estudar sobre Verbete de enciclopédia
Verbete de enciclopédia é um texto expositivo, que apresenta informações sobre o assunto em questão. Geralmente possui imagens que ilustram o texto.
1) Resolver a atividade no caderno da página 30 do livro ( planejar o verbete)
2) Produção do verbete, atividade no caderno da página 31 do número 1 ao 5.
3) Preencha o quadro do seu desempenho.
4) Grave um vídeo com seu texto e envie via what.
5) Essa atividade será avaliativa.
" Quanto maior for o esforço nos estudos, melhor será seu desempenho".
Saudades, TIA KARLA
13/04/20 MATEMÁTICA - SEGUNDA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
TÓPICO: AS 4 OPERAÇÕES E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
VAMOS RESOLVER OS EXERCÍCIOS NO CADERNO:
1) Escreva quantas ordens e quantas classes são formados estes números:
a) 8.009
b) 3.284.572
c) 1.796
d) 8.100.345
e) 46.090
f) 8
g) 13.805
h) 21
2) RESOLVA OS PROBLEMAS:
a) Um feirante comprou 8 centenas de laranjas, 2 centos e meio de mangas e 670 abacaxis para vender na feira. Quantas frutas o feirante comprou ?
b) Anita tinha 145 selos em sua coleção. Ganhou mais alguns de sua tia e ficou com 182. Quantos selos Anita ganhou de sua tia?
c) Em um teatro havia adultos e crianças. No total havia 904 pessoas, sendo que 385 eram crianças. Quantos eram os adultos?
d) Em uma campanha foram arrecadadas 4830 camisas , 2.670 calças e 1.516 vestidos. Quantas peças de roupas foram arrecadadas?
e) Em uma escola havia 1.400 alunos,sendo 380 no primeiro período e 430 no segundo. Quantos alunos havia no terceiro período?
f) Tenho duas contas de água a pagar, uma de R$58,00 e outra de R$89,00. Quanto falta se já possuo R$120,00?
g) Pedro tem 1.972 bolinhas de gude, Maria tem 380 bolinhas a menos que Pedro. Quantas bolinhas os dois tem juntos?
h) Um pipoqueiro fez 450 sacos de pipocas doces e 580 sacos de pipocas salgadas. Vendeu 336 sacos de pipocas doces e 265 sacos de pipocas salgadas. Quantos sacos de pipocas sobraram?
09/04/20 GEOGRAFIA - QUINTA -FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR:
GEOGRAFIA
TÓPICO: A TERRA
HABILIDADES: COMPETÊNCIA GERAL 2 / COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 4:
COMPREENDER QUE A TERRA RECEBE A
QUANTIDADE DIFERENTE DE LUZ DO SOL.
OLÁ MEUS AMORES, VAMOS CONTINUAR ESTUDANDO SOBRE O NOSSO PLANETA: A TERRA.
FAÇAM UMA PESQUISA E RESPONDAM AS PERGUNTAS EM SEU CADERNO.
1) Quais astros giram em torno do Sol?
2) Quais são os planetas que são maiores que a Terra?
3) Qual planeta possui Anéis?
4) Qual é o planeta mais próximo do Sol e o mais distante?
5) Como se chama o percurso de um planeta em torno do Sol?
6) Qual é o único satélite natural da Terra?
7) No período do dia 6 a 10, estamos presenciando o fenômeno da Lua Rosa. Faça uma pesquisa sobre esse fenômeno e ilustre.
DESEJO À VOCÊ E SUA FAMÍLIA UMA FELIZ PÁSCOA!!!
SAUDADES DE VOCÊS....TIA KARLA
08/04/20 CIÊNCIAS - QUARTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS
TÓPICO: DIGESTÃO
HABILIDADES: COMPETÊNCIA GERAL 8 / COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 7
OLÁ MEUS AMORES, ESPERO VÊ-LOS EM BREVE, POIS ESTOU COM MUITAS SAUDADES. SEGUE A ATIVIDADE PARA HOJE, FAÇAM COM CAPRICHO NO CADERNO.
ACESSE O LINK PARA ASSISTIR O VÍDEO E DEPOIS RESPONDAM ÀS PERGUNTAS:
https://www.youtube.com/watch?v=xZnGPPDUnxQ
1) Diferencie digestão mecânica e química:
2) O que é bolo alimentar?
3) O que é suco gástrico e qual a sua função?
4) O que acontece quando o bolo alimentar chega ao intestino?
5) Observe o esquema da página 211 do livro e faça o seu no caderno.
SEGUNDA-FEIRA 03/04
INGLÊS:
03/04/2020 – SEXTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA
TÓPICO: LEITURA DE LIVRO/
AUTOBIOGRAFIA
HABILIDADES:EF35LP05 : CONHECER AS CARACTERÍSTICAS, A FUNÇÃO SOCIAL E A
ESFERA DE CIRCULAÇÃO DOS GÊNEROS
AUTOBIOGRAFIA
ATIVIDADES:
1) LER O LIVRO A HISTÓRIA DA
OSTRA E A BORBOLETA.
2) LER E RESOLVER AS
ATIVIDADES PROPOSTAS DENTRO DO LIVRO.
3) PESQUISAR O QUE É AUTOBIOGRAFIA.
4) ESCREVER A SUA AUTOBIOGRAFIA.
02/04/2020 – QUINTA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR:
GEOGRAFIA
TÓPICO: FORMA ESFÉRICA DA
TERRA
HABILIDADES: COMPETÊNCIA GERAL 2 / COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 4 :
RECONHECER A FORMA ESFÉRICA DA TERRA.
ATIVIDADES
1) RESOLVER AS ATIVIDADES DAS
PÁGINAS 310 A 314.
2) EM SALA IREMOS MONTAR A
TERRA, SERÁ PRECISO UM BOLA DE ISOPOR PEQUENA E TINTAS.
01/04/2020 – QUARTA – FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR:
CIÊNCIAS
TÓPICO: A IMPORTÂNCIA DA
NUTRIÇÃO
HABILIDADES: EF05CI06 :
COMPREENDER COMO OCORRE A NUTRIÇÃO DO CORPO HUMANO;
ATIVIDADES:
1) RESOLVER AS ATIVIDADES DA
PÁGINA 196.
2) ELABORAR UM CARDÁPIO NUTRITIVO.
Meus alunos queridos, em breve nos iremos encontrar. ( Tia Karla)
31/03/2020 – TERÇA-FEIRA
COMPONENTE CURRICULAR:
MATEMÁTICA
TÓPICO: SISTEMA NUMERAÇÃO
DECIMAL:
HABILIDADES EF05MA01 : IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS
CARACTERÍSTICAS SO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
ATIVIDADES:
1) ATIVIDADES DAS PÁGINAS 94 A
98.
2) JOGO SOBRE A PANDEMIA NO
LINK.
https://drive.google.com/open?id=1DBG0Ot-2XxYNV3wrIw6iQ6iGcoKxX7eA
SEGUNDA-FEIRA 30/03
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA
TÓPICO: NOTÍCIA
HABILIDADES: EF35LP05 :
CONHECER AS CARACTERÍSTICAS, A FUNÇÃO SOCIAL E A ESFERA DE CIRCULAÇÃO DOS
GÊNEROS NOTÍCIA, VERBETE.
ATIVIDADES:
1) PESQUISAR UMA NOTÍCIA E
ESCREVA ESTRUTURAS DA MESMA.
Hello! How are you guys? I miss you so much! You have to study even at home, so let's go.
Watch the video:
Write
the answer in your english notebook.
SEXTA-FEIRA
27/03
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
TÓPICO: LEITURA DE LIVRO
HABILIDADES: EF35LP03: LER E COMPREENDER A LEITURA
ATIVIDADES:
LER O LIVRO A CASA SONOLENTA E RESPONDER AS QUESTÕES
ABAIXO:
1) NOME DO LIVRO
2) QUAL OUTRO TÍTULO VOCÊ DARIA?
3) POR QUE A HISTÓRIA TEM ESSE NOME?
4) EM QUAL LOCAL SE PASSA A HISTÓRIA?
5) QUEM SÃO OS PERSONAGENS?
6) POR QUE TODOS DORMIAM NESSA CASA.
7) COMO TERMINOU A HISTÓRIA?
8) QUAL OUTRO FINAL VOCÊ DARIA?
QUINTA - FEIRA 26/03
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
TÓPICO: PRODUÇÃO DE TEXTO
HABILIDADES: : : EF35LP07, EF35LP08, EF35LP09, EF05LP24
Estabelecer relações na referenciação e construção da coesão /
Planejamento de texto / Produção de texto. Prática
de linguagem: Produção de textos (escrita autônoma e
compartilhada)
ATIVIDADES:
1) CONTINUAR A PRODUÇÃO DO DIÁRIO
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS
TÓPICO: SISTEMA DIGESTÓRIO:
HABILIDADES: EF05CI06: RECONHECER A
AÇÃO CONJUNTA DOS SISTEMAS.
ATIVIDADES:
1) ATIVIDADES DO LIVRO PÁGINA 202 A 210
2) INTERPRETAÇÃO DE
TEXTO SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO.
QUARTA-FEIRA 25/03
Meus amados alunos, mais um dia que segue e sei que em breve nos veremos, se cuide.
ATIVIDADES:
Língua Portuguesa: Continuar escrevendo no diário, espero que você possa ter várias novidades.
COMPONENTE
CURRICULAR: HISTÓRIA
TÓPICO:
OS PRIMEIROS AGRUPAMENTOS HUMANOS
- Estado e práticas religiosas
- Natureza e religiões
- As tradições orais e a valorização da memória
- O surgimento da escrita
- Os primeiros calendários
Com carinho,
Boa Tarde meus amores, aqui vai mais um dia de atividades e estamos vencendo..
TERÇA- FEIRA 24/03
ATIVIDADES:
LÍNGUA PORTUGUESA: Continuar escrevendo o diário como está sendo o seu dia a dia.
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA:
TÓPICO: AS QUATRO OPERAÇÕES
HABILIDADES: EFO5MA07: COMPREENDER
A RELAÇÃO DE EQUIVALÊNCIA ENTRE AS OPERAÇÕES
1) Efetue:
a) 27.376 + 486
b) 124.289 + 1.376
c) 4.931 + 2.613
d) 9.000 - 4.236
e) 5.936 - 3.748
f) 7.903 - 5.638
g) 9.853 x 24
h) 5.736 x 35
i) 7.267 x 48
j) 4.325 : 24
k) 9.364 : 23
l) 4.967 :32
2) Escrever os resultados das contas por extenso:
SEGUNDA-FEIRA 23/03
Srs.Pais, estaremos usando essa ferramenta para postar as atividades do dia a dia. Vamos aproveitar esse momento para ficarmos mais unidos. É uma fase e sei que logo passará.
Atividades:
Como já havia trabalhado com os alunos as matérias, então poderão completar as página que seguem.
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA
TÓPICO: VERBETE DE
HABILIDADES: EF35LP05: CONHECER AS
CARACTERÍSTICAS, A FUNÇÃO SOCIAL E A ESFERA DE CIRCULAÇÃO DOS GÊNEROS NOTÍCIA E
VERBETE DE ENCICLOPÉDIA.
2) Produção de um Diário, cada criança deverá escrever de 5 á 8 linhas contando como está sendo o seu dia, o que está lendo, brincando...
Essa atividade deverá ser feita todos os dias no caderno de Língua Portuguesa durante o período de quarentena. ( exceto sábado e domingo)
Com Carinho, Tia Karla