6° Ano do Ensino Fundamental

Dia: 08/12/2020
História:
Avaliação de História dia 11/12/2020.
Conteúdo: Capítulo 12 - O feudalismo: sociedade, cultura e religião.

Dia: 20/11/2020
História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios:

  • Caderno de atividades: páginas 104 a 112.

Dia 19/11/2020

Geografia

Responder as atividades páginas 191, 196 e 201


Dia: 13/11/2020
História:
Com o auxílio do livro de História resolva os exercícios:

  • Livro de História: páginas 293 a 297.


Dia 12/11/2020

Geografia

Responder atividades páginas 185 e 186

Dia: 10/11/2020

Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Laurea

Bom dia Alunos!

 

 

Habilidades e Competências: 

 

 

 

 

Carga Horária Prevista: 10 aulas

 

Tipo de Avaliação: Somativa

 

(EF69LP20APE) Analisar efeitos

de sentido causados pelo uso de vocabulário técnico, pelo uso do imperativo, de palavras e expressões que indicam circunstâncias (como advérbios e locuções adverbiais), de palavras que indicam generalidades (como alguns pronomes indefinidos), a ponto de compreender o caráter imperativo, coercitivo e generalista das leis e de outras formas de regulamentação.7º  ano : (EF67LP32PE) Escrever palavras de acordo com as normas ortográficas em situações de uso.

 

(EF69LP56PE) Fazer uso

consciente e reflexivo de regras da norma-padrão em gêneros orais e escritos adequados a determinadas situações

comunicativas

Dia 05/11/2020

Geografia

Continuação do trabalho páginas 261 á 266.


Dia: 30/10/2020
História:

Avaliação de História dia 05/11/2020.
Conteúdo: Capítulo 11 - Povos e culturas nas terras banhadas pelo Mediterrâneo.


Dia 29/10/2020

Geografia

Responder as atividades páginas 261 á 266.

Dia: 27/10/2020

Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Laurea

Bom dia Alunos!

 

 

Habilidades e Competências:   EF69LP17APE) Analisar a

morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito e de verbos de elocução em relatos; as formas de presente e futuro e de verbos atitudinais acho, penso, acredito em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros

publicitários).

 

Carga Horária Prevista: 8 aulas

Tipo de Avaliação: Somativa


Dia: 23/10/2020
História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios:
Livro de História: páginas 261 a 269.

Dia: 20/10/2020
Disciplina: LEM-Inglês
Teacher: Josiane Amorim
Atividades desenvolvidas durante a aula remota através do Google Sala de aula, páginas: 104 e 105
(EF06LI02) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade

Dia: 07/10/2020
Disciplina: LEM-Inglês
Teacher: Josiane Amorim
Atividades desenvolvidas durante a aula remota através do Google Sala de aula, páginas 96,98 e 99. 
Aula expositiva - there  TO BE. 
(EF06LI02) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.

Dia: 06/10/2020
Disciplina: Redação
Professora : Laurea

Atividades  postadas no Google Sala de aula

Dia: 06/10/2020
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora : Laurea
Atividades  postadas no Google Sala de aula
EF69LP17APE)

Dia: 02/10/2020
História:
Avaliação de História dia 06/10/2020.
Conteúdo: Capítulo 10 - O Império Romano.

Dia: 29/09/2020
Disciplina: LEM-Inglês
Teacher: Josiane Amorim
Atividades desenvolvidas durante a aula remota através do Google Sala de aula, páginas 138 e 139 
(EF06LI02) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.


Dia: 29/09/2020
História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios:

  • Caderno de atividades: páginas 85 a 93.

Dia: 25/09/2020
História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios:

  • Livro de História: páginas 233 a 240.

Dia: 15/09/2020
Disciplina: LEM-Inglês
Teacher: Josiane Amorim
Atividades desenvolvidas durante a aula remota através do Google Sala de aula, páginas 90,91(correção) Writing- page: 92.


(EF06LI02) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.
Dia: 11/09/2020

História:

Avaliação de História dia 17/09/2020.
Conteúdo: Capítulo 9 - Roma: Monarquia, República e Império.
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios:

  • Caderno de atividades: páginas 78 a 84.
Dia: 11/09/2020

Bom dia !! 
🌹Avaliação de Matemática na segunda  - feira  14/09/2020
 Unidade 6/ Capítulo 2
Cálculo:  adição, subtração , multiplicação e  divisão de números na forma decimal ,média aritmética    
Paginas : 199 á 217.
__________________________________________________


Dia: 10/09/2020
Disciplina: LEM-Inglês
Teacher: Josiane Amorim
Atividades desenvolvidas durante a aula remota através do Google Sala de aula, páginas 156, 89, 90 e 91.
(EF06LI02) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.

Dia 10/09/2020
Geografia
(EF06GE07) 
(EF06GE08) 
Continuar realizado as questões das páginas 48 á 61 do caderno de atividades.



Dia: 08/09/2020
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora : Laurea
Atividades  postadas no Google Sala de aula
EF69LP17APE) Analisar a
morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito e de verbos de elocução em relatos; as formas de presente e futuro e de verbos atitudinais acho, penso, acredito em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros
publicitários).


Dia: 08/09/2020
Disciplina: Redação
Professora : Laurea

Atividades  postadas no Google Sala de aula
EF06LP12PE) Empregar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pronomes), recursos semânticos de sinonímia, antonímia e homonímia e mecanismos de representação de diferentes vozes (discurso direto e indireto), conforme as especificidades e objetivos comunicativos dos gêneros textuais propostos.

Dia:04/09/2020
História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios:

  • Livro de História: páginas 206 e 213.
Dia 03/09/2020
Geografia
Responder as questões do caderno de atividades referente as página 48 á 61.
Obs: Será avaliado como trabalho e tem um prazo maior de envio devido o tamanho.


Dia: 02/09/2020
Disciplina: Ciências
Professora : Christiane
Atividades  postadas no Google Sala de aula


Dia: 01/09/2020
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora : Laurea

Atividades  postadas no Google Sala de aula


Dia: 01/09/2020
Disciplina: Redação
Professora : Laurea

Atividades  postadas no Google Sala de aula
Dia: 01/09/2020
Disciplina: LEM-INGLÊS
Teacher: Josiane Amorim

Atividades desenvolvidas durante a aula remota através do Google Sala de aula.

Dia 27/08/2020
Geografia
Responder do livro as atividades páginas 152 e 153.


Dia: 26/08/2020
Disciplina: Ciências
Professora : Christiane

Boa Tarde!!!!!

Fazer os exercícios da pág. 199 e 200.

Assistir o Vídeo abaixo, para podermos fazer um debate na próxima aula.

Os vídeos estão no Classroom.


Dia: 26/08/2020
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora : Laurea
Atividades  postadas no Google Sala de aula


Dia: 26/08/2020
Disciplina: Redação
Professora : Laurea

Atividades  postadas no Google Sala de aula

LITERATURA - TAYS

DIA 21/08/20


LITERATURA - 3º BIMESTRE - FOLCLORE BRASILEIRO

BOA TARDE MENINOS!

FAÇAM O TRABALHO NO CADERNO DE LITERATURA (COPIADO E ILUSTRADO).




1º GRUPO

REGIÃO SUDESTE

- LENDAS/MITOS (CURIOSIDADES)

- CULINÁRIA (PRATOS DIFERENTES E EXÓTICOS,

 ILUSTRE)


2º GRUPO

REGIÃO NORDESTE

- LENDAS/MITOS (CURIOSIDADES)

- CULINÁRIA (PRATOS DIFERENTES E EXÓTICOS,

 ILUSTRE)


3º GRUPO

REGIÃO SUL

- LENDAS/MITOS (CURIOSIDADES)

- CULINÁRIA (PRATOS DIFERENTES E EXÓTICOS,

 ILUSTRE)



4º GRUPO

REGIÃO NORTE

- LENDAS/MITOS (CURIOSIDADES)

- CULINÁRIA (PRATOS DIFERENTES E EXÓTICOS,

 ILUSTRE)

OBS: PROCURE SER BEM ORGANIZADO E ILUSTRE

 PARA FICAR INTERESSANTE SEU TRABALHO.



Dia: 18/08/2020
História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios:

  • Caderno de atividades: páginas 73 a 77.
Avaliação de História dia 27/08/2020.
Conteúdo: Capítulo 8 - O mundo grego e a democracia.

Avaliação de recuperação de História do dia 24/08/2020 até o dia 26/08/2020.
Conteúdo: Capítulo 7 - Povos indígenas da América.

Dia 20/08/2020
Geografia
Responder as questões do livro páginas 149 á 151


Dia: 19/08/2020
Disciplina: Matemática
Professora : Divania


💖💖Avaliação de Matemática na quinta- feira - 20/08/2020
 Unidade 5 / Capítulo 2
 Operações com frações.( adição, subtração, multiplicação, divisão, potência e problemas.
Paginas : 173 á  187.

_____________________________________
Dia: 18/08/2020
Disciplina: LEM-INGLÊS
Teacher: Josiane Amorim

Atividades desenvolvidas durante a aula remota através do Google Sala de aula.

Dia: 18/08/2020
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora : Laurea
Atividades  postadas no Google Sala de aula
AVALIAÇÃO  DE LÍNGUA PORTUGUESA-  ESTUDAR PRONOMES- DIA: 19-08-2020




Dia: 18/08/2020
Disciplina: Redação
Professora : Laurea
Atividades  postadas no Google Sala de aula

Dia:18/08/2020
História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios:

  •  Caderno de atividades: páginas 68 a 72.
Dia:14/08/2020
História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios:

  •  Livro de História: páginas 182 e 187.
Dia 13/08/2020
Geografia 
Galápagos formação vulcânica 



Dia: 11/08/2020
Disciplina: LEM-Inglês
Teacher: Josiane
Aula expositiva - Unit 6, durante a aula remota através do Google Sala de aula.

Dia: 11/08/2020
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora : Laurea
Atividades  postadas no Google Sala de aula



Dia: 11/08/2020
Disciplina: Redação
Professora : Laurea
Atividades  postadas no Google Sala de aula




Dia: 11/08/2020
Disciplina: Matemática
Professora : Divania 
Conforme combinamos em sala no dia 07/08 ,

Resolva as pagina 179 , 182 e 183 
ENTREGAR DIA 11/08 as 7:00



_____________________________________








Dia 06/08/2020
Geografia 
Habilidades BNCC:  (EF06GE06)
                                             (EF06GE07)
                                             (EF06GE08)
                                               (EF06GE09) 
Responder as atividades do livro referente as páginas 123 á 133.
Obs: Nem todas a páginas tem atividade pq estão preenchidas com mapas, imagens e textos.



Dia: 04/08/2020
Disciplina: LEM-Inglês
Atividades de revisão - Correção.

Dia: 03/08/2020
Disciplina: Ciências
Avaliação Bimestral 

Matéria: * O formato da Terra.
* O movimento de rotação.
* O movimento de translação.
* Os movimentos da Terra e a vida.
* Zonas térmicas.
Páginas: 156 até 175

Bons estudos!
Dia: 03/08/2020


História:
Avaliação Bimestral de História dia 06/08/2020.
Conteúdo: Capítulo 7 - Povos indígenas da América.

Dia: 28/07/2020




História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios:
  •  Caderno de atividades: páginas 59 e 67.

Dia: 27/07/2020
Disciplina: LEM- Inglês
Avaliação semanal 
Matéria: Possessive adjcetive, numbers. 
Unidade 5
Bons estudos!

Dia 16/07/2020
Geografia
Devolver no Google sala de aula as atividade da semana referente as páginas 255 á 259.
Livro didático. 

Dia: 16/07/2020


História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios:
  •  Livro de História: páginas 156 e 157.

Dia: 15/07/2020
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA
Professora : LAUREA 
Atividades postadas no Google Sala  de aula

Dia: 15/07/2020
Disciplina: REDAÇÃO
Professora : LAUREA 
Atividades postadas no Google Sala  de aula


Dia:14/07/2020

História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios:
  •  Livro de História: páginas 152 a 155.

Dia: 13/07/2020
Disciplina: Matemática
Professora : Divania 
Conforme combinamos em sala no dia 013/07 ,
 Resolva as atividades das páginas : 169. 
  • - postar a resolução no classroom até o dia 14/07 as 7:00.
_______________


Disciplina: Matemática
09/07/2020
Nossa avaliação será no dia 10/07/2020 , no  4º horário
Durante o período da avaliação, estarei online com vocês, caso alguma dúvida possa surgir.

Matéria: frações,  representação numérica , leitura de frações, comparação,  frações equivalentes, taxa percentual .
Estudar: Unidades 5 Capitulo 1 e o  caderno .Páginas  : 154 à  167. 
Bom estudo🥰🌷

Estudem através das atividades que já realizamos e corrigimos. 
E qualquer dúvida é só me procurar no google sala de aula.
Prof. Divania 
______________________

Dia 09/07/2020
Geografia
 COPIAR E RESPONDER  as questões do caderno de atividades referentes as páginas 44 á 47, as mesmas serão disponibilizadas na aula hoje no grupo virtual para os alunos que não possui o caderno de atividades.  
Obs: Não é necessário copiar texto ou desenhar imagens e mapas quando houver na questão. 


Dia: 07-07-2020
Disciplina: Redação
Professora: Laurea


Atividades no classrom


Dia: 07-07-2020
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Laurea


Atividades no classrom

Dia: 06/07/2020
Disciplina: LEM-Inglês
Teacher: Josiane Amorim

PAGE: 75(3). PAGE: 153(1 AND 2).
Favor postas as atividades no Google Sala de Aula.

Bons Estudos!


Dia: 06/07/2020
Disciplina: Matemática
Professora : Divania 
Conforme combinamos em sala no dia 06/07 ,
 Resolva as atividades das páginas : 165 e 167. 
  • - postar a resolução no classroom até o dia 07/07 as 7:00.


Dia: 03/07/2020


História:
Avaliação de História dia 07/07/2020.
Conteúdo: Capítulo 6 - Mesopotâmia.

Dia: 02-07
Disciplina: Redação
Professora: Laurea


Atividades no classrom


Dia: 02-07
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Laurea

Atividades no classrom


Dia/02/07/2020
Geografia
Devolver as atividades da semana realizada em tele aulas no dia 29/06/2020 no Google Meet  copiada e respondida no caderno referente as páginas do CADERNO DE ATIVIDADES 38 á 41.
Copiar e responder as questões do CADERNO DE ATIVIDADES referente as páginas 42 e 44. 
Obs: Postar essas atividades no Classroom 



Dia: 01/07/2020
Disciplina: Matemática
Professora : Divania 
Conforme combinamos em sala no dia 30/06 ,
 termine as atividades da pagina : 163 
  • - postar a resolução no classrom até o dia 03/07 as 7:00.



30/06/2020
Disciplia: LEM- Inglês
Teacher: Josiane Amorim
Atividades - livro didático.
Page: 67(3)
Page: 68(1 and 2)
Page: 69(2).

Bons estudos! 
Favor postar as atividades no Google Classroom.   


Dia 29/06/20
Literatura - Tays 

Boa tarde meninos!

Segue abaixo um link para você baixar e ler o Livro: "Narizinho" de Monteiro Lobato.
Na próxima semana, faremos o trabalho Avaliativo desse livro.
Um abraço!


Obs: É somente para ler até o dia 03/07/20.





_______________________________________________________________________________


Dia: 29/06/2020
Disciplina: Matemática
Professora : Divania 
Conforme combinamos em sala no dia 29/06 ,
 termine as atividades da pagina : 160 e 161  
  • - postar a resolução no classrom até o dia 03/07 as 7:00.

________________________________________________
Dia 25/06/2020
Geografia
Responder as atividades do livro páginas 118 á 121, depois postar no Google salada de aula.


Dia: 25/06/2020


História:
Atividades postadas no Google sala de aula.

Dia: 24/06/2020
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA
Professora : Láurea
24-06-2020- Resolver página 79
25-06-2020- Resolver páginas 80 a 83.

Dia: 24/06/2020
Disciplina: Redação
Professora : Láurea
Resolver página 82 até  a página 86

Dia: 23/06/2020
História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios:
  •  Livro de História: páginas 132, 133, 134 e 135.
DIA: 22/06/2020
DISCIPLINA: LEM-INGLÊS 
TEACHER: JOSIANE


ATIVIDADE - LIVRO DIDÁTICO 

PAGE: 62 (1, 2 E 3).
PAGE: 64 (1, 2).
PAGE: 65(4).

BONS ESTUDOS!
FAVOR POSTAR AS ATIVIDADES NO GOOGLE SALA DE AULA.
OBRIGADA!

Dia: 23/06/2020
Matemática
Iremos fazer um teste no Classroom .
DIA 23/06/20       

  *Matéria : múltiplo / divisores / números primos e divisibilidade                      Problemas envolvendo as quatro operações .

  *Estudar refazendo as atividades do livro didático / caderno  

- inicio  às  10:30  , termino 11: 10 


18/06/2020
Geografia
Responder as atividades do livro das páginas 11,116 e 117.



17/06/2020
CIÊNCIAS
  • Queridos alunos, realize todas as atividades no caderno.
  • Lembre-se: anote a data.
  • Respondam no caderno os exercícios das páginas 101, 103, 107, 109, 113.
  • Bons estudos!


Dia: 17/06/2020
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA

Professora : Láurea
RESOLVER PÁGINA 64 ATÉ A PÁGINA 71

Dia: 17/06/2020
Disciplina: Redação
Professora : Láurea
AVALIAÇÃO DE REDAÇÃO DIA 19-06-2020 
MATÉRIA : CONTOS MARAVILHOSOS


Dia: 16/06/2020


História:
Avaliação de História dia 18/06/2020.
Conteúdo: Capítulo 5 - Egito e Kush.

Dia: 15/06/2020
Disciplina: Redação
Professora : Láurea
  • Atividade avaliativa no Classrom- Atenção para a data da entrega.
  • Para casa resolver páginas 72 até a página 79- postar a resolução no classrom.



Dia: 15/06/2020
Disciplina: LEM-Inglês 
Teacher: Josiane 

ATENÇÃO!
Dia 17/06/2020 (quarta-feira) haverá avaliação oral de LEM- Inglês através do Google Meet.
Valor: 5,0 pontos
Conteúdo: Unidades 3 e 4.

A turma será dividida em grupos sendo:

Grupo 1: Alice, Anthonny,Beatriz, Cassieli e Cecília.

Grupo 2: Eduarda, Eloísa, Guilherme, Humberto e Isaack.

Grupo 3: John Victor, José, Julia Almeida e Julie Ane.

Grupo 4: kamila, khuan, Kaylane e Lucas.

Grupo 5: Luna Isabel, Nathan, Pedro Henrique, Rebeca e Whyudre.


DIA 15/06/2020
 MATEMÁTICA
Bom dia!
A nossa Avaliação do 2º bimestre ,será na terça-feira.
Dia 16/06/20, no terceiro horário.
Conteúdo: multiplos , divisores problemas envolvendo MMC e MDC.
Valor: 3.o
Estudem bastante. Um abraço!



___________________________________________________________________________________
DIA 08/06/2020
 MATEMÁTICA


Professora: Divania

Boa noite!

Enviarei a nota do bimestre de todos vocês no Gmail.

Segue abaixo roteiro de estudo para os alunos de recuperação :

* Problemas envolvendo as quatro operações.

* formas geométricas pag:86 á 101.

*Potenciação e radiciação pag : 73 á 76.

*Teremos um trabalho e uma prova.

- prova, valor: 70 por cento de 20

- trabalho ,valor: 30 por cento de 20
BOM DESCANSO I !!!
_______________________________________________________________



Dia: 09-06-2020
Matéria: Língua Portuguesa
Avaliação no Classrrom- substantivos

DIA 08/06/2020
 MATEMÁTICA

Professora: Divania
 Resolva os exercícios e envie para o Google sala de aula virtual até o dia 09/06/2020 às 7:00.
PROBLEMAS

Questão 1 (PM SE – IBFC). Um comerciante vende balas em pacotinhos, sempre com a mesma quantidade. Ao fazer isso, percebeu que dentre as balas que possuía poderia colocar 8, 12 ou 20 balas em cada pacote. Nessas condições, assinale a alternativa que apresenta o número mínimo de balas que o comerciante dispunha:

 Questão 2 (PM AC – Funcab). Sendo D o Maior Divisor Comum entre os números 525 e 1120, e M o Mínimo Múltiplo Comum entre eles, determine o valor de M – 250.D.

 Questão 3 (Correios – Cespe). O piso de uma sala retangular, medindo 3,52 m × 4,16 m, será revestido com ladrilhos quadrados, de mesma dimensão, inteiros, de forma que não fique espaço vazio entre ladrilhos vizinhos. Os ladrilhos serão escolhidos de modo que tenham a maior dimensão possível.
Na situação apresentada, o lado do ladrilho deverá medir
A. mais de 30 cm.
B. menos de 15 cm.
C. mais de 15 cm e menos de 20 cm.
D. mais de 20 cm e menos de 25 cm.
E. mais de 25 cm e menos de 30 cm.

 Questão 4 (PM PI – Nucepe). No alto de uma torre de uma emissora de televisão duas luzes “piscam” com frequências diferentes. A primeira, “pisca“ 12 vezes por minuto e a segunda, “pisca“ 15 vezes por minuto. Se num certo instante as luzes piscam simultaneamente, após quantos segundos elas voltarão a piscar simultaneamente?

 Questão 5 (PM SP – Vunesp). No estoque de uma papelaria, há uma caixa com várias borrachas iguais e, para facilitar as vendas, o dono dessa papelaria decidiu fazer pacotinhos, todos com a mesma quantidade de borrachas. Ao fazer isso, notou que era possível colocar 3 ou 4 ou 5 borrachas em cada pacotinho e, assim, não sobraria borracha alguma na caixa. O menor número de borrachas que essa caixa poderia conter era:

Questão 6 (SAP SP). Uma pizzaria funciona todos os dias da semana e sempre tem promoções para seus clientes. A cada 4 dias, o cliente tem desconto na compra da pizza de calabresa; a cada 3 dias, na compra de duas pizzas, ganha uma mini pizza doce, e uma vez por semana tem a promoção de refrigerantes. Se hoje estão as três promoções vigentes, esse ocorrido voltará a acontecer daqui a quantas semanas?

Questão 7 (Detran SP – Vunesp). Uma coleção de miniaturas de brinquedos é formada por 328 carrinhos, 256 motos e 192 caminhões. Os brinquedos serão organizados em grupos com a mesma quantidade, de modo que cada grupo seja formado pelo mesmo tipo de miniatura. Desejando-se que cada grupo tenha o maior número possível de miniaturas, então o número de brinquedos em cada grupo e a quantidade de grupos formados com motos são, respectivamente,
(A) 6 e 67.
(B) 8 e 41.
(C) 6 e 53.
(D) 8 e 32.
(E) 6 e 41.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

ATENÇÃO
AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS
QUARTA - FEIRA 10/06/2020
COMO É O PLANETA TERRA?
PÁGINAS 82 ATÉ 103.

04/06/2020
Geografia
Atividades no Google Sala de Aula para ser respondida, atenção a data de envio.


03/06/2020
CIÊNCIAS:
Queridos alunos, realize todas as atividades no caderno.
  • Lembre-se: anote a data.
  • Respondam no caderno os exercícios das páginas 85, 91, 97 e 98.
  • Bons estudos!

Dia: 02/06/2020

História:
Atividades postadas no Google sala de aula.

DIA 02/06/2020
 MATEMÁTICA

Professora: Divania
Atividades do livro didático , página : 138 ,139
OBS: Resolver os exercícios e enviar para o Google sala de aula virtual até o dia 04/06/2020 às 18:00


Dia: 29/05/2020
História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios.
Exercícios: 
  •  Livro de História: páginas 113, 114, 115 e 116.
Dia: 28/05/2020
Geografia
Responder as questões do CADERNO DE ATIVIDADES referente as páginas 28 á 37 na unidade 3.
para quem não tem esse caderno, deixei as fotos no grupo virtual.
Devolver no Google sala de aula.



DIA 25/05/2020
 MATEMÁTICA
Professora: Divania
Atividades  do livro didático  , página  :  132 
 OBS:  Resolver os exercícios e enviar para o Google sala de aula virtual até o dia 26/05/2020 às 7:00

Dia 21/05/2020
Geografia
Copiar e Responder atividades do livro didático páginas 94 á 97.
Essa atividade também se encontra no Classroom. 



Dia: 19/05 / 2020
Redação- Laurea
Atividades postadas no Classroom


Dia: 19/05 / 2020
Língua Portuguesa- Laurea
Atividades postadas no Classroom

Dia 19/05/20
Literatura - Tays

Boa tarde meninos!
A nossa Avaliação será na quinta-feira.
Dia 21/05/20, no terceiro horário.
Conteúdo: Gênero Literário e Gênero Não Literário.
Valor: 5.o
Estudem bastante. Um abraço!



DIA 18/05/2020
 MATEMÁTICA
Professora: Divania
Atividades  do livro didático  , página  :  124 e 125 
 OBS:  Resolver os exercícios e enviar para o Google sala de aula virtual até o dia 19/04/2020 às 7:00

Dia:18/05/2020
Matéria para avaliação de Geografia
Uso e transformação dos recursos naturais páginas 71 á 85. e páginas 90 e 91.

Dia: 18/05/2020
História:
Avaliação dia 19/05/2020.
Conteúdo: Primeiros habitantes da América.
OBS: A avaliação será realizada no Google sala de aula.
Dia 15/05/20
Literatura - Tays

Boa tarde!
Segue no Google Sala de Aula, os slides referente à aula de hoje de Literatura.
Se achar necessário copie em seu caderno, para posteriormente estudar.
Conteúdo: "Funções da Linguagem".  Um abraço!




Dia: 15/05/2020
Matemática

 Iremos fazer um teste no Classroom . DIA 18/05/20         *Matéria : múltiplo / divisores / números primos e divisibilidade                      * Problemas envolvendo as quatro operações .

    *Estudar refazendo as atividades do livro didático / caderno  - inicio  às  10:30  , termino 11: 10 ,  terá  um acréscimo de 10 min ( horário limite para envio da   prova 11: 20). 

_______________________________________________________________________                                                        Dia: 12/05

Disciplina: Ciências
Professora: Christiane



Trabalho avaliativo postado no Google sala de aula, vai ser liberado as 14 horas do dia 13/05 tendo tempo para entregar até as 16 horas do dia 13/05.


Dia 12/05/2020


Historia:
Atividades avaliativas postadas no Google sala de aula.
OBS: Resolver os exercícios e enviar para o Google sala de aula.

DIA 11/05/2020
 MATEMÁTICA

Professora: Divania
Atividades  do livro didático  , página  :  119 e 120 
 OBS:  Resolver os exercícios e enviar para o Google sala de aula virtual até o dia 12/04/2020 às 7:00


 Qualquer dúvida  estou a disposição .





Dia: 08/05/2020

História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios.
Exercícios:    

  • Caderno de Atividades: páginas 33, 34, 35, 36, 37, 38 e 39.


Dia:07/05/2020
Geografia
Adriano

ATENÇÃO
Esse período de 07/05/2020 á 14/05/2020, será destinado aos alunos que possuem atividades em atraso. Aproveitem para finalizar e enviar.  
Obs: Deixarei recado individual no Google Sala de Aula para os que possuem pendências. 

"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo"
(Paulo Freire)



Dia: 06/05
Disciplina: Ciências
Professora: Christiane

·       Bom dia!
·       Copiar ou imprimir e responder.
·       Atenção todas as atividades tem que estar no caderno e com a data referente a cada atividade.
·       Bons estudos!

1) A parte do seu corpo que controla os movimentos é chamada de:


a) músculos cardíaco 


b) músculos 


c) tecido


d) estômago



2) (UFRS) Os músculos envolvidos no deslocamento do corpo e nos movimentos do sistema digestivo são, respectivamente dos tipos:
a) estriado e liso.
b) esquelético e estriado.
c) liso e esquelético.
d) estriado cardíaco e liso.

3) (UFC) O alimento passa do esôfago para o estômago como resultado de uma onda peristáltica. Assinale a alternativa que mostra o tecido responsável pela peristalse do sistema digestório.
a) Tecido muscular esquelético.
b) Tecido muscular liso.
c) Tecido conjuntivo.
d) Tecido adiposo.

4) Depois de estudarmos a importância dos músculos, é fácil entender por que devemos zelar pela saúde deles. Alguns cuidados são essenciais para termos uma musculatura saudável.
Sobre cuidados com os músculos é incorreto:
a) Fazer exercícios físicos regularmente, sem a orientação de um professor de educação física.
b) Descansar, isto é, dormir horas suficiente de sono.
c) Cuidar da postura.
d) Manter a alimentação saudável, adotando uma dieta à base de frutas, legumes, verduras, peixes, leite, consumindo alimentos ricos em proteínas e vitaminas, e evitar as gorduras.

5) Os músculos têm propriedades que permitem a contração e o relaxamento. Enquanto um músculo contrai, o outro relaxa, e vice-versa. A propriedade do músculo de se distender e voltar ao tamanho anterior depois de sessado uma força é:
a) compressibilidade.
b) elasticidade.
c) contratilidade.
d) divisibilidade.

6) Podemos classificar os músculos de nosso corpo em três grupos principais: Com base nas características da gravura abaixo, a classificação correta dos músculos esta em:
a) 1 estriado esquelético, 2 liso e 3 estriado cardíaco.


b) 1 liso, 2 estriado cardíaco e 3 estriado esquelético.


c) 1 estriado cardíaco, 2 estriado esquelético e 3 liso.


d) 1 estriado esquelético, 2 estriado cardíaco e 3 liso.



7) Os músculos são formados por um grande números de fibras musculares, células alongadas que têm no seu citoplasma as miofibrilas. As miofibrilas são filamentos microscópicos de proteínas que conferem a esse tecido a capacidade de:
a) contração.
b) divisão.
c) nutrição.
d) sustentação.



8) (UEL) Considere os tipos de fibras musculares e as ações a seguir:


I. cardíaca                              II. Estriada                                        III. lisa


a) contração involuntária e lenta.


b) contração voluntária, em geral vigorosa.


c) contração involuntária e ritmada.


Assinale a alternativa que associa corretamente os tipos de fibras musculares com sua respectiva ação.


a) IA, IIB, IIIC


b) IA, IIC, IIIB


c) IB, IIC, IIIA

d) IC, IIB, IIIA



Dia: 04/05/2020

Matemática
*Estudar através do livro didático : potência raiz quadrada  e formas geométricas .
* Estudar refazendo as Atividades do livro didático / caderno.
*    Iremos fazer um teste no Classroom .  

Dia: 04/05/2020

História:
Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios.
Exercícios: 
  •  Livro de História: páginas 79, 80, 81, 82 e 83.

30/04/2020
Geografia 

RESPONDER as questões do CADERNO DE ATIVIDADES das páginas 16 à 27 referente á Unidade 2. 


  • Para os alunos que NÃO tem o CADERNO DE ATIVIDADES, irei colocar fotos das páginas no GRUPO VIRTUAL. 
  • Para responder essas atividades irão usar o livro didático referente a toda unidade 2.

Fiquem atentos ao prazo de envio. 





29|04|2020
Ciências

·         Bom dia, meus queridos alunos(as)!
·         Copiar ( imprimir) e responder.
·         Bons estudos!

1) Observe a figura:
A conexão estabelecida entre os neurônios se chama:
a) articulação.
b) sinapse.
c) sinóvia.
d) fenda

2) O trajeto que, em geral, um impulso nervoso segue ao longo de um neurônio é:
a) dendrito ----> corpo celular -----> axônio.
b) corpo celular ----> axônio ----> dendrito.
c) axônio ----> dendrito -----> corpo celular.
d) dendrito ----> axônio ----> corpo celular.

3) As células apresentam formas e estruturas diferentes para cada tipo de especialidade celular. 
Axônio e dendritos são estruturas pertencentes a células do tecido:
a) muscular.
b) epitelial.
c) nervoso.
d) ósseo.

4) A situação que não apresenta um ato voluntário é somente a representada pela alternativa:
5) Às vezes, colhendo uma rosa, podemos espetar o dedo em seus espinhos, imediatamente nosso organismo reage, retirando a mão.


http://coletivo.maiscomunidade.com/


Essa reação é:


a) Um ato reflexo, uma reação rápida, automática e involuntária.


b) Um reflexo, uma reação condicionada que resulta de aprendizagem.


c) Uma ação voluntária, a informação é transmitida ao cérebro, que analisa e elabora a resposta.


d) Um ato reflexo, uma reação vagarosa, calculada e voluntária.



6) Observe a figura:
Soltar rapidamente um objeto muito quente é um:


a) ato complexo.


b) ato voluntário.


c) ato reflexo.


d) ato planejado.



7) A imagem abaixo mostra parte do sistema nervoso, sistema que é especializado em receber e interpretar informações do ambiente comandando as respostas que são bastante variáveis de acordo com o tipo de estímulo.


Nesse sistema, o órgão responsável pela resposta de equilíbrio corporal é denominado:


a) bulbo.


b) cerebelo.


c) cérebro.


d) medula.



8) O sistema nervoso autônomo pode ser subdividido em sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático. Nas situações de alarme, o sistema nervoso simpático atua:
a) na redução do ritmo cardíaco.
b) na diminuição da pupila.
c) na dilatação dos brônquios.
d) na estimulação da vesícula biliar.

9) É o órgão mais volumoso do encéfalo:
a) cerebelo.
b) bulbo.
c) medula.
d) cérebro.

10) Quanto ao cérebro, pode-se dizer que:
a) é o receptor interno dos sentidos.
b) é a sede da memória, do raciocínio e da inteligência.
c) é o órgão mais volumoso do encéfalo.
d) tanto a afirmativa A, B como a C estão corretas.





Dia 28/04/2020
Matéria : Redação 
Resolver atividades páginas  27 a 31 , livro didático 📚 
Dia : 28/04/20
Matéria: Língua Portuguesa 
Atividades postadas no Classroom 

DIA 27/04/2020
 MATEMÁTICA

Professora: Divania
Resolva as atividades  do livro didático  , página  :  97, 99  e 100 


Qualquer dúvida  estou a disposição .

Dia: 24/04/2020
História

Com o auxílio do livro de história resolva os exercícios.         
Caderno de Atividades: páginas 30, 31 e 32.

23/04/2020
Geografia
Enviar as atividades referentes a unidade 2 das páginas 43 á 69 no Google Sala de Aula até dia 29/04/2020.
Responder a 1º Avaliação - Unidade 1 e 2 á LÁPIS NO PRÓPRIO LIVRO que se encontra no fim da unidade 8, enviar até dia 29,04,2020 no Google Sala de Aula.. É só olharem no Sumário do livro que encontra a página correta desta avaliação.
Obs: Não coloquei a página da avaliação, porque o livro do professor a mesma se encontra em página diferente do livro do aluno. 




22|04|2020
Ciências 

· Bom dia, meus queridos alunos(as)!Tudo bem com vocês? Espero que sim!
· Bons estudos!
Responder os exercícios da página 51, 53 e 63.





 Dia: 20/04/2020
Disciplina: Matemática
Professora: Divania
Conteúdo:Geometria, as formas no mundo .
Livro didático: página : 85  exercícios 1 , 2 e @mais
 OBS:  Resolver os exercícios e enviar para o Google sala de aula virtual até o dia 22/04/2020.

20/04/2020
Língua Portuguesa 
Fazer as correções , postadas no classroom. 

16/04/2020
Geografia
Professor: Adriano
Quero que continuem as atividades do dia 09/04, por se tratar de ser muito extensa. 



15|04|2020
Ciências 

·         Bom dia, meus queridos alunos (as)!Tudo bem com vocês? Espero que sim!
·         Copiar e responder no caderno.
·         Tirar foto do dever pronto e postar no Google sala de aula.
·         Se organizem, pois essa semana estará fazendo uma aula online, onde vocês irão tirar suas duvidas e aprender um pouco mais.
·         Bons estudos!

1) Numere as regiões da língua, de acordo com a relação dos sabores que são mais bem percebidos por elas:

2) Só podemos sentir cheiro das coisa que:
a) não libertam partículas gasosas.
b) liberam partículas sólidas.
c) libertam partículas gasosas.
d) libertam partículas líquidas.

3) Quando uma pessoa não sente bem o cheiro dos alimento, o sabor deles:
a) não é alterado.
b) torna-se mais pronunciado.
c) também fica modificado.
d) não muda, cheiro e sabor não tem nenhuma relação.

4) Os cinco sentidos são:
a) água, luz, calor, frio e chuva.
b) visão, audição, tato, paladar e olfato.
c) pizza, sorvete, cachorro quente, frutas e balas.
d) pés, mãos, braços, pernas e pescoço.

5) Observe o esquema:


O ser humano tem olfato pouco desenvolvido, quando comparado com outros animais. Apesar disso, somos capazes de distinguir milhares de odores diferentes. Para que possamos sentir o cheiro das coisas a matéria deve-se apresentar no estado:


a) líquido.


b) gasoso.


c) sólido.


d) condensado.



6) O órgão da gustação é:
a) o nariz.
b) o olho.
c) a língua.
d) a orelha.

7) A audição é a capacidade de ouvir sons. Os órgãos da audição são:
a) os olhos.
b) as papilas.
c) as orelhas.
d) células olfatórias.

8) A membrana timpânica tem forma circular. A orelha média limita-se com a orelha interna por meio de dois orifícios, providos de membrana, chamados janela oval e janela redonda. A caixa timpânica possui 3 ossinhos denominados:
a) martelo, bigorna e estribo.
b) bigorna, falange e vértebra.
c) estribo, carpo e sacro.
d) martelo, bigorna e vômer.

9) A função do tato é possível pela existência, na pele, de
a) glândulas sudoríparas.
b) folículo piloso.
c) poro sudoríparo.
d) corpúsculos sensíveis ao contato.

10) Identifique, na imagem do olho humano, as estruturas associadas às seguintes expressões:




a) o "branco do olho". _______________________________________


b) a cor dos "olhos". ________________________________________


c) a "menina dos olhos". _____________________________________



15/04/2020 
ATENÇÃO 6º ANO
CÓDIGO PARA ACESSO A SALA VIRTUAL DO GOOGLE SALA DE AULA 
GEOGRAFIA 
CÓDIGO: cxjt4gk
Professor: Adriano

DIA 14/04/2020 MATEMÁTICA
/        


Copiar e responder no caderno
Professora; Divania
Qualquer dúvida  estou a disposição 
1)Amanda é apaixonada por livros. Em sua última visita à livraria Ler É Lazer, ela comprou 191 exemplares diferentes. O vendedor colocou os livros em 4 caixas, com capacidade para 47 livros cada uma, e o restante ela levou na mochila.
 O número de livros que Amanda levou em sua mochila é
A)
1.
B)
2.
C)
3.
D)
4.
2) Em uma avaliação sobre operações com números naturais, o professor Mário elaborou uma questão na qual os alunos deveriam resolver estas expressões numéricas. 
I.  123 – 58 + 35 
II. 1236 : 6 x 2 
III.  
Os resultados encontrados pelos alunos Aldo, Bety, Carlos e Diana, para essas expressões, estão registrados neste quadro.

Resultados
Aluno
Expressão I
Expressão II
Expressão III
Aldo
30
13
8
Bety
90
52
20
Carlos
110
103
26
Diana
100
412
14
Entre esses alunos, aquele que conseguiu acertar todas as expressões foi
A)
Aldo.
B)
Bety.
C)
Carlos.
D)
Diana.
3) Patrícia escreveu expressões envolvendo as quatro operações, radiciação e potenciação. Qual dessas expressões tem como resultado o número 45? Primeiro resolva as potencias e as raízes , depois as multiplicação e divisão:
A)
67 –  × 5 + 6
B)
15 – 3 × 22 – 
C)
60 ÷ 3 × 2 + 
D)
72 +  − 23

4)Os estudantes da turma de Mariana fizeram todos os cálculos indicados na expressão 
      5 × 20 – 10 ÷ 2 + 3 × 40 ÷ 8 – 4.

Acertaram os cálculos aqueles alunos que deram como resposta o número
A)
80.
B)
86.
C)
106.
D)
125.


5)Em um parque de diversão há um carrossel com 24 lugares, e, inicialmente, 8 estavam ocupados. Na primeira vez que o carrossel parou, entraram outras 7 crianças. Em sua segunda parada, saíram 10 crianças e entraram 8. Na terceira parada, saíram 3 crianças.

Após as três paradas, o número de lugares vagos nesse carrossel é
A)
6.
B)
10.
C)
14.
D)
18.



Atenção, Senhores/Responsáveis e alunos.

Boa tarde!

Conforme já informado pelas redes sociais, já temos uma turma no app Google Sala de aula, o  código da disciplina de LEM-Inglês é: 5uj6ukh. Caso necessitem meu e-mail: josiane30barboza@gmail.com


Obrigada, Atenciosamente: Josi.
14/04/2020
LEM-Inglês 
Teacher: Josiane Amorim

Queridos alunos, realize as atividades no caderno. Copie e responda.
"Bons estudos! Fique em casa!"

1. Complete as frases com a forma correta do Verb to be (am, is, are):
a. The cats ___________ in the porch.
b. My uniform ___________ blue.
c. The girls _______________ in the yard.
d. The elephant ___________ very big.
e. My pencils ____________ new.
f. I _________ in my bedroom.
g. Henry _____ tired.
h. I ____ a student.
i. Sarah and Sue _____ friends.
j. Guilherme ______ handsome.

2. Reescreva as frases nas formas negativa e interrogativa:

a- I am an English student.

N:___________________________________________________________________
I:____________________________________________________________________

b- She is a good friend.

N:___________________________________________________________________
I:____________________________________________________________________

14|04|2020
Língua Portuguesa
Professora:Láurea
Matéria: Sílaba
Bom dia,alunos!Tudo bem  com vocês?


Faça  a  atividade abaixo  no  caderno do Futuro, coloque a data.
Responder páginas 18 a 22. Ortografia.O.E- Caderno  do Futuro 
páginas 23  a 25. 

14|04|2020
Redação
Professora:Láurea
Matéria: Prática de produção de texto,Bilhete
Bom dia,alunos!Tudo bem  com vocês?


Atenção! Essa atividade será feita no caderno do Futuro.

Resolver  página  17 e página 26.

DIA 13/04/2020 MATEMÁTICA

Copiar e responder no caderno
Professora; Divania
Qualquer dúvida  estou a disposição 
 1) Em um armazém, existem 12 000 laranjas que devem ser colocadas em caixas de madeira para serem transportadas até o mercado central. Cada caixa de madeira comporta, em média, 50 laranjas no seu interior. Essas caixas serão levadas em um caminhão cuja capacidade máxima de carga é de 215 caixas de laranjas. Sabendo-se que o caminhão sai do armazém com sua carga máxima, o número de caixas cheias de laranja que sobram no armazém é igual a; 
A) 240. 
B) 175. 
C) 50.
 D) 25. 

2) Ana, Beatriz, Caio, Danilo, Elisa e Fernando jogaram um dado cada um e obtiveram seis números diferentes. Ana obteve o dobro do valor de Beatriz e o triplo do valor de Caio. Danilo obteve um valor que é o quádruplo do valor de Elisa. Qual o valor que Fernando obteve? 
A) 2  
B) 3 
C) 4
D)5  

3)  “Obrigada e volte sempre.” – é a frase que um vendedor diz como despedida a cada um de seus clientes. Imaginemos que ele repete essa frase 100 vezes por dia. Esse vendedor trabalha 4 dias por semana e 44 semanas durante um ano. Quantas vezes por ano ele repete essa frase?
 A) 1 760 
B) 1 365
 C) 17 600
 D) 20 000

 4)  O resultado da expressão 64 + 48 : 2 × 5 é 
 A) 184.
 B) 104.
 C) 94. 
 D) 70. 

4) Qual é a diferença entre a potência de base 3 e expoente 4 e a potência de base 2 e expoente 5?
  A) 2 
 B) 39
 C) 49
 D) 59 

5)   No mês de junho, em algumas cidades brasileiras, temos as comemorações das festas juninas. Em muitas cidades, as festas juninas atraem turistas do mundo inteiro, como Caruaru e Campina Grande, em Pernambuco. As festas juninas são comemoradas com muitas danças, quadrilhas, shows musicais, fogos de artifícios, comidas típicas, brincadeiras, jogos e muito mais. Na escola de Rafael, não é diferente, a festa junina atrai uma multidão. A tabela mostra o quanto foi arrecadado nas barraquinhas, durante a festa. Comidas Típicas 2 326 reais Jogos e brincadeiras 1 315 reais Refrigerante 1 980 reais Para a realização da festa, a escola gastou 3 512 reais em despesas com som, iluminação e compra de materiais diversos. Para ajudar nas despesas, a escola cobrou 2 reais de entrada, sendo que 870 pessoas pagaram entrada. O lucro obtido pela escola foi 
A) 1 740 reais. 
B) 3 849 reais. 
C) 5 621 reais.
D) 7 361 reais. 




09/04/2020
Geografia 
Professor: Adriano Nunes
Hoje iremos iniciar a unidade 2 que corresponde as paginas 42 á 67
Peço a todos que assistam as vídeos aulas abaixo e em seguida resolvam as atividades propostas abaixo dos videos.
Obs. Usar o livro quando estiver assistindo as aulas.


















Chegou a hora das atividades turma: Copiar e responder as atividades correspondentes as páginas 43 á 69
Exceto: atividade número 3 da página 51
atividade número 1 letra g da página 68


Fim!


08/04/2020
CIÊNCIAS:
  • Queridos alunos, realize todas as atividades no caderno.
  • Lembre-se anote a data.
  • Copiar e responda no caderno.
  • Foi criada uma plataforma para podermos interagir, vocês tem que criar um Gmail e entrar no Google sala de aula (classroom) e inserir esse código p7eagxy.
  • As atividades também vão ser postadas no blog.
  • Bons estudos!


1) Observe o esquema:


O trajeto que as vibrações sonoras percorrem até serem transformadas em impulsos nervosos, é:
a) 6, 5, 1, 4 e 7.
b) 7, 2, 5 e 6.
c) 1, 2, 3, 5 e 6.
d) 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.

2) Relacione corretamente as divisões da orelha com suas estruturas correspondentes:
a) Orelha externa:
b) Orelha média.
c) Orelha interna.
( ) é composta de três estruturas preenchidas por líquido: canais semicirculares, vestíbulo e cóclea.
( ) é formada pelo pavilhão auricular e pelo meato acústico externo.
( ) é composta da membrana timpânica, de um conjunto de três ossículos e da tuba auditiva.

3) No ato de beber ou comer, qualquer sabor estranho ou cheiro é um aviso de que o alimento pode estar estragado. Esses dois sentidos estão intimamente ligados. Juntos, constituem um sistema de vigilância dos produtos que entram no corpo.

Os sentidos referidos no texto são:
a) visão e olfato.
b) gustação e audição.
c) visão e audição.
d) olfato e gustação.

4) O defeito da visão, apresentado na figura abaixo é:
a) miopia
b) astigmatismo
c) hipermetropia
d) presbiopia

5) Os olhos permitem a captação de estímulos luminosos, enquanto as orelhas permitem a captação de estímulos sonoros. Em relação a esses órgãos dos sentidos, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta.
a) Enquanto a córnea, a pupila e o tímpano são estruturas dos olhos, os maiores ossos do corpo humano pertencem às orelhas.
b) As papilas gustativas fazem parte dos olhos, e as orelhas estão divididas em externas, médias e internas.
c) As orelhas captam os estímulos sonoros por meio do nervo óptico.
d) Enquanto a íris controla a entrada da luz nos olhos, a membrana timpânica vibra com as ondas sonoras.

7) Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
a) ( ) Os corpos que emitem luz própria são chamados iluminados.
b) ( ) O cristalino funciona como uma lente divergente.
c) ( ) A curvatura do cristalino pode sofrer variações.
d) ( ) A camada externa do globo ocular é a retina.
e) ( ) A pupila é o orifício da iris.
f) ( ) A abertura da pupila é sempre fixa ( do mesmo tamanho ).
g) ( ) A coróide situa-se entre a esclerótica e a retina.
h) ( ) A ligação entre a retina e o cérebro é feita pelo nervo óptico.
i) ( ) A imagem que se forma no olho é invertida em relação ao objeto.
j) ( ) A íris serve para controlar a intensidade de luz que penetra no olho.

8) Olfação é a função que nos permite sentir:
a) o gosto das coisas.
b) o cheiro das coisas.
c) o calor das coisas.
d) o som das coisas.

9) O estímulos de cheiro são recebidos pela:
a) mucosa das cavidades nasais.
b) língua.
c) mucosa da laringe.
d) palato

10) Tudo o que sentimos e percebemos é controlado e interpretado por um conjunto de órgãos, que ficam dentro da cabeça: o encéfalo, juntamente com a medula e os nervos. Relacione o sentido ao órgão responsável por sua percepção:
a) orelhas.
b) língua.
c) pele.
d) olhos.
e) nariz.

( ) tato.
( ) paladar.
( ) visão.
( ) olfato.
( ) audição.

11) Responda:
a)Quais são as sensações obtidas pelos sentidos do tato?
b) Um indivíduo é portador de um grave distúrbio que atinge toda a orelha interna.
c) Quais os sentidos afetados por tal distúrbio?
d) Qual é o órgão sensorial humano responsável pela percepção dos cheiros emanados pela natureza?

12) Escreva a função das seguintes estruturas do olho:
I – Cristalino ou lente –
II – Pupila –

13) Em relação à gustação, responda:
a) Quem são os receptores e onde se localizam?
b) Qual é órgão sensorial responsável pela sensação do tato?

14) Assinale a alternativa correta:
a) As estruturas anatômicas: canais semicirculares e utrículo estão relacionados com
a função de equilíbrio nos seres humanos. Tais estruturas localizam-se:
a) na coluna vertebral.
b) na orelha interna.
c) no hipotálamo.
d) no cerebelo.

b)Quais são as funções realizadas pelos seguintes órgãos sensoriais: nariz e globos oculares, respectivamente?
a) Olfato e audição.
b) Olfato e visão.
c) Visão e olfato.
d) Paladar e visão.
e) Paladar e audição.

c) O filme de uma máquina fotográfica corresponde, no olho dos mamíferos:
a) à córnea.
b) à íris.
c) ao cristalino.
d) ao humor aquoso.
e) à retina.


d) Quando se menciona a “cor dos olhos” de uma pessoa está se fazendo referência à coloração da estrutura do globo ocular denominada:
a) pupila.
b) cristalino.
c) córnea.
d) íris.
e) globo ciliar.

15) Responda ao o que se pede:
a) Membrana chamada de “branco dos olhos”.
b) Lente biconvexa que dá foco à visão.
c) Inflamações do labirinto.
d) Inflamação da conjuntiva
e) Estrutura cartilaginosa, cuja função é captar os sons.
f) Camada mais externa da pele.
e) Doença que afeta o cristalino deixando a visão opaca.





08/04/2020
LEM-Inglês 
Teacher: Josiane Amorim

  • Queridos alunos, realize todas as atividades no caderno.
  • Lembre-se anote a data e as páginas do livro.
  • As demais atividades copie e responda no caderno.
  • Bons estudos!
Exercise:

Writing- Page: 32
Page:34 (Numbers 1,2 and 3)
Page 35 (Numbers 4 and 6)




Dia 08/04/20
Literatura
Professora: Tays Bicalho


👀 Bom dia meninos! Que Deus abençoe cada um de vocês!!! 

_ Assistam ao vídeo sobre TEXTO LITERÁRIO E TEXTO NÃO LITERÁRIO e façam as atividades abaixo em seu caderno (copiar, resolver  e colocar a data).


  1) Pesquise:

a) O que são textos literários?

b) O que são textos não literários?

c) Escreva dois exemplos de texto literário:
     - Uma crônica
     - Um poema  

d) Escreva dois exemplos de textos não literários.
    - Uma bula de remédios
    - Uma notícia de Jornal


😉  Fiquem com Deus! Fiquem em casa! Um Abraço!   

 -------------------------------------------------------------------------------
DIA 07/04/2020 MATEMÁTICA
Copiar e responder no caderno
Professora; Divania
1)(OBMEP) – Uma formiguinha andou sobre a borda de uma régua, da marca 6 cm até a marca de 20 cm. Ela parou para descansar na metade do caminho. Em que marca ela parou?

 a) 11 cm
 b) 12 cm
 c)13 cm
 d) 14 cm

2)QUESTÃO  (OBM) – Numa competição de ciclismo, Carlinhos dá uma volta completa na pista em 30 segundos, enquanto que Paulinho leva 32 segundos para completar uma volta. Quando Carlinhos completar a volta número 80, Paulinho estará completando a volta número:

a) 79
 b) 78
 c) 76
 d) 77
 e) 75

3)Uma calculadora tem 2 teclas: D, que duplica e T que apaga os algarismos da unidade. Se uma pessoa escrever 1999 e apertar em sequência D, T, D e T o resultado encontrado é um número:
  a) par
  b) impar
  c) múltiplo de 3
  d) divisor de 157
  e) divisor de 5

4)Qual das seguintes expressões tem um valor diferente do das quatro restantes?
a) 20 . 10 + 20 . 10
b) (20 : 10) . (20 . 10)
c) (20 . 10 . 20) : 10
d) 20 . (10 + 10)
e) (20 : 10) . (20 + 10)

5)O beija-flor possui um par de asas com formato bem peculiar. As asas, aliadas aos fortes músculos (responsáveis por um quarto do peso total da ave) que as movem, fazem deste animal uma ave com impressionante capacidade de vôo, capaz, inclusive, de voar para trás e de fazer malabarismos que seriam impossíveis para outras espécies de pássaros. O batimento das asas pode chegar a 90 vezes por segundo dependendo da espécie. http://www.infoescola.com/aves/beija-flor/
Nessas condições, a quantidade máxima de vezes que um beija-flor bate as asas em 4 minutos e 35 segundos é de:

 a) 23750.
 b) 24 750.
 c) 26500.
 d) 27875.
 e) 25125.

 6) Um gato come 5 ratos por dia. Quantos ratos 5 gatos comem em 5 dias?

a) 15

b) 25

c) 125

d) 625




7) Manuel deu, a cada um dos seus 6 amigos, 6 pacotes de 6 figurinhas cada. Quantas figurinhas ele deu, no total?

a) 18
b) 36
c) 42
d) 216

8) Na segunda-feira 10 pessoas ficaram sabendo de uma fofoca. Na terça-feira cada uma contou a fofoca para outras 10, e estas, na quarta-feira, contaram para outras 10. Nenhuma dessas pessoas sabia da notícia antes.                                                    
a) Quantas pessoas ficaram sabendo da notícia na quarta-feira?

b) Se você elevar o número 6 ao expoente encontrará 216. Qual o valor do expoente ?



9) Represente na forma de potência e depois calcule:

 a) Nove elevado ao cubo;              b) Três elevado à sexta potência;         c) Sete elevado ao quadrado;




10) resolva a raíz usando o método da decomposição

a) √49=                   b) √216=                        c) √400=                               d)  √8000=

  



Dia : 07/04/2020
Língua Portuguesa 
Professora: Láurea 
Matéria: Alfabeto, Fonemas e Letras 
Responder Caderno do Futuro páginas 11 a 16   

Dia : 07/04/20

Redação 
Professora: Láurea 
Matéria: Variedades Linguística (I)

Responder atividades do livro de Redação páginas 22 e 23



DIA 02/04/2020 GEOGRAFIA
Copiar e responder no caderno
Professor; Adriano
Usar primeira unidade do livro
1.     Marque a alternativa correta quanto ao instrumento de orientação inventada pelos chineses por volta do século XII, é um instrumento que tem uma agulha imantada, ou seja, magnetizada.

A.    (     ) GPS.
B.    (     ) Cavernas.
C.    (     ) Bússola .
D.    (     ) Pedra. 


2.     Instrumento que consiste em uma rede de satélite artificial que permite localizar precisamente um objeto na superfície do planeta. É utilizado em navios e aviões, no monitoramento de automóveis e caminhões e para localizar endereços.

A.    (     ) Aviões.
B.    (     ) Satélites.
C.    (     ) Fotografias.
D.    (     ) GPS. 

3.    Desenhe  as Rosas dos Ventos colocando os pontos cardeais, colaterais e sub colaterais. 







4.       O planeta Terra tem forma esférica e ligeiramente achatada nos polos, portanto a sua superfície não pode ser totalmente iluminada pelos raios solares ao mesmo tempo. Marque a alternativa correta quanto ao formato da Terra.
A.      (     ) Redonda
B.      (     ) Geoide
C.      (     ) Plana
D.      (     ) Esfera

5.       Quanto tempo a terra leva para realizar o movimento de rotação em torno do proprio eixo.
A.      (     ) 12 horas
B.      (    ) 10 horas
C.      (    ) 15 horas


D.      (    ) 24 horas


Dia: 01/04/2020

CIÊNCIAS:


  • Copiar e responder no caderno; páginas 43, 45 e 49.




  • Fazer um resumo desse vídeo, destacando os cincos órgãos dos sentidos. 



Dia: 31/03/2020
Arte:

 As formas geométricas e a arte


As formas geométricas  sempre foram usadas em obras de arte.  É comum pintores utilizarem a geometria como meio auxiliar para construções,  composições e encaixes, nas obras de arte, usando também as linhas geométricas deixando ressaltar apenas o desenho desejado.

Atividade: Monte um desenho usando formas geométricas  com papeis coloridos.


Dia: 30/03/2020
                                          Matemática:

 Problemas

(QUALQUER DÚVIDA ESTOU NO GRUPO) PRECISO DOS CÁLCULOS E DAS EXPLICAÇÕES). 
       1) Joãozinho estava estudando para a prova do ENEM e seu pai o propôs um desafio: descobrir o número cujo dobro, subtraindo-se 2 resulte no resultado da raiz quadrada de 144. Qual é esse número?
       2) Quais são os números entre 0 e 20 que possuem raiz quadrada exata?
       3) Se elevarmos um número natural qualquer ao quadrado e tirarmos a raiz quadrada do resultado da potência. O que acontecerá? 
       4) Resolva a potência 9³.
       5)Elevando 2 ao cubo obtemos que número?
       6)Qual a raiz quadrada de 625?
       7) Mariana tinha 121 balas ela prometeu dar a raiz quadrada de suas balas a seu primo Igor. Depois de dar as balas para seu primo, deu 27 balas a sua irmã mais nova. Com quantas balas ficou Mariana?
       8)Ana, Beatriz, Cláudia, Daniela e Érica foram visitar a   vovó  Margarida. Beatriz chegou antes de Ana e depois de Daniela. Já Cláudia, Daniela e Érica chegaram uma   em seguida da outra, nessa ordem. Quem foi a primeira a chegar?
A) Ana
B) Beatriz
C) Cláudia
D) Daniela
 9) Érica Alvimar pagou uma compra de 𝑅$ 3,50 com uma nota de 𝑅$ 5,00 e recebeu o troco em moedas de 𝑅$ 0,25. Quantas moedas ele recebeu?
A) 4
B) 5
 C) 6
 D) 7
10) Uma formiguinha andou sobre a borda de uma régua, da marca de 6 𝑐𝑚 até a marca de 20 𝑐𝑚. Ela parou para descansar na metade do caminho. Em que marca ela parou?
A) 11 𝑐𝑚
B) 12 𝑐𝑚
C) 13 𝑐𝑚
D) 14 𝑐𝑚
E) 15 𝑐𝑚
 11) No Planeta Pemob as semanas têm 5 dias: Aba, Eba , Iba, Oba e Uba, nessa ordem. Os anos são divididos em 6 meses com 27 dias cada um. Se o primeiro dia de um certo ano foi Eba, qual foi o último dia desse ano?
A) Aba
B) Eba
C) Iba
D) Oba
E) Uba
12)Cláudia inverteu as posições de dois algarismos vizinhos no número 682479 e obteve um número menor. Quais foram esses algarismos?
 A) 6 e 8
 B) 8 e 2
 C) 2 e 4
D) 4 e 7
 E) 7 e 9

13)A professora perguntou a seus alunos: “Quantos anos vocês acham que eu tenho?”. Ana respondeu 22, Beatriz, 25 e Celina, 30. A professora disse: “Uma de vocês errou minha idade em 2 anos, outra errou em 3 e outra em 5 anos”. Qual é a idade da professora?
A) 26
B) 27
C) 28
D) 29
E) 30

Dia: 27/03/2020
Matemática:

– REVISÃO DAS QUATRO OPERAÇÕES

ATENÇÃO: Todas as operações efetuadas para chegar ao resultado deverão aparecer, ou seja, NÃO SERÁ ACEITO apenas o resultado final.

            Na tabela, abaixo, estão listados os 20 municípios mais populosos do Paraná, de acordo com o censo 2010 do IBGE:

Posição
Município
População
1
Curitiba
1 746 896
2
Londrina
506 645
3
Maringá
357 117
4
Ponta Grossa
311 697
5
Cascavel
286 172
6
São José dos Pinhais
263 488
7
Foz do Iguaçu
256 081
8
Colombo
213 027
9
Guarapuava
167 463
10
Paranaguá
140 450
11
Apucarana
120 884
12
Toledo
119 353
13
Araucária
119 207
14
Pinhais
117 166
15
Campo Largo
112 486
16
Arapongas
104 161
17
Almirante Tamandaré
103 245
18
Umuarama
100 716
19
96 735
20
93 279

RESPONDA:

1)      Qual é o município mais populoso do Paraná? E qual a sua população?
2)      Qual é a soma da população de Curitiba com a população de Cascavel?
3)      Quantos habitantes faltam para Curitiba ter 2 milhões de habitantes?
4)      Qual é a diferença entre a população de Toledo e Umuarama?
5)      Pesquisar quais municípios da tabela fazem parte da Região Metropolitana de Curitiba e calcular quantos habitantes eles têm juntos?
6)      Qual é a diferença entre as populações dos dois municípios mais populosos?
7)      Se subtrairmos da população de Foz do Iguaçu a população de Campo Largo, quantos habitantes restariam?
8)      Se Cascavel tivesse o triplo de habitantes que tem hoje, quantos habitantes teria?
9)      Qual é o produto entre a população de Cambé e o número 12?
10)  Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo são municípios da Região Oeste do Paraná. Quantos habitantes têm os três juntos?
11)  Quantos habitantes Londrina têm a mais que Maringá?
12)  Qual é a metade da população de Curitiba?
13)  Qual é o quádruplo da população de Ponta Grossa?
14)  Quantos habitantes têm juntos, os municípios, da tabela, que o nome começa com a letra A?
15)  Qual é o número resultante da diferença entre a população de Guarapuava e Prudentópolis, somada com a população de Paranaguá?

16)  Calcule a soma da população de todos os municípios que aparecem na tabela:

Dia: 27/03/2020
História:
Assista ao vídeo e responda as perguntas.


1) Quais foram os fatores que influenciaram no desaparecimento do mamute?

2) Atualmente, muitos animais correm o risco de desaparecer por conta do desmatamento, da caça predatória etc. Crie um texto ilustrado chamando a atenção para a necessidade de proteção da nossa fauna.

 3) Pesquise informações sobre um animal pré-histórico (Ex: preguiça-gigante, mastodonte, macrauquênia ou tigre-dentes-de-sabre) e aponte os fatores que levaram ao seu desaparecimento.

26/03/2020
 GEOGRAFIA
Bom dia!
Copiar e responder as atividades no CADERNO do ( CADERNO DE ATIVIDADES) referente a UNIDADE 1 que corresponde as páginas 6 á 15 do CADERNO DE ATIVIDADES. O aluno irá utilizar o livro didático para responder as mesmas que se referem toda unidade 1 do livro.


25|03|2020
Ciências

    Olá meninos (as)!Tudo bem com vocês? Espero que sim!

      Segue  abaixo as atividades dessa semana, faça com capricho e coloque data em todas as atividades! Saudade  de vocês!!!!

          Copiar e resolver as atividades das páginas 31 e 37.

24|03|2020
Língua Portuguesa

 Bom dia, meus queridos alunos(as)!Tudo bem com vocês? Espero que sim!Desejo uma quarentena de muita fé e pensamento positivo que tudo dará certo,pois nosso PAI está  cuidando de todos nós e essa prova irá passar e  nós tiraremos a nota máxima!
      Segue  abaixo as atividades dessa semana, faça com atenção e capricho! Saudade  de vocês!!!!  
  • Responder no Caderno do Futuro : página 05 até a página 07. 
  • O.E.: Responder Caderno do Futuro páginas 07 até a página 10.
ATENÇÃO: Não esqueça de colocar as  datas em  cada atividade.

  • Bons Estudos!


24|03|2020
Redação

  • Terminar de resolver as páginas 08 e 09,Responder páginas 17 a 19

Atividades Para Toda a Semana - 23/03/20 à 27/03/20
Disciplina: LITERATURA
Professora: TAYS BICALHO


Ler ao livro "Marcelo,marmelo, martelo e outras histórias" Ruth Rocha. Fazer o fichamento no caderno de Literatura, copiar e resolver as questões.





  • Questões:
  1. Aluno(a) 
  2. Turma
  3. Nome da obra
  4. Editora/Edição
  5. Número de páginas
  6. Ano de publicação
  7. Gênero Literário
  8. Tema(assunto)
  9. Breve biografia do autor: (Nome completo, onde nasceu, profissão, principais obras, primeira obra publicada)
  • Caso não encontre no livro, faça uma pesquisa na internet.
11. Como e quando se inicia a história?
12. Quem são as personagens da obra?
13. Cite alguns personagens secundários relevantes da história, caso tenha.
14. Como é o cenário da história?
15. Em qual período aconteceram os fatos?(século, ano, mês, dia, entre outros)
16. Resumo da História. (Deve conter início, meio e fim)
17. Faça uma ilustração  do que mais gostou e te chamou atenção na história.

  • AS ATIVIDADES DEVERÃO SER COPIADAS E RESPONDIDAS NO CADERNO DE LITERATURA.



Frases de Otimismo - Frases do Bem



Que nesses dias vocês curtam bastante suas famílias e que Deus nos abençoe!!!! Abraço.



LEM-Inglês

Teacher. Josiane Amorim

Atividades do dia 24/03/2020

Resolver atividades das páginas 139 e 140

1. Complete as frases com a forma correta do VERB TO BE, (AM, IS, ARE):
a) I _____ a student.
b) You _____ a teacher.
c) He _______ my friend.
d) We _______ here.
 e) They ______ dentists.
f. I ______ at home.
g._____ he my father?
h- _____ they my friends?
i- Sue and Mary _____ my friends.
j- Joe _____ my brother.
2- Passe as frases do exercício anterior para as formas negativa e interrogativa.
3- Reescreva as frases na ordem correta.
 a- very I am well.
b-are You from England.
c- is She a student.

d- from? you are Where



"Stay Home, stay safe". (Fique em casa, fique seguro.)